Estoura Balão

Quer aprender e ainda se divertir de montão?

Temos um convite especial para você! Venha se divertir com o jogo Estoura Balão e, de quebra, aprender sobre formas geométricas, números e letras. São vários balões e fases diferentes para você aprender e jogar muito!

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP04)

Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

O conhecimento das letras e seus sons e a relação grafema e fonema, são fundamentais no processo de alfabetização e letramento, possibilitando o avanço das crianças em suas hipóteses sobre a leitura e a escrita.

Desenvolver habilidades de leitura;

Associar letra ao seu som;

Diferenciar vogal de consoante;

Compreender que palavras diferentes compartilham certas letras;

Aprender as formas geométricas básicas;

Diferenciar as formas geométricas básicas;

Diferenciar letras de números e formas geométricas;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula.

Propiciar aos alunos a compreensão da diferença entre as formas geométricas básicas.

Propiciar aos alunos a compreensão da diferença entre formas geométrica básicas, letras e números.

Promover o ensino lúdico tornando o aprendizado mais divertido e significativo.

Ampliar conhecimentos dos alunos;

As formas geométricas, por exemplo, estão por toda parte. Todos os objetos possuem um formato.

Você pode começar a aula fazendo a seguinte pergunta para as crianças:

• Todos os objetos no mundo têm o mesmo formato?

Em seguida, é importante que a criança saiba relacionar as formas geométricas com esses objetos e aprenda diferenciá-los. Para isso você pode fazer as seguintes perguntas:

• Qual a forma geométrica do quadro?

• Qual a forma geométrica da bola de futebol?

• Qual a forma geométrica do seu caderno?

É adequado que você comece a perguntar sobre as formas geométricas do cotidiano da criança para que ela encontre sentido e estímulo no que está sendo ensinado. Comece indagando pelas formas básicas primeiro e depois vá avançando para as formas mais complexas.

Uma segunda sugestão de atividade é levar os alunos para fora da sala de aula, percorrendo o pátio, a quadra, o refeitório, a secretaria, o parquinho. Peça para que apontem as formas geométricas observadas. Mostre as portas, a bola de futebol, os bancos do refeitório e tudo que achar pertinente.

A mesma atividade pode ser feita relacionando números e letras, observadas em cartazes espalhados pela escola.

A Geometria é a área da Matemática que estuda as formas. As figuras geométricas são elementos com formas, tamanhos e dimensões no plano ou espaço. Sendo assim, as figuras geométricas podem ser divididas em PLANAS E ESPACIAIS.

As FORMAS PLANAS são também chamadas de bidimensionais por apresentarem duas dimensões: comprimento e altura. Elas são classificadas em POLÍGONOS E NÃO POLÍGONOS.

O POLÍGONO é uma figura plana fechada por seguimentos de reta. Em um polígono, esses seguimentos de reta não podem cruzar-se.

Nos NÃO POLÍGONOS a figura plana tem curvas, seus segmentos cruzam-se ou então a figura pode ser aberta, sem pontos se conectando.

As FORMAS NÃO PLANAS ou também chamadas de FORMAS ESPACIAIS,

diferentemente das formas planas, não podem ser representadas por apenas um plano, por isso, dizemos que são TRIDIMENSIONAIS.

As formas espaciais são divididas em dois grandes grupos, os poliedros e os não poliedros.

O Poliedro é um sólido geométrico que possui todas as faces planas. Enquanto que os Não-poliedros são sólidos que têm pelo menos uma superfície curva, como por exemplo: o cone, o cilindro e a esfera.