Operação Pirata

Olá, marujo! Chegou a hora de brincar de somar e diminuir nas suas aventuras piratas. Vamos treinar as operações de adição e subtração? Venha com os colegas dos sete mares e vamos ficar craques na matemática!

Números

Construção de fatos básicos da adição

Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Números

Construção de fatos fundamentais da adição e da subtração

Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.

Faz parte do cotidiano dos alunos se depararem com cálculos de adição e subtração. Muitas situações do dia a dia podem auxiliar no aprendizado, como: somando suas roupas, os pedaços de pizza que comeu, as moedas que ganhou...

As crianças devem ter experiências diárias com estratégias e atividades de adição e subtração. Elas devem ser estimuladas a resolver problemas ao longo do dia não apenas no ambiente escolar.

Resolver problemas matemáticos envolvendo operações de adição e subtração;

Desenvolver o raciocínio lógico matemático;

Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;

Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Trabalhar e desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;

Trabalhar habilidades motoras por meio do uso do mouse;

Exercitar o raciocínio lógico;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras, habilidades de concentração e raciocínio lógico;

Aumentar a capacidade dos alunos de observar, discutir, enfrentar e deduzir soluções para situações problemas propostos;

Oferecer situações em que os alunos possam analisar, interpretar e propor as quatro operações básicas;

Inicie a aula fazendo perguntas sobre a quantidade de elementos presentes na sala de aula, como:

Quantas janelas temos na sala de aula?

Quantas portas?

Quantos ventiladores?

Em seguida, faça perguntas que leve os alunos fazerem cálculos de subtração, como:

Quantas meninas temos na sala hoje?

Quantos meninos temos na sala hoje?

“Agora usando essas duas contagens vamos somar quantos alunos estão presentes hoje?”

Faça essa soma junto com os alunos.

Em seguida faça outra pergunta sobre subtração, como:

“Nós temos 30 alunos matriculados na nossa turma, hoje vieram 26, quantos alunos faltaram?”

Faça essa subtração junto com os alunos.

Parte 2

Você pode dividir os alunos em grupos e pedir para que cada grupo faça a contagem de alguns objetos em sala de aula ou na escola, em seguida eles devem reunir todos os números encontrados e fazer a soma total dos objetos. Você pode conduzir escrevendo no quadro os dados de cada grupo e solicitar que eles façam o cálculo do caderno.

Prossiga fazendo cálculos semelhantes a esses, em seguida, complemente a atividade com algumas das sugestões abaixo.

(Sugestão 1) Reúna tampinha de garrafa PET para montar uma caixa de operações em cada tampinha imprima e cole números de 0 a 10 e cole tampinha os símbolos das operações. Depois de montado o material lúdico peça para eles fazerem os cálculos que você entregará em um papel impresso ou escrito no quadro.

(Sugestão 2) Com palitos de picolé repita a Sugestão 1, aqui acima.

(Sugestão 3) Jogo da amarelinha. Desenhe uma amarelinha no pátio da escola com giz de cera e a medida que os alunos vão pulando peça para eles somarem e responderem em vox alta. Na volta da amarelinha eles devem começar com o número total da soma e irem substituindo pelos números que foram “pisados” por eles.

Exemplo: o aluno pisou nos números: 1, 2, 4, 5, 6, 7.

Ele deve somar 1+2 (ele grita o resultado) “3” agora ele deve somar o próximo número que ele pisar

3 + 4 (ele grita o resultado) “7”

E assim sucessivamente.

(Sugestão 4) Peça para os alunos levam brinquedos levarem brinquedos para a aula. Simule uma pequena lojinha. Entregue para os alunos dinheiro de brinquedo (imprima num papel números de 1 a 10). Cada alunos deve ter 10 notas. Nessa brincadeira eles devem vender seus brinquedos e comprar brinquedos dos outros coleguinhas. Oriente que eles devem fazer o cálculos “direitinho” para que eles não saiam no prejuízo.

Obs: explique que a venda será uma brincadeira e que todos no final vão retornar para casa com os seus próprios brinquedos.