Jogo das Cores - Aprendendo Inglês

Os unicórnios vieram brincar com você, e junto com eles muitas estrelas coloridas vão surgir.

Descubra a cor das estrelas que voam pelo céu.

Nesse desafio você deve saber o nome das cores em inglês.

Vamos voar juntos nessa brincadeira?

As crianças geralmente aprendem idiomas através de jogos, músicas e repetições. Quanto maior seu contato com a língua melhor serão suas habilidades de reconhecimento de sons, de palavras e consequentemente, pronúncia. Unificando esses recursos com o uso das cores, que é um excelente atrativo para as crianças, o JOGO DAS CORES será uma efetiva ferramenta para o aprendizado. Use-o como aliado para o trabalho de reconhecer, nomear e pronunciar as cores em inglês, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos pequenos!

Desenvolver habilidades de leitura em inglês;

Desenvolver habilidades de audição em inglês;

Identificar, nomear e diferenciar as cores em inglês;

Desenvolver percepções visuais;

Desenvolver a coordenação motora através do uso do mouse e seus comandos;

Estimular o aprendizado por meio de jogos;

Estimular o aprendizado da Língua Inglesa;

Trabalhar as diferentes cores através do estímulo visual e auditivo que o jogo oferece;

Promover o aprendizado lúdico e significativo;

Despertar nos alunos o interesse em aprender a Língua Inglesa através de atividades pedagógicas lúdicas;

Trabalhar pronúncia correta das cores, em inglês;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

• Fazer massinha caseira, dividindo-a em partes depois de pronta, e tingir de cores variadas.

• Encher balões da cor que está trabalhando e deixar que as crianças pintem o balão, compondo a figura de um rosto. Deixar levar para casa.

• Mandar bilhete aos pais, pedindo para mandarem as crianças com a roupa da cor que estão trabalhando.

• Trabalhar com a poesia “As borboletas” de Vinícius de Moraes.

• Bingo de cores em inglês.

• Montar um boliche para trabalhar as cores, usando garrafa pet transparente com água colorida (usar anilina comestível).

• Cantar músicas que falem sobre as cores. Um exemplo: “Misturando as cores” – Xuxa.

• Ao trabalhar uma cor, leve gelatina que represente a cor trabalhada.

• Pintura com guache e cola colorida.

• Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores.

• Contar a história “Bom dia todas as cores” de Ruth Rocha.

• Montar um cartaz com várias cores e pedir para que os alunos enrolem bolinhas de papel crepom de várias cores e cole no cartaz a cor correspondente.

• Pintar um arco-íris em conjunto e expor no mural da escola.

• Basquete das cores: construir caixas envolvidas com papel colorido, fazer um buraco no centro de cada uma delas. Em seguida faça bolas coloridas e peça para que cada aluno jogue uma bola na caixa correspondente. Ganha quem acertar o maior número de bolas corretas dentro da caixa.

• Cantar músicas sobre as cores em inglês (I can sing a rainbow / I see something pink)

As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança.

Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.

Outras cores em inglês que já podem ser inseridas no vocabulário dos pequenos:

Bege: Beige

Cinza: Gray