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Ficha pedagógica

Maior e menor da selva

Maior e menor da selva

Estamos dentro da selva e vamos descobrir quais são os maiores e os menores animais.

A Girafa, o elefante e a onça são alguns dos bichos que vamos encontrar no nosso caminho, mas não se preocupe! Eles são nossos amigos e vão brincar conosco!

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BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET08)

Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Durante o jogo, direcione os comentários dos alunos para que sempre digam os conceitos MENOR e MAIOR, pois é importante que eles se relacionem a esse vocabulário e o usem de forma adequada e oportuna.

Note, que há uma linha tracejada seguindo seu comando. Ela é importante também para mostrar às crianças a medida de cada animal. Explore-a durante o jogo, fazendo com as crianças analisem e reflitam sobre a medida.

Objetivos para o aluno

Identificar as grandezas de “maior” e “menor”;

Fazer comparações de grandezas e medidas;

Utilizar de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas;

Fixar a aprendizagem dos conceitos “maior” e “menor”;

Resolver situações-problema que envolvam relações entre números, tais como: ser maior que, ser menor que;

Estabelecer relações de medidas, fazendo estimativa simples;

Estabelecer relações de grandeza entre duas imagens de tamanhos diferentes;

Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Objetivos para o professor

Trabalhar de forma lúdica os conceitos matemáticos “maior” e “menor”;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Apresentar atividade/jogo que estimule os alunos a estabelecerem conexões com conteúdos relacionados à matemática;

Desenvolver a capacidade de observação e percepção visual das crianças;

Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos de maior e menor, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano;

Sugestão de abordagem para o professor

Os conceitos matemáticos podem e devem ser trabalhados diariamente, através de propostas lúdicas como jogos e brincadeiras e também atividades de registro.

Algumas propostas para fazerem parte das etapas do seu Projeto Pedagógico:

(Sugestão 1) A partir de materiais diversos, como sucatas, pedir à criança para separá-los, classificando-os em maiores e menores. Um exemplo: tampinhas maiores e menores.

(Sugestão 2) Usando massinha, propor a confecção de objetos de diferentes tamanhos: um dado pequeno e um dado grande, uma bolinha pequena e uma bola maior, etc.

(Sugestão 3) Leve uma fita métrica, régua e uma trena para a sala de aula e meça, junto com as crianças, diferentes objetos.

(Sugestão 4) Ao brincar na areia, usar o balde menor para colocar um pouquinho de água, e o balde maior para encher de areia.

(Sugestão 5) Utilizar brinquedos da sala para classificar: guardar os toquinhos menores em uma caixinha e os toquinhos maiores numa caixa maior.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos levem para a escola bichinhos de pelúcia. Em seguida, dividir os bichinhos de pelúcia: menores e maiores.

(Sugestão 7) Fazer uma fila em ordem crescente e analisar a altura das crianças que ficaram no 1º e no último lugar.

(Sugestão 8) Trabalhar com formas geométricas feitas em papel colorido, de diferentes tamanhos. Analisar as figuras, trocar ideias com os colegas da mesinha e depois separá-las por cor e tamanho.

(Sugestão 9) Separar os alunos em ordem crescente e decrescente acrescentando mais alguma característica como maiores e menores entre meninos e meninas, maiores e menores entre as crianças de cabelo escuro e etc.

(Sugestão 10) Pedir para que os alunos escrevam a ordem crescente e decrescente dos números de 0 a 20.

(Sugestão 11) Utilizando tinta guache peça para os alunos pintarem suas mãos e deixar sua impressão em uma folha A4. Em seguida, solicite que organize as pinturas das mãos da menor para a maior. O trabalho pode ser exposto no mural. A atividade também pode ser feita com a pintura dos pés.

(Sugestão 12) Pedir para os alunos fazerem uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:

  • Quem é a maior pessoa da sua casa?

  • Com quantos cm você nasceu?

  • Quem é a menor pessoa da sua casa?

  • Qual é o maior objeto da sua casa?

  • Qual é o menos objeto da sua casa?

(Sugestão 13) Em uma folha sulfite faça uma linha dividindo-a em dois lados, imprima ou cole diversas figuras dos dois lados do quadro. Peça para os alunos identificarem as imagens em menor ou menor. É importante ressaltar para as crianças que elas devem levar em consideração o tamanho real das imagens. Apresente os sinais de maior e menor e peça para eles utilizarem os sinais na discriminação das imagens.

(Sugestão 14) Ditado de números. Dite 2 número e peça para os alunos escrever qual dele é o menor e qual é o maior.

(Sugestão 15) Separe objetos presentes na sala de aula de diferentes tamanhos (cadeira, lápis, borracha, giz e etc). Monte uma roda de conversa e coloque os objetos para que a turma possa observá-los. Para cada criança você deve fazer diferentes perguntas, como: "Qual é o maior objeto?", "E o menor?", etc.

Complementando o conteúdo

Situações didáticas para promoção das atividades envolvendo as habilidades matemáticas.

Ação: Fase na qual as crianças tomam decisões, respondem a perguntas, colocando seus saberes em prática para resolver um problema proposto, como a escrita de um número desconhecido. É quando surge um conhecimento não formulado matematicamente.

Formulação: Quando os alunos são levados a explicitar as estratégias usadas para escrever aquele número. Para isso, precisam formulá-las verbalmente, transformando o conhecimento implícito em explícito. O aluno retoma sua ação em outro nível e se apropria do conhecimento de maneira consciente.

Validação: Etapa de debates. A criança demonstra para todos as suas estratégias, confrontando os jeitos diferentes de se produzir o número. “O aluno não só deve comunicar uma informação como também precisa afirmar que o que diz é verdadeiro dentro de um sistema determinado”, diz Brousseau.

Institucionalização: Aqui aparece o caráter matemático do que as crianças validaram. É uma síntese do que foi construído durante o processo e tem uma sistematização socialmente estabelecida. Você tem um papel ativo, selecionando e organizando as situações que serão registradas.

Fonte: https://pedagogiaaopedaletra.com/tudo-sobre-matematica-do-1o-ao-5o-ano/

Acesso em 17/03/2021