Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Formas geométricas

Formas geométricas

Em um lindo submarino amarelo acerte o desafio da Escola Games e pegue as formas geométricas, no fundo do mar.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Matemática

Artes

Tema

Espaço e forma

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano

Idade

04 a 06 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer as formas geométricas;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;
  • Identificar e nomear as formas geométricas e relacioná-las ao desenho;
  • Identificar semelhanças e diferenças entre as formas geométricas;
  • Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;
  • Reforçar o conteúdo de sala de aula;
  • Estimular a criatividade;
  • Desenvolver habilidades motoras;
  • Desenvolver raciocínio lógico;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as formas geométricas planas;
  • Promover e estimular a criatividade;
  • Aplicar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico das crianças;
  • Trabalhar coordenação motora com as habilidades do mouse;
  • Apreciar as artes visuais.
  • Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Para introduzir o assunto do jogo, converse com as crianças sobre a diversidade de formas dos objetos que estão a nossa volta, começando pela sala de aula: o quadro, as carteiras, cadeiras, porta, relógio, borracha, etc..

Explore as diversas figuras geométricas e o nome de cada uma.

(Sugestão 2) Proponha o jogo em duplas, onde os integrantes deverão se revezar a cada jogada. Marque a opção TELA CHEIA, para as crianças visualizarem melhor as imagens.

Durante o jogo, enquanto um colega joga, o outro faz o registro em uma folha: desenha a figura que está sendo capturada e escreve o seu nome. Este registro é também um aliado à memorização das figuras geométricas e seus nomes.

(Sugestão 3) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;

(Sugestão 4) Desenhar formas utilizando objetos, como por exemplo: círculos utilizando copos, quadrado, utilizando caixas de leite e etc.

(Sugestão 5) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.

(Sugestão 6) Recortar esponjas para fabricar carimbos. Utilizar essas formas molhando-as em tinta e marcando na cartolina.

(Sugestão 7) Construir um painel de formas geométricas.

(Sugestão 8) Montar uma trilha com formas geométricas. O aluno recebe uma sequência que deve seguir pulando nas formas geométricas correspondentes. Ganha o aluno que chegar primeiro na linha de chegada acertando toda a sequência.

(Sugestão 9) Utilização de blocos lógicos e LEGO.

(Sugestão 10) Utilização de Material Montessori sensorial composto de 10 sólidos geométricos: o cubo, a esfera, o cone, o cilindro, o ovoide, o elipsoide, o prisma de base quadrada, o prisma de base triangular, a pirâmide de base quadrada e a pirâmide de base triangular.

(Sugestão 11) Promover atividades de completar a simetria das figuras geométricas utilizando palitinhos de picolé e fósforo.

(Sugestão 12) Construir quebra-cabeça de formas geométricas, em seguida solicitar que os alunos façam sua classificação.

(Sugestão 13) Solicitar que os alunos façam desenhos de animais utilizando apenas formas geométricas.

Complementando o conteúdo

Como o trabalho com FIGURAS GEOMÉTRICAS é interdisciplinar, sugerimos, para as crianças menores, uma roda de história com o livro “Clact... Clact... Clact...”, das autoras Liliana Iacocca e Michele Iacocca, Editora Ática. Através dele poderão ser propostas outras atividades como, por exemplo, recorte e colagem de figuras geométricas.

Outra atividade enriquecedora deste projeto, é levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

Uma proposta interessante também é a versão da “Dança das cadeiras”, mas com as figuras geométricas. Leve a turma para a quadra (ou outro espaço disponível na escola). Leve também diversas figuras geométricas recortadas em folha de jornal: círculo, quadrado, retângulo, triângulo, trapézio, pentágono e outras. É importante ter uma figura a menos que o número de alunos da turma. Recorte-as em tamanho grande (mais ou menos a metade de uma cartolina).

Disponha as figuras no chão da quadra. Pode colá-las com um pedacinho de fita crepe, se estiver ventando muito.

Coloque uma música animada e oriente as crianças a ficarem andando entre as figuras. Quando a música parar, cada criança deverá pisar em cima de uma figura (com cuidado para não rasgar). Um aluno ficará de fora, como na “Dança das cadeiras”. Este sai da brincadeira.

Se quiser, pode propor também que cada um deverá dizer o nome da figura que escolheu pisar. Se não souber, sai da brincadeira.

É importante tirar uma figura do chão para cada aluno que sair.

Durante a atividade, é importante conversar sobre as características das figuras, seus lados e cantos, se possui lados, quantos são, se os lados são de tamanhos iguais ou diferentes e até mesmo o nome de um objeto que lembre aquela forma.

A brincadeira termina quando sobrar apenas uma criança.

Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:

- FORMAS E DESENHOS

- AVENTURA GEOMÉTRICA

- CORAL DIDÁTICO

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/