Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Circo mágico

Circo mágico

O Circo Mágico está cheio de atrações divertidas!

Palhaços, mágicos, elefantes, macacos e ursos se apresentam no picadeiro.

Jogo educativo de matemática com os conceitos: gordo e magro, alto e baixo, largo e estreito, grande e pequeno.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Matemática

Tema

- Grandezas e medidas;

- Espaço e forma;

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano

Idade

05 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Fixar a aprendizagem dos conceitos: grande/pequeno, alto/baixo, largo/estreito, grosso/fino, gordo/magro, rápido/lento, frente/costas, na frente/atrás;
  • Identificar as grandezas;
  • Fazer comparações de grandezas e medidas;
  • Utilizar de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas;
  • Resolver situações-problema que envolvam relações de grandezas;
  • Estabelecer relações de medidas, fazendo estimativa simples;
  • Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações de medidas, fazendo estimativa simples;
  • Estabelecer relações entre duas imagens com conceitos opostos;
  • Comparar e destacar a diferença entre as imagens pelo tamanho, posição, espessura, altura, velocidade e largura;
  • Aprimorar a capacidade de discriminação visual;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar de forma lúdica os conceitos matemáticos grande/pequeno, alto/baixo, largo/estreito, grosso/fino, gordo/magro, rápido/lento, frente/costas, na frente/atrás;
  • Apresentar atividade/jogo que estimule os alunos a estabelecerem conexões com conteúdos relacionados à Matemática;
  • Oferecer situações para que os alunos se apropriem dos conceitos trabalhados, não só para conhecimento na sala de aula, mas também para o uso em seu cotidiano

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Como registro, a sugestão é distribuir uma tabela com os conceitos trabalhados onde as crianças deverão completar com outros exemplos, através de desenhos. Exemplo: na jogada entre os macacos altos e baixos, as crianças poderão desenhar um adulto/uma criança, uma girafa/um tatu, um prédio/uma casa.

(Sugestão 2) Na sala de aula, outros jogos deverão ser construídos para este trabalho, complementando o jogo “Circo Mágico”! Uma sugestão interessante e muito significativa é o JOGO DA MEMÓRIA, onde as crianças deverão achar os pares “opostos” de acordo com cada conceito:

Alto/baixo, curto/comprido, grosso/fino, profundo/superficial, cheio/vazio, pesado/leve, longe/perto, pouco/muito, rápido/lento, pequeno/grande, entre outros

Os conceitos matemáticos podem e devem ser trabalhados diariamente, através de propostas lúdicas como jogos e brincadeiras e também atividades de registro.

(Sugestão 3) A partir de materiais diversos, como sucatas, pedir à criança para separá-los, classificando-os em grandes e pequenos, maiores e menores, largo e estreito, gordo e magro e etc.

(Sugestão 4) Usando massinha, propor a confecção de objetos de diferentes tamanhos, larguras e etc.

(Sugestão 5) Leve uma fita métrica, régua e uma trena para a sala de aula e meça, junto com as crianças, diferentes objetos.

(Sugestão 6) Utilizar brinquedos da sala para classificar: guardar os toquinhos menores em uma caixinha e os toquinhos maiores numa caixa maior.

(Sugestão 7) Trabalhar com formas geométricas feitas em papel colorido, de diferentes tamanhos.

(Sugestão 8) Analisar as figuras, trocar ideias com os colegas da mesinha e depois separá-las por cor e tamanho.

(Sugestão 9) Separar os alunos em ordem crescente e decrescente acrescentando mais alguma característica como maiores e menores entre meninos e meninas, maiores e menores entre as crianças de cabelo escuro, curto e etc.

(Sugestão 10) Em uma folha sulfite faça uma linha dividindo-a em dois lados, imprima ou cole diversas figuras dos dois lados do quadro. Peça para os alunos identificarem as imagens em menor ou maior, grande ou pequeno, largo ou estreito. É importante ressaltar para as crianças que elas devem levar em consideração o tamanho real das imagens. Apresente os sinais de maior e menor e peça para eles utilizarem os sinais na discriminação das imagens.

(Sugestão 11) Separe objetos presentes na sala de aula de diferentes tamanhos, comprimentos, e outras dimensões (cadeira, lápis, borracha, giz e etc). Monte uma roda de conversa e coloque os objetos para que a turma possa observá-los e classifica-los.

Complementando o conteúdo

A organização da turma durante a atividade é um aspecto fundamental para favorecer a interação entre as crianças, a circulação de informação e o avanço das aprendizagens. É importante dividi-las em duplas ou trios. Durante o jogo, as crianças deverão se revezar para clicar nas imagens. A cada proposta, uma criança coordena o mouse, mas os companheiros de dupla ou trio deverão ajudar na busca pela resposta correta.

Um jogo do site ESCOLA GAMES pode enriquecer este trabalho, com conteúdo específico de MAIOR e MENOR. É o “Maior e menor na selva”.

As medidas têm um uso de grande significado social e estão presentes nas atividades do nosso dia a dia. Por isso são importantes no trabalho de Matemática, não só por configurar a prática social da disciplina, como também por possibilitar a integração entre os vários tópicos programáticos: sistema de numeração, operações, medidas, espaço e forma.

Ainda que alguns dos aspectos a serem estudados sejam complexos, a necessidade do uso social gera a responsabilidade da escola em explorá-los desde o ingresso do aluno ao Ensino Infantil. Cabe ao professor, selecionar propostas, materiais e atividades adequadas.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/circoMagico/

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone