Ficha para o professor
Você sabia que histórias narradas pelo povo dão origem a diversas lendas! O Saci Pererê, o Lobisomem e a Mula Sem Cabeça são frutos da imaginação popular.
Venha brincar de quebra-cabeça e ler um pouco sobre as mais famosas lendas do folclore brasileiro.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Matemática
História
Tema
Folclore brasileiro
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
05 a 09 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Fazer o levantamento sobre o que os alunos sabem sobre o folclore.
(Sugestão 2) Promover um momento de contação de lendas folclóricas usando fantoches ou marionetes. Você pode construir as próprias marionetes utilizando caixa de papelão para fazer o palco, desenhos impressos e coloridos pelos alunos para ser os personagens, palito de picolé, cola e barbante para montar as marionetes.
(Sugestão 3) Realizar uma sessão de cinema com vídeos e filmes sobre o folclore.
(Sugestão 4) Exibir alguns capítulos do desenho “Sítio do pica-pau amarelo”.
(Sugestão 5) Realizar brincadeiras folclóricas (Peteca, amarelinha, pião, bola de gude, cabra-cega).
(Sugestão 6) Realizar desenho livre de personagens do folclore.
(Sugestão 7) Trabalhar trava-línguas.
(Sugestão 8) Trabalhar lenda e parlendas (Lenda do Saci-Pererê, Mula sem-cabeça, Curupira, Lobisomem, Boitatá, Boto, Cuca, Negrinho Pastoreiro e etc.).
(Sugestão 9) Modelagem com massinha dos personagens do Folclore.
(Sugestão 10) Cantar cantigas de rodas folclóricas.
(Sugestão 11) Realizar a exposição dos trabalhos manuais criados pelos alunos (desenhos, pinturas, dobraduras, fantoches, etc.).
Complementando o conteúdo
O folclore é o nome dado para um conjunto de tradições e manifestações culturais passados de geração para geração, e seu nome tem origem na palavra inglesa ‘folklore’, que significa ‘sabedoria popular’. O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por causa de sua diversidade, junção de etnias e culturas. Ele deve ser ensinado desde os primeiros anos escolares, pois representam um conjunto de tradições e manifestações culturais, simbolizando de fato, a cultura popular e apresentando sua importância na identidade de um povo. Por isso, estudar e conhecer as práticas do folclore, além de preservar suas tradições, em todo o mundo, é de suma importância.
Conheça alguns personagens do folclore de outros países:
Cavaleiro sem cabeça: lenda tradicional que surgiu na Europa medieval e que chegou aos Estados Unidos, onde se popularizou. A lenda fala de um cavaleiro decapitado que vaga à procura de sua cabeça.
Gashadokuro: figura sobrenatural do folclore japonês. Na lenda japonesa, é um esqueleto gigante, formado dos ossos daqueles que morreram de fome, que vaga pelos campos do Japão à procura de viajantes para alimentar-se deles.
Chorona: personagem presente no folclore mexicano, que fala de uma mulher aos prantos e que ficava às margens de rios e lagos. Aqueles que ousavam aproximar-se dela morriam ou sofriam com outras consequências.
(FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/folclore. Acesso em: 24/02/2021)
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
PORTUGUÊS
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
HISTÓRIA
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/lendasDoFolclore/