Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Jogo das cores

Jogo das cores

Os unicórnios estão em busca das estrelas coloridas para completar seu arco-íris e encontrar o caminho de volta para casa.

Nesse desafio você deve saber o nome das cores de cada estrela.

Siga o arco-íris e ajude os unicórnios nesse desafio.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Componente curricular

Língua Portuguesa

Artes

Tema

Cores

Série

1º Estágio

Idade

04 a 05 anos

Objetivos para o aluno

  • Através de atividades lúdicas, identificar, diferenciar e nomear as cores;
  • Desenvolver percepções visuais e auditivas;
  • Desenvolver a coordenação motora através do uso do mouse e seus comandos;
  • Aumentar o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual;
  • Trabalhar em equipe na construção e identificação de objetos coloridos;
  • Desenvolver a imaginação e a capacidade de abstração e interpretação;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
  • Prender a atenção dos alunos através de jogos infantis;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as diferentes cores através do estímulo visual e auditivo que o jogo oferece;
  • Promover aprendizado das cores por meio de atividades lúdicas;
  • Despertar nos alunos o interesse em aprender artes;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos

Sugestão de abordagem para o professor

- Fazer massinha caseira, dividindo-a em partes depois de pronta, e tingir de cores variadas.

- Encher balões da cor que está trabalhando e deixar que as crianças pintem o balão, compondo a figura de um rosto. Deixar levar para casa.

- Mandar bilhete aos pais, pedindo para mandarem as crianças com a roupa da cor que estão trabalhando.

- Trabalhar com a poesia “As borboletas” de Vinícius de Moraes.

- Bingo de cores.

- Montar um boliche para trabalhar as cores, usando garrafa pet transparente com água colorida (usar anilina comestível).

- Cantar músicas que falem sobre as cores. Um exemplo: “Misturando as cores” – Xuxa.

- Ao trabalhar uma cor, leve gelatina que represente a cor trabalhada.

- Pintura com guache e cola colorida.

- Usar a tinta para fazer mistura e descoberta de novas cores.

- Contar a história “Bom dia todas as cores” de Ruth Rocha.

- Construir um mural coletivo com os alunos usando giz de cera.

- Utilizar revistas antigas para identificação das cores em cada ilustração.

- Brincar com a mistura de cores usando copos (transparente) com água e corante alimentício de cores variadas.

- Fazer picolés coloridos. Guardar os palitinhos e pintar com tinta guache, utilizando-os para fazer objetos e montar desenhos na folha A4.

- Fazer massinha do tipo Slime de cores variadas. Pode ser adicionado glitter colorido para deixar ainda mais divertida.

Complementando o conteúdo

As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança.

Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.

Relembrando a mistura de cores primárias, secundárias e terciárias:

Relembrar como funciona a mistura de cores primárias, secundárias e terciárias parece algo simples, mas é sempre bom ter esses conceitos frescos na mente para fazer a escolha certa durante o desenvolvimento das atividades.

CORES PRIMÁRIAS

As cores primárias são o amarelo, o vermelho e o azul. Elas recebem essa classificação porque não podem ser obtidas mediante a mistura de nenhuma outra cor.

CORES SECUNDÁRIAS

São aquelas que surgem a partir da mistura de cores primárias. São elas: laranja, roxo e verde. Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias:

Amarelo + vermelho = laranja

Vermelho + azul = roxo ou violeta

Azul + amarelo = verde

CORES TERCIÁRIAS

São aquelas obtidas a partir da mistura de cores primárias com secundárias. Por exemplo:

Vermelho + roxo = vinho

Vermelho + laranja = vermelho-alaranjado ou laranja-escuro

Amarelo + verde = amarelo-esverdeado ou verde-claro

Amarelo + laranja = bege escuro

Azul + roxo = azul-arroxeado

Azul + verde = azul-esverdeado (similar ao verde-água)

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/jogoCores/