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Ficha para o professor

Panda Puzzle

Panda Puzzle

Os pandas vieram curtir as férias no Brasil. Resolva os quebra-cabeças e descubra o que eles estão aprontando por aqui. São vários pandas divertidos para você montar.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

quebra cabecas

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

04 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Estimular a aprendizagem;
  • Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;
  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;
  • Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Objetivos para o professor

  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;
  • Trabalhar a coordenação motora através do uso do mouse;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Atividades de combinar: jogo da memória, ligar pontos, achar pares e unidades correspondentes.

(Sugestão 2) Jogo de cartas: solicitar que os alunos levem dois baralhos para a aula. Peça para que eles reúnam as cartas de acordo com alguns critérios: símbolos, números, cores, e etc.

(Sugestão 3) Imprima desenhos e solicite que os alunos pintem com giz de cerra, cola colorida, lápis de cor, em seguida, faça recortes fragmentando o desenho, embaralhe e peça para que os alunos montem novamente, simulando um quebra-cabeça.

(Sugestão 4) Para as séries iniciais (educação infantil) monte quebra-cabeça com o nome do aluno. O nome do aluno pode ser escrito em baixo da foto para tornar a atividade ainda mais prazerosa.

(Sugestão 5) Trabalhar jogo dos 7 erros.

(Sugestão 6) Atividade de jogos de quebra-cabeça humano, cada aluno é uma peça do jogo, na qual será construída uma figura determinada pela professora ou pela turma.

(Sugestão 7) Trabalhar com brinquedos de monta-monta (estilo LEGO). Promover a construção de objetos com estes brinquedos; casas, animais, carros e etc.

(Sugestão 8) Jogos de dominó. Pode ser utilizado o brinquedo tradicional ou pode substituir os pontos do dominó por outros desenhos e formas (triângulo, círculo, quadrado).

(Sugestão 9) Utilizar Jogos estilo Jenga (blocos empilhados de madeira).

Complementando o conteúdo

Os puzzles e quebra-cabeças nasceram há mais de 250 anos e continuam a entreter até hoje milhões de crianças em todo o mundo. Eles são um dos brinquedos que mais contribui para melhorar a experiência educacional das crianças. Ajudam-nas a desenvolver e a melhorar o raciocínio, aumentam a percepção visual e espacial e também é uma ótima maneira de abstrair e de relaxar a mente. Dependendo dos temas dos puzzles, estes também podem ensinar-lhes uma grande variedade de assunto; formas geométricas, alfabeto, os animais, os números, as cores, entre outros.

Indicamos outros jogos do ESCOLA GAMES que possuem objetivos e habilidades de aprendizagem semelhantes. São eles:

- ANIMAIS PUZZLE

- MONSTOS PUZZLE

- QUEBRA-CABEÇA (jogo com a possibilidade de desenvolvimento também para o 3º ano do ensino fundamental.

- CASTELO DO REI (jogo com a possibilidade de desenvolvimento também para o 3º do ensino fundamental)

- SOM LEGAL

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/pandaPuzzle/