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Ficha para o professor

Circo mágico

Circo mágico

O Circo Mágico está cheio de atrações divertidas!

Palhaços, mágicos, elefantes, macacos e ursos se apresentam no picadeiro.

Jogo educativo de matemática com os conceitos: gordo e magro, alto e baixo, largo e estreito, grande e pequeno.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

- Grandezas e medidas;

- Espaço e forma;

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano

Idade

05 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Fixar a aprendizagem dos conceitos: grande/pequeno, alto/baixo, largo/estreito, grosso/fino, gordo/magro, rápido/lento, frente/costas, na frente/atrás;
  • Identificar as grandezas;
  • Fazer comparações de grandezas e medidas;
  • Utilizar de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas;
  • Resolver situações-problema que envolvam relações de grandezas;
  • Estabelecer relações de medidas, fazendo estimativa simples;
  • Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações de medidas, fazendo estimativa simples;
  • Estabelecer relações entre duas imagens com conceitos opostos;
  • Comparar e destacar a diferença entre as imagens pelo tamanho, posição, espessura, altura, velocidade e largura;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar de forma lúdica os conceitos matemáticos grande/pequeno, alto/baixo, largo/estreito, grosso/fino, gordo/magro, rápido/lento, frente/costas, na frente/atrás;
  • Apresentar atividade/jogo que estimule os alunos a estabelecerem conexões com conteúdos relacionados à Matemática;
  • Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos trabalhados, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Como registro, a sugestão é distribuir uma tabela com os conceitos trabalhados onde as crianças deverão completar com outros exemplos, através de desenhos. Exemplo: na jogada entre os macacos altos e baixos, as crianças poderão desenhar um adulto/uma criança, uma girafa/um tatu, um prédio/uma casa.

(Sugestão 2) Na sala de aula, outros jogos deverão ser construídos para este trabalho, complementando o jogo “Circo Mágico”! Uma sugestão interessante e muito significativa é o JOGO DA MEMÓRIA, onde as crianças deverão achar os pares “opostos” de acordo com cada conceito:

Alto/baixo, curto/comprido, grosso/fino, profundo/superficial, cheio/vazio, pesado/leve, longe/perto, pouco/muito, rápido/lento, pequeno/grande, entre outros

Os conceitos matemáticos podem e devem ser trabalhados diariamente, através de propostas lúdicas como jogos e brincadeiras e também atividades de registro.

(Sugestão 3) A partir de materiais diversos, como sucatas, pedir à criança para separá-los, classificando-os em grandes e pequenos, maiores e menores, largo e estreito, gordo e magro e etc.

(Sugestão 4) Usando massinha, propor a confecção de objetos de diferentes tamanhos, larguras e etc.

(Sugestão 5) Leve uma fita métrica, régua e uma trena para a sala de aula e meça, junto com as crianças, diferentes objetos.

(Sugestão 6) Utilizar brinquedos da sala para classificar: guardar os toquinhos menores em uma caixinha e os toquinhos maiores numa caixa maior.

(Sugestão 7) Trabalhar com formas geométricas feitas em papel colorido, de diferentes tamanhos.

(Sugestão 8) Analisar as figuras, trocar ideias com os colegas da mesinha e depois separá-las por cor e tamanho.

(Sugestão 9) Separar os alunos em ordem crescente e decrescente acrescentando mais alguma característica como maiores e menores entre meninos e meninas, maiores e menores entre as crianças de cabelo escuro, curto e etc.

(Sugestão 10) Em uma folha sulfite faça uma linha dividindo-a em dois lados, imprima ou cole diversas figuras dos dois lados do quadro. Peça para os alunos identificarem as imagens em menor ou maior, grande ou pequeno, largo ou estreito. É importante ressaltar para as crianças que elas devem levar em consideração o tamanho real das imagens. Apresente os sinais de maior e menor e peça para eles utilizarem os sinais na discriminação das imagens.

(Sugestão 11) Separe objetos presentes na sala de aula de diferentes tamanhos, comprimentos, e outras dimensões (cadeira, lápis, borracha, giz e etc). Monte uma roda de conversa e coloque os objetos para que a turma possa observá-los e classifica-los.

Complementando o conteúdo

A organização da turma durante a atividade é um aspecto fundamental para favorecer a interação entre as crianças, a circulação de informação e o avanço das aprendizagens. É importante dividi-las em duplas ou trios. Durante o jogo, as crianças deverão se revezar para clicar nas imagens. A cada proposta, uma criança coordena o mouse, mas os companheiros de dupla ou trio deverão ajudar na busca pela resposta correta.

Um jogo do site ESCOLA GAMES pode enriquecer este trabalho, com conteúdo específico de MAIOR e MENOR. É o “Maior e menor na selva”.

As medidas têm um uso de grande significado social e estão presentes nas atividades do nosso dia a dia. Por isso são importantes no trabalho de Matemática, não só por configurar a prática social da disciplina, como também por possibilitar a integração entre os vários tópicos programáticos: sistema de numeração, operações, medidas, espaço e forma.

Ainda que alguns dos aspectos a serem estudados sejam complexos, a necessidade do uso social gera a responsabilidade da escola em explorá-los desde o ingresso do aluno ao Ensino Infantil. Cabe ao professor, selecionar propostas, materiais e atividades adequadas.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03ET08) Expressar medidas (peso, altura etc.), construindo gráficos básicos.

ENSINO FUNDAMENTAL

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF01MA12) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.

(EF01MA15) Comparar comprimentos, capacidades ou massas, utilizando termos como mais alto, mais baixo, mais comprido, mais curto, mais grosso, mais fino, mais largo, mais pesado, mais leve, cabe mais, cabe menos, entre outros, para ordenar objetos de uso cotidiano.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/circoMagico/