Ficha para o professor
Os unicórnios vieram brincar com você, e junto com eles muitas estrelas coloridas vão surgir.
Descubra a cor das estrelas que voam pelo céu.
Nesse desafio você deve saber o nome das cores em inglês.
Vamos voar juntos nessa brincadeira?
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Inglês
Tema
Cores em Inglês
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano
Idade
04 a 06 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
- Fazer massinha caseira, dividindo-a em partes depois de pronta, e tingir de cores variadas.
- Encher balões da cor que está trabalhando e deixar que as crianças pintem o balão, compondo a figura de um rosto. Deixar levar para casa.
- Mandar bilhete aos pais, pedindo para mandarem as crianças com a roupa da cor que estão trabalhando.
- Trabalhar com a poesia “As borboletas” de Vinícius de Moraes.
- Bingo de cores em inglês.
- Montar um boliche para trabalhar as cores, usando garrafa pet transparente com água colorida (usar anilina comestível).
- Cantar músicas que falem sobre as cores. Um exemplo: “Misturando as cores” – Xuxa.
- Ao trabalhar uma cor, leve gelatina que represente a cor trabalhada.
- Pintura com guache e cola colorida.
- Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores.
- Contar a história “Bom dia todas as cores” de Ruth Rocha.
- Montar um cartaz com várias cores e pedir para que os alunos enrolem bolinhas de papel crepom de várias cores e cole no cartaz a cor correspondente.
- Pintar um arco-íris em conjunto e expor no mural da escola.
- Basquete das cores: construir caixas envolvidas com papel colorido, fazer um buraco no centro de cada uma delas. Em seguida faça bolas coloridas e peça para que cada aluno jogue uma bola na caixa correspondente. Ganha quem acertar o maior número de bolas corretas dentro da caixa.
- Cantar músicas sobre as cores em inglês (I can sing a rainbow / I see something pink)
Complementando o conteúdo
As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança.
Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.
Outras cores em inglês que já podem ser inseridas no vocabulário dos pequenos:
Bege: Beige
Cinza: Gray
Dourado: Gold
Marrom: Brown
Prata: Silver
Roxo: Purple
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/jogoCoresAprendendoIngles/