Escola Games | Jogos Educativos
https://www.escolagames.com.br
Ficha pedagógica

Dino Divertido
Vamos brincar com os dinos mais divertidos da Era Jurássica! Arraste as formas geométricas para o lugar certo e descubra qual dino vai aparecer. Vamos nessa?
Campo de experiências | Faixa etária | Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento |
---|---|---|
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. |
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) |
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. |
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Matemática | 1º Ano | Álgebra |
Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências |
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida. |

Dicas para o educador
As formas geométricas são um importante bloco de aprendizado para crianças pequenas. Aprender sobre essas formas e suas propriedades, como ângulos e lados, será útil no futuro, especialmente na aula de geometria!
Objetivos para o aluno
Conhecer as formas geométricas;
Aprimorar a capacidade de discriminação visual;
Identificar e nomear as formas geométricas e relacioná-las ao desenho de dinossauro;
Identificar semelhanças e diferenças entre as formas geométricas;
Estabelecer relações entre objetos com figura geométrica plana, observando suas características;
Reforçar o conteúdo de sala de aula;
Estimular a criatividade;
Desenvolver habilidades motoras;
Desenvolver raciocínio lógico;
Objetivos para o professor
Trabalhar as formas geométricas planas;
Promover e estimular a criatividade;
Aplicar atividades que desenvolvam o raciocínio lógico das crianças;
Trabalhar coordenação motora com as habilidades do mouse;
Apreciar as artes visuais.
Possibilitar a integração com pessoas e ambientes.
Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
Sugestão de abordagem para o professor
Antes de começar o jogo com os alunos faça uma sondagem com breves perguntas, como:
• Qual o formato do quadro negro ou quadro branco (da sala de aula)?
• Qual formato do seu caderno?
• Qual o formato do relógio da parede?
• Qual o formato da porta da sala?
• Qual o formato da janela?
• Qual formato do relógio de pulso?
• Todos esses objetos têm características de formas geométricas planas?
• Quais as características do círculo?
• Quais as características do quadrado?
• Quais as características do retângulo?
• Quais as características do triângulo?
Após a sondagem leve os alunos para a informática onde eles deverão inicial o jogo.
Deixe os alunos livres para jogarem como quiserem.
Em seguida, proponha uma atividade em conjunto com o jogo. Peça para eles começarem a desenhar as formas geométricas que eles precisaram encaixar para formar cada dinossauro.
Ao retornar para sala peça para eles contarem quantos quadrados usou, quantos círculos e assim sucessivamente.
Complementando o conteúdo
(Sugestão 01) Elaborar um bingo das formas geométricas. Para isso coloque pelo menos 10 formas geométricas na cartela e entregue para os alunos preencherem de acordo com o seu sorteio. Para sortear escreva em vários papéis os nomes das formas, dobre-as e tire uma a uma.
(Sugestão 02) Utilização de Material Montessori sensorial composto de 10 sólidos geométricos: o cubo, a esfera, o cone, o cilindro, o ovoide, o elipsoide, o prisma de base quadrada, o prisma de base triangular, a pirâmide de base quadrada e a pirâmide de base triangular.
(Sugestão 03) Fazer colagem de grãos dentro das formas geométricas.
(Sugestão 04) Promover atividades de completar a simetria das figuras geométricas utilizando palitinhos de picolé e fósforo.
(Sugestão 5) Levar os alunos para um ‘tour’ pela escola. Durante o passeio eles deverão observar tudo que está em volta, encontrando formas geométricas. A observação das formas em vários lugares, é importante para aproximar o conteúdo da realidade do aluno, dando maior sentido e motivando-os.
(Sugestão 06) Construir quebra-cabeça de formas geométricas, em seguida solicitar que os alunos façam sua classificação.
(Sugestão 07) Promova uma tarde com pinturas onde os alunos deverão expressar a arte e os conhecimentos geométricos pintando lindos quadros ou tecidos.
Repita a brincadeira solicitando que os alunos pintem formas geométrica usando outras partes do corpo, como boca, pés...
Outros jogos Escola Games que também trabalham forma geométricas:
FORMAS GEOMÉTRICAS
https://www.escolagames.com.br/jogos/formas-geometricas
FORMAS E DESENHO
https://www.escolagames.com.br/jogos/formas-e-desenhos
CORAL DIDÁTICO
https://www.escolagames.com.br/jogos/coral-didatico
AVENTURA GEOMÉTRICA