Ficha para o professor
Complete os desenhos, encaixando as formas que estão fora do lugar.
São vários desenhos para você brincar e se divertir
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
Artes
Tema
Espaço e Forma
Arte Visual - produção do aluno em arte visual
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano
Idade
04 a 06 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Ao jogar em duplas, as crianças deverão se revezar para encaixar as peças em cada desenho. Em um mesmo desenho, ora uma criança encaixa uma peça, ora a outra.
(Sugestão 2) É importante pedir que eles relatem os nomes de cada figura, ao conseguirem colocá-la no lugar, e também qual é a sua cor. Nesse momento haverá uma rica troca de ideias e informações entre os integrantes das duplas.
(Sugestão 3) Outra sugestão é que, enquanto um colega completa o desenho, o outro vai registrando em uma folha a forma geométrica que foi colocada no lugar (usando desenho e palavra) e também a sua cor. Depois, trocam de função.
(Sugestão 4) Este registro poderá ser utilizado como mais uma forma de sistematizar o conteúdo “figuras geométricas” e também como instrumento para desenvolvimento da escrita e leitura.
(Sugestão 5) O TANGRAM é um grande aliado, um jogo muito utilizado pelos professores de matemática para apresentar aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, as formas geométricas. É uma ferramenta didática usada para trabalhar a lógica e a criatividade, retas, seguimentos de retas, pontos e vértices.
Utilize-o em suas atividades para o trabalho com figuras geométricas.
(Sugestão 6) Durante o trabalho com as figuras geométricas, incentive os alunos a procurarem ao redor por objetos que possuem as mesmas formas das figuras geométricas apresentadas na atividade.
(Sugestão 7) Fazer recorte em revistas montando formas geométricas;
(Sugestão 8) Desenhar formas utilizando objetos, como por exemplo: círculos utilizando copos, quadrado, utilizando caixas de leite e etc.
(Sugestão 9) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.
(Sugestão 10) Recortar esponjas para fabricar carimbos. Utilizar essas formas molhando-as em tinta e marcando na cartolina.
(Sugestão 11) Construir um painel de formas geométricas.
Complementando o conteúdo
É importante propiciar à criança a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a criança identificá-las. Através dos jogos online os alunos entrarão em contato com a informática de uma forma lúdica e prazerosa onde a apreensão de conhecimentos relativos a esse saber como denominação das partes que compõem o computador, sua lógica de funcionamento, linguagem e terminologias referentes ao mesmo, controle de periféricos como mouse, teclado, etc.
Sugestão de atividades utilizando formas geométricas
Disponível em: http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com/2013/05/projeto-figuras-cores-e-formas.html
Acesso em: 21 de maio de 2021
Para complementar o trabalho com as figuras geométricas, proponha o jogo:
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.
(EI01ET04) Manipular, experimentar, arrumar e explorar o espaço por meio de experiências de deslocamentos de si e dos objetos.
(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
ENSINO FUNDAMENTAL 1
MATEMÁTICA
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF01MA10) Descrever, após o reconhecimento e a explicitação de um padrão (ou regularidade), os elementos ausentes em sequências recursivas de números naturais, objetos ou figuras.
(EF01MA13) Relacionar figuras geométricas espaciais (cones, cilindros, esferas e blocos retangulares) a objetos familiares do mundo físico.
(EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo) em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos.
ARTES
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.)
(EF15AR24) Caracterizar e experimentar brinquedos, brincadeiras, jogos, danças, canções e histórias de diferentes matrizes estéticas e culturais.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/formasDesenhos/
Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/shapes-and-drawings/.