Ficha para o professor
Monstros divertidos, de outro planeta, invadiram sua tela! Eles são bem coloridos e possuem várias formas.
Concentre-se e resolva os quebra-cabeças o mais rápido que puder!
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
Tema
Animais Puzzle
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
05 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Discutir com os alunos a criação do que é o quebra cabeça.
(Sugestão 2) Trabalhar no primeiro momento, o que as crianças conhecem a respeito do jogo quebra cabeça e questionar com os alunos quantos já brincaram de quebra cabeça;
(Sugestão 3) Imprima desenhos e solicite que os alunos pintem com giz de cerra, cola colorida, lápis de cor, em seguida, faça recortes fragmentando o desenho, embaralhe e peça para que os alunos montem novamente, simulando um quebra-cabeça.
(Sugestão 4) Para as séries iniciais (educação infantil) monte quebra-cabeça com o nome do aluno. O nome do aluno pode ser escrito em baixo da foto para tornar a atividade ainda mais prazerosa.
(Sugestão 5) Confecção de tabele de TNT ou outro material emborrachado. Faça recortes no TNT semelhante ao quebra-cabeça, em seguida, promova brincadeiras com os alunos neste tapete.
(Sugestão 6) Atividade de jogos de quebra-cabeça humano, cada aluno é uma peça do jogo, na qual será construída uma figura determinada pela professora ou pela turma.
(Sugestão 7) Apresentar aos alunos do 3º ano o jogo de Sudoku e promover uma tarde ou manhã de jogos.
Complementando o conteúdo
As crianças das décadas passadas tinham grande fascínio por quebra-cabeças. São eram atraídas pela beleza das cores, pela variedade das peças, pelo desafio de conseguir montar o que os quebra-cabeças propõem e pela dinâmica inerente à manipulação das peças. Com a popularização da internet e dos jogos online esses brinquedos tradicionais foram substituídos por jogos de luta, corrida, entre outros. No entanto, é possível unir o brinquedo tradicional as novas tecnologias. Pensando nisso, foi desenvolvido esse game, pois entende-se que no processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, esse tipo de jogo promove o desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos.
É comprovado que jogar quebra-cabeça provoca uma grande interação entre os dois hemisférios do cérebro. O lado esquerdo é responsável pela lógica enquanto que o lado direito o encarregado pela criatividade. O lado esquerdo irá se encarregar em escolher a ordem no qual as peças serão procuradas enquanto que o lado direito usará a intuição e a subjetividade para observar as peças espalhadas;
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/monstrosPuzzle/