Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Eu sei contar

Eu sei contar

Você já sabe contar? Conhece os números de 1 a 10?

Mostre que você é fera e brinque conosco de capturar estrelas, no parque Escola Games.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Série

1º Estágio - 2º Estágio

Idade

04 a 06 anos

Objetivos para o aluno

  • Recitar e memorizar a sequência numérica de 1 a 10;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;
  • Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;
  • Sistematizar formas de registro de quantidades;
  • Estimular o raciocínio lógico matemático;
  • Resolver situações problema com a temática proposta;

Objetivos para o professor

  • Recitar e memorizar a sequência numérica de 1 a 10;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;
  • Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;
  • Sistematizar formas de registro de quantidades;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Instigar os alunos a contarem seus próprios objetos pessoais, objetos presentes na sala, colegas e em seguida solicitar que anotem as informações do caderno.

(Sugestão 2) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Em duplas, as crianças deverão se revezar nas jogadas, mas ambos deverão expor suas ideias e conhecimentos para encontrarem a resposta correta.

Quando forem jogar pela primeira vez, como as crianças são pequenas, é importante que o professor jogue uma vez com elas, para que assimilem melhor a orientação do jogo. Como registro, os alunos poderão escrever os números que apareceram em suas jogadas, depois, deverão desenhar objetos representando a quantidade de cada número.

(Sugestão 3) Atividade de ligar pontos formando os numerais de 0 a 10, em seguida faça a mesma atividade formando os numerais extensos.

(Sugestão 4) Contagem de grãos. Leve diversos tipos de grãos (feijão, milho) e peça para os alunos contarem até o número que conseguirem.

(Sugestão 5) Promover o jogo do bingo.

(Sugestão 6) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.

(Sugestão 7) Matemática na cozinha: fazer alguma receita com os alunos evidenciando a importância dos números.

(Sugestão 8) Anote os números de 1 a 10 na lousa e convide as crianças a desenharem ao lado dos números a quantidade de bolinhas que aquele número representa. Depois disso, faça a contagem dos números com as crianças, em sequência, usando os dedos das mãos.

(Sugestão 9) Entregue massinhas de modelar e oriente as crianças a criarem brinquedos de massinha. Quando terminarem, peça para cada criança apresentar suas esculturas e contar quantos brinquedos conseguiu fazer.

(Sugestão 10) Apresenta vídeo “A música dos números”. Assista com as crianças e depois converse sobre o conteúdo do vídeo. Estimule que as crianças falem livremente.

Complementando o conteúdo

Professor, sabemos da existência de diversos transtornos que causam dificuldades na aprendizagem. Você conhece o termo DISCALCULIA?

A Discalculia é um tipo de transtorno de aprendizagem caracterizada por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar processos ou tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos. É um problema biológico e inato que nada tem a ver com aspectos do ambiente afetando a capacidade da criança em aprender matemática. Percebe-se desde muito cedo, mas é na escola que todos os sinais e dificuldades se expressam de maneira clara e explícita, pois as exigências são maiores e a sequenciação de tarefas que envolvem aritmética e proporções passam a ser rotineiras. Compreender o que ele representa, quais suas diferentes funções e relações com nosso cotidiano é um verdadeiro desafio, por isso, torna-se imprescindível uma pesquisa aprofundada sobre o assunto para que tenha conhecimento de alguns sintomas que podem ser apresentados durante o processo de ensino-aprendizagem, sendo importante encaminhar o aluno para um especialista quando for necessário.

FONTE: https://institutoneurosaber.com.br/o-que-e-discalculia/

Acesso em: 29 de março de 2021.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/euSeiContar/

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/i-can-count/.