Ficha para o professor
Você já conhece o alfabeto, não é mesmo?!
Você sabe que para formar palavras é preciso juntar as sílabas.
Junte as sílabas com cola para formar palavras neste game super divertido.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Alfabetização
Série
1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
06 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Em duplas peça para que cada aluno contribua com uma sílaba. Peça para que cada um fale em voz alta a palavra apresentada.
(Sugestão 2) Proponha aos alunos escrever todas as palavras que foram formadas no game. Em seguida, oriente que formem frases simples com essas palavras.
(Sugestão 3) Distribua cartas com várias sílabas escritas. As crianças deverão formar palavras a partir da junção de duas ou mais cartas.
(Sugestão 4) Utilizar cruzadinha de palavras.
(Sugestão 5) Separar os nomes de objetos da sala de aula em sílabas.
(Sugestão 6) Jogo da Forca de palavras com sílabas simples.
(Sugestão 7) Utilizar recortes de letras e palavras em revistas com objetivo de formar frases e palavras conhecidas.
(Sugestão 8) Memória de sílabas - os pares serão compostos por um desenho e a sílaba que inicia o nome. Exemplo: uma carta com o desenho de uma xícara e a outra carta com a sílaba XÍ.
(Sugestão 9) Peça para os alunos que juntem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras.
(Sugestão 10) Formar sílabas com palitos de fósforo, palitos de picolé ou barbantes.
(Sugestão 11) Fazer recorte em revistas montando sílabas e posteriormente palavras.
(Sugestão 12) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.
(Sugestão 13) Para os alunos do 3º ano solicite que eles classifiquem as palavras em monossílabas, dissílabas e polissílabas.
Complementando o conteúdo
DICA IMPORTANTE: Explorando as potencialidades deste GAME
Neste game é possível formar palavras com mais de duas sílabas. Seu aluno pode juntar quantas sílabas conseguir. Oriente ele a formar palavras mais simples e em seguida palavras maiores e mais difíceis.
É possível ainda deixar um mural com várias palavras expostas, assim ele pode retornar na pronúncia e escrita da palavra sempre que desejar. Caso não queira deixar todas as palavras expostas é só arrastá-las para o ícone da lixeira (canto superior direito).
A cada palavra formada é importante que o aluno clique no símbolo de microfone para que ele ouça a pronúncia correta.
Alterne entre as várias sílabas para formar muitas palavras diferentes.
Dica de vídeo complementar sobre o assunto:
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=x8m-3eoCNn0
acesso: 18 de maio de 2021.
Solicite os alunos assistam ao vídeo sempre repetindo em voz alta as sílabas e palavras apresentadas.
Em seguida, peça para eles escreverem as palavras quem se lembram sem olhar no vídeo novamente.
Também não deixe de utilizar os outros jogos ESCOLA GAMES que trabalham com objetivos semelhantes a este:
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético.
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/colaSilabas/