logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Ficha pedagógica

Dino Divertido

Dino Divertido

Vamos brincar com os dinos mais divertidos da Era Jurássica! Arraste as formas geométricas para o lugar certo e descubra qual dino vai aparecer. Vamos nessa?

Acessar
BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET01)

Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03ET05)

Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

As formas geométricas são um importante bloco de aprendizado para crianças pequenas. Aprender sobre essas formas e suas propriedades, como ângulos e lados, será útil no futuro, especialmente na aula de geometria!

Objetivos para o aluno

Conhecer as formas geométricas;

Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Identificar e nomear as formas geométricas e relacioná-las ao desenho de dinossauro;

Identificar semelhanças e diferenças entre as formas geométricas;

Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;

Reforçar o conteúdo de sala de aula;

Estimular a criatividade;

Desenvolver habilidades motoras;

Desenvolver raciocínio lógico;

Objetivos para o professor

Trabalhar as formas geométricas planas;

Promover e estimular a criatividade;

Aplicar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico das crianças;

Trabalhar coordenação motora com as habilidades do mouse;

Apreciar as artes visuais.

Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

Antes de começar o jogo com os alunos faça uma sondagem com breves perguntas, como:

• Qual o formato do quadro negro ou quadro branco (da sala de aula)?

• Qual formato do seu caderno?

• Qual o formato do relógio da parede?

• Qual o formato da porta da sala?

• Qual o formato da janela?

• Qual formato do relógio de pulso?

• Todos esses objetos têm características de formas geométricas planas?

• Quais as características do círculo?

• Quais as características do quadrado?

• Quais as características do retângulo?

• Quais as características do triângulo?

Após a sondagem leve os alunos para a informática onde eles deverão inicial o jogo.

Deixe os alunos livres para jogarem como quiserem.

Em seguida, proponha uma atividade em conjunto com o jogo. Peça para eles começarem a desenhar as formas geométricas que eles precisaram encaixar para formar cada dinossauro.

Ao retornar para sala peça para eles contarem quantos quadrados usou, quantos círculos e assim sucessivamente.

Complementando o conteúdo

(Sugestão 01) Elaborar um bingo das formas geométricas. Para isso coloque pelo menos 10 formas geométricas na cartela e entregue para os alunos preencherem de acordo com o seu sorteio. Para sortear escreva em vários papéis os nomes das formas, dobre-as e tire uma a uma.

(Sugestão 02) Utilização de Material Montessori sensorial composto de 10 sólidos geométricos: o cubo, a esfera, o cone, o cilindro, o ovoide, o elipsoide, o prisma de base quadrada, o prisma de base triangular, a pirâmide de base quadrada e a pirâmide de base triangular.

(Sugestão 03) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.

(Sugestão 04) Promover atividades de completar a simetria das figuras geométricas utilizando palitinhos de picolé e fósforo.

(Sugestão 5) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.

(Sugestão 06) Construir quebra-cabeça de formas geométricas, em seguida solicitar que os alunos façam sua classificação.

(Sugestão 07) Promova uma tarde com pinturas onde os alunos deverão expressar a arte e os conhecimentos geométricos pintando lindos quadros ou tecidos.

Repita a brincadeira solicitando que os alunos pintem formas geométrica usando outras partes do corpo, como boca, pés...

Outros jogos Escola Games que também trabalham forma geométricas:

FORMAS GEOMÉTRICAS

https://www.escolagames.com.br/jogos/formas-geometricas

FORMAS E DESENHO

https://www.escolagames.com.br/jogos/formas-e-desenhos

CORAL DIDÁTICO

https://www.escolagames.com.br/jogos/coral-didatico

AVENTURA GEOMÉTRICA

https://www.escolagames.com.br/jogos/aventura-geometrica