Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Maior e menor da selva

Maior e menor da selva

Estamos dentro da selva e vamos descobrir quais são os maiores e os menores animais.

A Girafa, o elefante e a onça são alguns dos bichos que vamos encontrar no nosso caminho, mas não se preocupe! Eles são nossos amigos e vão brincar conosco!

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Grandezas e Medidas

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano

Idade

05 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Identificar as grandezas de “maior” e “menor”;
  • Fazer comparações de grandezas e medidas;
  • Utilizar de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas;
  • Fixar a aprendizagem dos conceitos “maior” e “menor”;
  • Resolver situações-problema que envolvam relações entre números, tais como: ser maior que, ser menor que;
  • Estabelecer relações de medidas, fazendo estimativa simples;
  • Estabelecer relações de grandeza entre duas imagens de tamanhos diferentes;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar de forma lúdica os conceitos matemáticos “maior” e “menor”;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Apresentar atividade/jogo que estimule os alunos a estabelecerem conexões com conteúdos relacionados à matemática;
  • Desenvolver a capacidade de observação e percepção visual das crianças;
  • Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos de maior e menor, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano;

Sugestão de abordagem para o professor

Os conceitos matemáticos podem e devem ser trabalhados diariamente, através de propostas lúdicas como jogos e brincadeiras e também atividades de registro.

Algumas propostas para fazerem parte das etapas do seu Projeto Pedagógico:

(Sugestão 1) A partir de materiais diversos, como sucatas, pedir à criança para separá-los, classificando-os em maiores e menores. Um exemplo: tampinhas maiores e menores.

(Sugestão 2) Usando massinha, propor a confecção de objetos de diferentes tamanhos: um dado pequeno e um dado grande, uma bolinha pequena e uma bola maior, etc.

(Sugestão 3) Leve uma fita métrica, régua e uma trena para a sala de aula e meça, junto com as crianças, diferentes objetos.

(Sugestão 4) Ao brincar na areia, usar o balde menor para colocar um pouquinho de água, e o balde maior para encher de areia.

(Sugestão 5) Utilizar brinquedos da sala para classificar: guardar os toquinhos menores em uma caixinha e os toquinhos maiores numa caixa maior.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos levem para a escola bichinhos de pelúcia. Em seguida, dividir os bichinhos de pelúcia: menores e maiores.

(Sugestão 7) Fazer uma fila em ordem crescente e analisar a altura das crianças que ficaram no 1º e no último lugar.

(Sugestão 8) Trabalhar com formas geométricas feitas em papel colorido, de diferentes tamanhos. Analisar as figuras, trocar ideias com os colegas da mesinha e depois separá-las por cor e tamanho.

(Sugestão 9) Separar os alunos em ordem crescente e decrescente acrescentando mais alguma característica como maiores e menores entre meninos e meninas, maiores e menores entre as crianças de cabelo escuro e etc.

(Sugestão 10) Pedir para que os alunos escrevam a ordem crescente e decrescente dos números de 0 a 20.

(Sugestão 11) Utilizando tinta guache peça para os alunos pintarem suas mãos e deixar sua impressão em uma folha A4. Em seguida, solicite que organize as pinturas das mãos da menor para a maior. O trabalho pode ser exposto no mural. A atividade também pode ser feita com a pintura dos pés.

(Sugestão 12) Pedir para os alunos fazerem uma pesquisa com os pais com as seguintes perguntas:

- Quem é a maior pessoa da sua casa?

- Com quantos cm você nasceu?

- Quem é a menor pessoa da sua casa?

- Qual é o maior objeto da sua casa?

- Qual é o menos objeto da sua casa?

(Sugestão 13) Em uma folha sulfite faça uma linha dividindo-a em dois lados, imprima ou cole diversas figuras dos dois lados do quadro. Peça para os alunos identificarem as imagens em menor ou menor. É importante ressaltar para as crianças que elas devem levar em consideração o tamanho real das imagens. Apresente os sinais de maior e menor e peça para eles utilizarem os sinais na discriminação das imagens.

(Sugestão 14) Ditado de números. Dite 2 número e peça para os alunos escrever qual dele é o menor e qual é o maior.

(Sugestão 15) Separe objetos presentes na sala de aula de diferentes tamanhos (cadeira, lápis, borracha, giz e etc). Monte uma roda de conversa e coloque os objetos para que a turma possa observá-los. Para cada criança você deve fazer diferentes perguntas, como: "Qual é o maior objeto?", "E o menor?", etc.

Complementando o conteúdo

Situações didáticas para promoção das atividades envolvendo as habilidades matemáticas.

Ação: Fase na qual as crianças tomam decisões, respondem a perguntas, colocando seus saberes em prática para resolver um problema proposto, como a escrita de um número desconhecido. É quando surge um conhecimento não formulado matematicamente.

Formulação: Quando os alunos são levados a explicitar as estratégias usadas para escrever aquele número. Para isso, precisam formulá-las verbalmente, transformando o conhecimento implícito em explícito. O aluno retoma sua ação em outro nível e se apropria do conhecimento de maneira consciente.

Validação: Etapa de debates. A criança demonstra para todos as suas estratégias, confrontando os jeitos diferentes de se produzir o número. “O aluno não só deve comunicar uma informação como também precisa afirmar que o que diz é verdadeiro dentro de um sistema determinado”, diz Brousseau.

Institucionalização: Aqui aparece o caráter matemático do que as crianças validaram. É uma síntese do que foi construído durante o processo e tem uma sistematização socialmente estabelecida. Você tem um papel ativo, selecionando e organizando as situações que serão registradas.

Fonte: https://pedagogiaaopedaletra.com/tudo-sobre-matematica-do-1o-ao-5o-ano/

Acesso em 17/03/2021

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

ENSINO FUNDAMENTAL

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/maiorMenorSelva/

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/the-largest-and-the-smallest/.