Ficha para o professor
Você já conhece as sílabas: BA BE BI BO BU?
Não? Venha fazer grandes descobertas no Laboratório das Sílabas.
Diversão garantida na companhia dos monstrinhos mais divertidos da internet!
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Análise e reflexão sobre a língua
Língua escrita: usos e formas
Aspectos gramaticais
Alfabetização
Série
1º Ano - 2º Ano
Idade
06 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
Para o trabalho com sílabas, muitas atividades poderão fazer parte deste Projeto. Algumas sugestões:
(Sugestão 1) Distribuir cartas com várias sílabas escritas. As crianças deverão formar palavras a partir da junção de duas ou mais cartas.
(Sugestão 2) Cruzadinha de sílabas.
(Sugestão 3) Escrever os nomes dos objetos, organizando-os em uma tabela que separa cada coluna pelo número de sílabas.
(Sugestão 4) Em uma folha com dezenas de imagens, marcar os desenhos cujos nomes possuem 3 sílabas.
(Sugestão 5) Separar os nomes de objetos em sílabas e formar outros nomes.
(Sugestão 6) Forca de palavras com sílabas simples.
(Sugestão 7) Organizar as sílabas e formar os nomes dos desenhos.
(Sugestão 8) Memória de sílabas - os pares serão compostos por um desenho e a sílaba que inicia o nome. Exemplo: uma carta com o desenho de uma xícara e a outra carta com a sílaba XÍ.
(Sugestão 9) Proponha como registro para esta proposta, que o aluno escreva uma palavra com cada uma das sílabas que aparecem no jogo. Ele deverá abrir a sequência de todas as letras, não necessariamente na ordem em que elas aparecem, e clicar em cada uma das sílabas para ouvir o seu som. Ao ouvir, ele deverá escrever a palavra em uma folha.
(Sugestão 10) Na sala, usando o registro do jogo, escolher 6 palavras e formar uma frase com cada uma delas. Esta proposta também poderá ser usada como tarefa, para casa.
(Sugestão 11) Outra proposta, é distribuir para as crianças folhas com imagens de objetos e animais que possuem os nomes formados por sílabas simples. O aluno deverá procurar no jogo, as sílabas que compõem o nome de cada imagem da folha e escrevê-lo, observando as sílabas na tela.
(Sugestão12) Peça para os alunos que juntem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras.
(Sugestão 13) Construir um alfabeto com letras criativas, em seguida construa sílabas criativas com essas letras. Esse alfabeto criativo é constituído de letras unidas a desenhos e outras representações gráficas que tem o intuito de chamar atenção do aluno.
(Sugestão 14) Formar sílabas com palitos de fósforo, palitos de picolé ou barbantes.
(Sugestão 15) Fazer recorte em revistas montando sílabas e posteriormente palavras.
(Sugestão 16) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.
Complementando o conteúdo
Você conhece os distúrbios de aprendizagem?
Listamos alguns para informar e ampliar o conhecimento sobre o assunto
Dislexia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam, tipicamente, uma dificuldade de leitura. É muito comum, apresentando mais de 2 milhões de casos relatados por ano no Brasil.
Disgrafia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam dificuldade na escrita. Isso inclui, principalmente, erros de ortografia, como trocar, omitir, acrescentar ou inverter letras.
Discalculia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio são afetados, principalmente, em sua relação com a matemática. Portanto, os sinais envolvem dificuldade em organizar, classificar e realizar operações com números.
Dislalia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio demonstram dificuldades na fala. Eles podem ter alterações da formação normal dos órgãos fonadores, dificultando a produção de certos sons da língua.
Disortografia: Os alunos que enfrentam esse distúrbio geralmente também são afetados pela dislexia. Ainda que se relacione à linguagem escrita, a disortografia é mais ampla do que a disgrafia. Pode envolver desde a falta de vontade de escrever até a dificuldade em concatenar orações.
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): Os alunos que enfrentam esse distúrbio apresentam baixa concentração, inquietude e impulsividade. Foi constatado que uma das causas do TDAH é genética e que há implicações neurológicas. O TDAH já é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um transtorno legítimo.
FONTE: https://www.somospar.com.br/dificuldade-de-aprendizagem/
Acesso em 05 de Abril de 2021
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/laboratorioSilabas/