logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Halloween

Halloween

Buuuu… que barulho é esse?

É o jogo do Halloween! Vamos brincar de quebra-cabeça com o Gato da Sorte e muitas abóboras e monstrinhos. Leve a figura geométrica até o local correto e forme o desenho completo dos monstrinhos dessa festa muito legal (e assustadora). Vamos praticar se você conhece os quadrados, os círculos, os triângulos e também os losangos. Vamos nessa?

Acessar
BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET01)

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

As figuras geométricas estão muito presentes no cotidiano das crianças e estimulam para o formato das coisas e objetos que nos rodeiam. Existem as formas planas, os polígonos, os não polígonos, as formas não planas, os poliedros, os sólidos de Platão, os não poliedros e as formas geométricas em que cada parte da figura se assemelha ao todo, as chamadas fractais. Muitos exercícios podem ser aplicados com o objetivo de se identificar as formas geométricas.

O jogo online proposto, no caso um quebra-cabeça, aborda essas formas de maneira lúdica, divertida, uma vez que a criança vai brincar para situar cada figura geométrica dentro do contexto sugerido: a imagem representativa da festa do Halloween. O Gato da Sorte é o protagonista desse jogo e representa o lado positivo dessa tradicional festa, pois ele agrega a sorte e boa energia, ao contrário do que muitos pensam, ele não representa o azar. Esse animalzinho será um ponto de referência de empatia no jogo. Os demais personagens estarão conectados com ele. Com o auxílio da computação, fica mais fácil trabalhar com as figuras geométricas. Essa ferramenta dinamiza as aulas e favorece o aprendizado. Há um leque enorme de possibilidades para trabalhar com as figuras geométricas em estudo: fantoche, cineminha, desenhos e encenações. Esse universo é riquíssimo em imagens para as quais os educandos podem dar vida. Existem músicas que falam sobre essas figuras, como “As formas” (O Diário de Mika), dentre outras. A geometria é parte fundamental da Matemática, pois sua importância é inquestionável na organização do pensamento lógico, na construção da cidadania, enfim, na execução da maioria das atividades do cotidiano.

Objetivos para o aluno

Conhecer figuras geométricas planas;

Associar figuras geométricas planas a objetos;

Identificar figuras planas e nomeá-las;

Notar semelhanças e diferenças entre as formas dentro de um quebra-cabeça;

Criar novas figuras a partir de formas geométricas planas;

Criar desenhos livres usando as formas geométricas;

Elaborar histórias a partir das figuras geométricas contidas no jogo online;

Criar fantoches, utilizando-se de sucata, com as figuras geométricas, nomeá-los e inseri-los nas histórias produzidas;

Perceber a geometria como parte essencial da Matemática no cotidiano.

Objetivos para o professor

Explorar com os alunos e identificar as propriedades geométricas de objetos e figuras (forma, tamanho e posição), levando à percepção as características de cada uma;

Propiciar aulas lúdicas que favoreçam o ensino-aprendizagem;

Elaborar projetos interdisciplinares;

Possibilitar aos educandos momentos de interação para que percebam a importância de serem empáticos e colaborativos;

Levar os alunos a um universo mágico e resgatar certas tradições dentro de um quebra-cabeça;

Realizar oficinas de produção de texto em que o “Gato da Sorte” seja o protagonista e seus amiguinhos os antagonistas, mas dando ênfase à composição das figuras geométricas;

Utilizar ferramentas modernas para dinamizar as aulas e alavancar o conhecimento;

Aprimorar as aulas com várias dinâmicas para trabalhar as habilidades e competências dos alunos.

Sugestão de abordagem para o professor

A geometria é considerada uma ferramenta muito importante para a descrição e inter-relação do homem com o espaço em que vive, já que pode ser avaliada como a parte da Matemática mais intuitiva, concreta e ligada à realidade. Professor(a), comece a aula apresentando aos educandos as formas geométricas fixadas no desenho em estudo visando ao jogo online (quebra-cabeça). Pergunte em que objetos ou coisas eles podem identificá-las? Antes de partir para o jogo online propriamente dito, que tal levar uns objetos que configurem essas figuras geométricas? Como: bola, quadrado, triângulo, estrela, etc. Seria interessante também colocar umas formas geométricas no chão e pedir que os alunos as apresentem uns para os outros. É possível também levar material sucata que tenha essas formas e criar fantoches, nomear os personagens e elaborar textos a serem apresentados para a turma. Esse trabalho pode ser em grupo, pois vai possibilitar a interação da garotada. Pode-se desenvolver também atividades para se colocar objetos dentro e fora das formas. As aulas com essas estratégias são mais atrativas e lúdicas. O conhecimento se torna algo prazeroso.

O professor de Português poderá desenvolver uma oficina de produção de texto em que os educandos façam histórias a partir dos personagens com figuras geométricas, criados na aula de Artes, para que seja possível uma apresentação com cineminha. O cineminha poderá ser feito com caixa de sapato ou papelão. Se o educador quiser conquistar a turma para aderir ao jogo online com entusiasmo, poderá também levar para a sala de aula um gato real para que as crianças possam vê-lo e tocá-lo com carinho, despertando-as para o respeito e empatia com esse animal. Em seguida, poderão produzir um texto coletivo sobre esse animal. Será uma aula muito divertida e produtiva.

Complementando o conteúdo

Para que as aulas fiquem ainda mais dinâmicas, o professor de música pode propor que a criançada crie instrumentos musicais com formas geométricas se utilizando do material reciclável. Nesse momento, entram em cena a sonoridade e percepção das figuras em estudo. O teatro também é uma estratégia muito motivadora, pois ele pode ser considerado por professores e pesquisadores uma forma de fazer com que a criança se socialize, torne-se desinibida, decore falas, cante, entre outras coisas que possam trazer benefícios para a alfabetização da criança e sua evolução no contexto de cidadania. Na aula de Artes, o professor pode dar algumas figuras geométricas recortadas, referentes à festa do Halloween, para que as crianças possam montar um quebra-cabeça no chão e depois criar historinhas.

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br