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Ficha pedagógica

Dividindo a pizza

Dividindo a pizza

Quem não ama uma pizza bem quentinha e cheia de queijo?

E nada melhor do que, além de saborear sua pizza favorita, aprender brincando. Ajude a chef Franchesca a separar os pedaços das pizzas para entregar aos seus clientes e aproveite para treinar seu conhecimento sobre frações. Vamos nessa? Clique no botão Play.

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BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
4º Ano
Números

Números racionais: frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100)

(EF04MA09)

Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10 e 1/100) como unidades de medida menores do que uma unidade, utilizando a reta numérica como recurso.

Matemática
5º Ano
Números

Representação fracionária dos números racionais: reconhecimento, significados, leitura e representação na reta numérica

(EF05MA03)

Identificar e representar frações (menores e maiores que a unidade), associando-as ao resultado de uma divisão ou à ideia de parte de um todo, utilizando a reta numérica como recurso.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

Frações são sempre um ponto delicado no ensino de Matemática. O conteúdo começa a ser trabalhado nos anos iniciais da Educação Básica e se não for trabalhado de maneira significativa pode gerar dúvidas nas séries mais avançadas, como fundamental II ensino médio. costuma

Muito além de representar as partes de um todo, as frações se relacionam a outros tipos de problemas, como por exemplo, a divisão e a relação entre grandezas. Este game traz uma excelente proposta para as aulas de matemática, proporcionando a compreensão e reflexão dos conceitos que envolvem a fração.

Objetivos para o aluno

Brincar, simulando o jogo simbólico (vida real);

Sistematizar formas de registro de frações;

Estimular o raciocínio lógico matemático;

Resolver situações problema com situações cotidianas;

Entender e reconhecer que é necessário o uso de outros números, e também desenhos, em situações em que os números naturais não são suficientes para demonstrar o resultado de uma divisão;

Compreender as representações de frações através dos jogos;

Estabelecer relações entre divisão e fração;

Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

Trabalhar dificuldades apresentadas pelos alunos em relação ao uso de frações;

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;

Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;

Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Facilitar a compreensão do conceito de fração, através de propostas lúdicas e interativas;

Oferecer subsídios para que o aluno estabeleça comparações entre frações quanto à equivalência e desigualdade em relação ao todo;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Proponha o jogo em duplas, pois as crianças deverão interagir para descobrir qual é a resposta certa. Durante as jogadas, é importante que as crianças troquem ideias e conhecimentos para chegarem a uma conclusão diante de cada proposta. Ao propor as jogadas em dupla, é importante estar atento para a divisão da turma, determinando as duplas de forma adequada, de acordo com os objetivos do professor.

É importante colocar em evidência o que cada aluno domina e o que precisa aprender, para dividir a turma em duplas produtivas. Alunos com habilidades próximas, mas distintas, podem encontrar nessa proposta a chance de ampliar seus conhecimentos, individualmente, e crescer juntos.

Como registro, peça aos alunos que escrevam em uma folha todas as frações que aparecerem nas jogadas. Depois, em sala ou para casa, peça que representem com desenhos cada fração anotada.

(Sugestão 2) Site com várias sugestões de atividades para trabalhar frações.

Fonte: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/206989/2/Leandro%20Produto.pdf

Acesso em 17 de Julho de 2021.

(Sugestão 3) Utilizar dominó de frações.

Construção e regras do Jogo disponível em: file:///C:/Users/polly/Downloads/3970-Texto%20do%20artigo-13413-1-10-20140806.pdf

Acesso em 11 de Julho de 2021

(Sugestão 4) Utilizar TAMGRAM

(Sugestão 5) Memória das frações

(Sugestão 6) Papa-tudo das frações

(Sugestão 7) Passa rápido das frações

(Sugestão 8) Trilha das frações

(Sugestão 9) Stop das frações

As sugestões 5. 6, 7, 8, 9 estão disponíveis no link abaixo:

https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/4%20OF.pdf

acesso em 11 de Julho de 2021.

(Sugestão 10) Mercado:

Divida a sala em dois grupos: O primeiro grupo será dos vendedores. Esses alunos montarão barraquinhas onde venderão seus grãos. Essas barraquinhas poderão ser montadas individualmente ou em dupla.

O segundo grupo será dos compradores. Eles receberão fichas com uma fração cada. Essas fichas devem ser trocadas pela quantidade de grãos equivalente a elas. Os alunos ou o professor devem providenciar recipientes para efetuar divisões nos grãos que estão à venda.

FONTE: https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/sugestao-para-ensino-fracoes.htm

Acesso em: 11 de Julho de 2021.

(Sugestão 11) Propor a execução de uma receita culinária utilizando frações.

(Sugestão 12) Estabelecer algumas situações-problema para que seus alunos tentem resolver sozinhos. Para resolver esse problema, corte várias circunferências de papel de mesmo diâmetro e dê aos alunos. Peça a eles que utilizem essas circunferências para representar, por exemplo, quantos pedações de bolo a família de Pedro comeu.

Complementando o conteúdo

Para iniciar o trabalho com frações, trouxemos aqui uma sugestão para trabalhar com material concreto, auxiliando as crianças no entendimento do conceito de fração:

Proponha, na aula de Arte, a confecção de uma pizza de papel, com mais ou menos 20 cm de diâmetro. Na aula de Matemática, peça às crianças que dividam a pizza em 12 pedaços iguais, usando régua e lápis.

Etapas:

  1. Cada aluno deverá contar quantos pedaços possui a sua pizza, formando o todo.

  2. Peça para que cada um pegue a tesoura e divida sua pizza ao meio e, depois, divida-a em 12 partes.

  3. Trabalhe noções de equivalência (1/2 equivale a 6/12, por exemplo). Dificulte a atividade, pedindo a equivalência em pedaços da pizza para 1/3, 1/4, 1/6.

  4. Peça para os alunos dividirem suas pizzas em tamanhos diferentes (1/2, 1/3, 3/4 etc.) e depois peça para compararem os tamanhos com os dos colegas. Assim, eles vão perceber qual é maior.

  5. Trabalhe também noções de soma de frações. Se somarmos 1/4 da pizza com 1/2 da pizza, quantos pedaços teremos? Qual será a representação dessa soma numericamente?

  6. Feito isso, peça para que 12 alunos entreguem 1 pedaço para a professora e monte a pizza inteira. Elas vão perceber que, a cada pedaço recebido, muda o numerador - mas o denominador continua igual (12).

  7. Assim que esse conceito estiver bem trabalhado, peça para que mais alguns (três ou quatro) alunos lhe entreguem um pedaço. Assim, teremos uma situação em que o numerador passa a ser maior que o denominador. Ficará fácil para os alunos perceberem que isso é possível, já que é possível ter mais de uma pizza ao mesmo tempo.

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