Ficha para o professor
O urso entrou em uma fria!
Ele precisa achar a saída do labirinto para voltar ao seu iglu.
Corra! O tempo está passando e fica cada vez mais gelado, no Polo Norte.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
Tema
Espaço e forma
Lateralidade
Coordenação motora
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
04 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Desenhar no pátio da escola um labirinto com fita crepe.
(Sugestão 2) Montar um torneio/gincana com circuitos envolvendo atividades físicas diversas, corrida, pega-bandeira, pula pneu e etc.
(Sugestão 3) Promover atividades diversas que envolva concentração e coordenação motora como:
- Pega vareta
- Dominó
- Quebra cabeça
- Jenga
- Jogo de tabuleiro (dama, xadrez ...)
- Blocos de Montar (LEGO)
(Sugestão 4) Trabalhar com sequências numéricas.
(Sugestão 5) Trabalhar com comparações de desenhos e formas).
(Sugestão 6) Trabalhar com sequências de cores.
(Sugestão 7) Caça número: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.
(Sugestão 8) Brincar de jogo da velha, STOP e forca.
(Sugestão 9) Sugestão de site com diversas atividades para trabalhar o raciocínio lógico e coordenação motora nas crianças.
http://massacuca.com/category/raciocinio-logico/
Acesso em: 27 de Maio de 2021
Complementando o conteúdo
Como instrumento didático, os desafios de labirinto são aplicados em alunos com dificuldades de concentração, além de serem bastante utilizados em estudos de comportamento humano desenvolvidos pela área de psicologia [Brown 2005]. Os jogos desenvolvidos neste formato estimulam a criatividade de seus jogadores e trabalham o desenvolvimento de estratégias de raciocínio, uma vez que o jogador deve memorizar os caminhos já percorridos no labirinto e ter uma percepção de localização baseado na estrutura do mesmo. O gênero, também, estimula o jogador a encontrar a saída o mais rápido possível, ocasionando o desenvolvimento da visão espacial do jogador. [Silva 2010]
O jogo poderá ser proposto individualmente, em duplas ou trios. No caso das duplas e trios, as crianças deverão se revezar para conduzir o urso até o iglu. Na resolução de labirintos, saber planejar consiste basicamente em antecipar os finais “mortos” e, portanto, evitá-los. Isto implica coordenar três procedimentos: 1) observar as bifurcações, percorrendo o caminho com olhos ou dedos, 2) começar a visualização do final, prevendo qual o caminho percorrer e 3) aproveitar experiências anteriores para aplicar nas seguintes. As crianças só conseguirão avançar por estas etapas, praticando no jogo “LABIRINTO POLAR”.
Durante as jogadas, o professor deverá aproveitar as diversas situações de dúvidas e dificuldades dos alunos para estimular suas reflexões e análises, facilitando desafios futuros.
A partir desta prática, é muito bom que as crianças aprendam a construir recursos para pensar utilizando aspectos do planejamento como instrumento para resolução de desafios, pois este hábito é muito valioso nas situações escolares, onde planejar é fundamental.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
ENSINO FUNDAMENTAL
(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
(EF02MA12) Identificar e registrar, em linguagem verbal ou não verbal, a localização e os deslocamentos de pessoas e de objetos no espaço, considerando mais de um ponto de referência, e indicar as mudanças de direção e de sentido. Esboço de roteiros e de plantas simples.
(EF02MA13) Esboçar roteiros a ser seguidos ou plantas de ambientes familiares, assinalando entradas, saídas e alguns pontos de referência.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/labirintoPolar/