Ficha para o professor
Os unicórnios estão em busca das estrelas coloridas para completar seu arco-íris e encontrar o caminho de volta para casa.
Nesse desafio você deve saber o nome das cores de cada estrela.
Siga o arco-íris e ajude os unicórnios nesse desafio.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Componente curricular
Língua Portuguesa
Artes
Tema
Cores
Série
1º Estágio
Idade
04 a 05 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
- Fazer massinha caseira, dividindo-a em partes depois de pronta, e tingir de cores variadas.
- Encher balões da cor que está trabalhando e deixar que as crianças pintem o balão, compondo a figura de um rosto. Deixar levar para casa.
- Mandar bilhete aos pais, pedindo para mandarem as crianças com a roupa da cor que estão trabalhando.
- Trabalhar com a poesia “As borboletas” de Vinícius de Moraes.
- Bingo de cores.
- Montar um boliche para trabalhar as cores, usando garrafa pet transparente com água colorida (usar anilina comestível).
- Cantar músicas que falem sobre as cores. Um exemplo: “Misturando as cores” – Xuxa.
- Ao trabalhar uma cor, leve gelatina que represente a cor trabalhada.
- Pintura com guache e cola colorida.
- Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores.
- Contar a história “Bom dia todas as cores” de Ruth Rocha.
- Construir um mural coletivo com os alunos usando giz de cera.
- Utilizar revistas antigas para identificação das cores em cada ilustração.
- Brincar com a mistura de cores usando copos (transparente) com água e corante alimentício de cores variadas.
- Fazer picolés coloridos. Guardar os palitinhos e pintar com tinta guache, utilizando-os para fazer objetos e montar desenhos na folha A4.
- Fazer massinha do tipo Slime de cores variadas. Pode ser adicionado glitter colorido para deixar ainda mais divertida.
Complementando o conteúdo
As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança.
Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.
Relembrando a mistura de cores primárias, secundárias e terciárias:
Relembrar como funciona a mistura de cores primárias, secundárias e terciárias parece algo simples, mas é sempre bom ter esses conceitos frescos na mente para fazer a escolha certa durante o desenvolvimento das atividades.
CORES PRIMÁRIAS
As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas recebem essa classificação porque não podem ser obtidas mediante a mistura de nenhuma outra cor.
CORES SECUNDÁRIAS
São aquelas que surgem a partir da mistura de cores primárias. São elas: laranja, roxo e verde. Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias:
Amarelo + vermelho = laranja
Vermelho + azul = roxo ou violeta
Azul + amarelo = verde
CORES TERCIÁRIAS
São aquelas obtidas a partir da mistura de cores primárias com secundárias. Por exemplo:
Vermelho + roxo = vinho
Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado ou laranja-escuro
Amarelo + verde = amarelo-esverdeado ou verde-claro
Amarelo + laranja = bege escuro
Azul + roxo = azul-arroxeado
Azul + verde = azul-esverdeado (similar ao verde-água)
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/jogoCores/