Cola Sílabas

Chegou a hora de testar os seus conhecimentos sobre o alfabeto e a formação de palavras. Nesse jogo bem legal vamos juntar as sílabas e formar novas palavras. Para isso, vamos usar a cola para que as sílabas se juntem. Vamos lá?

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03EF09)

Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Língua Portuguesa
Escrita (compartilhada e autônoma)

Correspondência fonema-grafema

(EF01LP02)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP06)

Segmentar oralmente palavras em sílabas.

(EF01LP08)

Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF02LP02)

Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF02LP06)

Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

O uso de jogos educativos são uma ferramenta auxiliar para o professor e aluno no conteúdo de língua portuguesa. Essa é uma proposta cada vez mais presente na vida de crianças e jovens, principalmente com o advento do ensino híbrido e ensino remoto. Este jogo traz uma proposta contextualizada com os objetivos de aprendizagem solicitados nos principais currículos educacionais. Para um melhor desempenho e exploração das potencialidades deste game utilize o computador, contudo ele está disponível e funciona perfeitamente no celular. Não se esqueça também de explorar nossas sugestões de atividades complementares.

Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Construir os conceitos de letra e de sílaba;

Distinguir vogais de consoantes;

Conhecer e identificar as sílabas simples;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das sílabas;

Conhecer e identificar as sílabas;

Desenvolver habilidades de leitura, lendo sílabas simples;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Trabalhar as habilidades dos alunos de leitura e escrita;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Trabalhar a divisão silábica de forma lúdica e prazerosa;

Desenvolver a atenção e concentração;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Em duplas peça para que cada aluno contribua com uma sílaba. Peça para que cada um fale em voz alta a palavra apresentada.

(Sugestão 2) Proponha aos alunos escrever todas as palavras que foram formadas no game. Em seguida, oriente que formem frases simples com essas palavras.

(Sugestão 3) Distribua cartas com várias sílabas escritas. As crianças deverão formar palavras a partir da junção de duas ou mais cartas.

(Sugestão 4) Utilizar cruzadinha de palavras.

(Sugestão 5) Separar os nomes de objetos da sala de aula em sílabas.

(Sugestão 6) Jogo da Forca de palavras com sílabas simples.

(Sugestão 7) Utilizar recortes de letras e palavras em revistas com objetivo de formar frases e palavras conhecidas.

(Sugestão 8) Memória de sílabas - os pares serão compostos por um desenho e a sílaba que inicia o nome. Exemplo: uma carta com o desenho de uma xícara e a outra carta com a sílaba XÍ.

(Sugestão 9) Peça para os alunos que juntem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras.

(Sugestão 10) Formar sílabas com palitos de fósforo, palitos de picolé ou barbantes.

(Sugestão 11) Fazer recorte em revistas montando sílabas e posteriormente palavras.

(Sugestão 12) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

(Sugestão 13) Para os alunos do 3º ano solicite que eles classifiquem as palavras em monossílabas, dissílabas e polissílabas.

DICA IMPORTANTE: Explorando as potencialidades deste GAME

Neste game é possível formar palavras com mais de duas sílabas. Seu aluno pode juntar quantas sílabas conseguir. Oriente ele a formar palavras mais simples e em seguida palavras maiores e mais difíceis.

É possível ainda deixar um mural com várias palavras expostas, assim ele pode retornar na pronúncia e escrita da palavra sempre que desejar. Caso não queira deixar todas as palavras expostas é só arrastá-las para o ícone da lixeira (canto superior direito).

A cada palavra formada é importante que o aluno clique no símbolo de microfone para que ele ouça a pronúncia correta.

Alterne entre as várias sílabas para formar muitas palavras diferentes.

Dica de vídeo complementar sobre o assunto:

Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=x8m-3eoCNn0

acesso: 18 de maio de 2021.

Solicite os alunos assistam ao vídeo sempre repetindo em voz alta as sílabas e palavras apresentadas.

Em seguida, peça para eles escreverem as palavras quem se lembram sem olhar no vídeo novamente.

Também não deixe de utilizar os outros jogos ESCOLA GAMES que trabalham com objetivos semelhantes a este:

FORMA PALAVRAS

VOO EDUCATIVO