Ficha para o professor
Olá! O açougueiro precisa de sua ajuda!
A Casa de Carne Escola Games está lotada e é necessário ficar atento ao valor cobrado/recebido em cada pedido.
Contamos com seus conhecimentos para atender a todos muito bem!
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Matemática
Tema
Sistema monetário brasileiro
Grandezas e medidas
Série
1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
06 a 09 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Trabalhe com esta proposta como um “faz de conta”, pois as crianças se sentirão mais envolvidas. Assuma a postura de dono do açougue e converse com a turma, convencendo-as a comprar, simulando situações que imitem a realidade: “E aí? O que você vai querer comprar para fazer no almoço hoje?”, ou “O que você está com vontade de comer? Vamos ver qual a carne que você vai levar para a sua mãe fazer no almoço, ou no jantar de hoje.”
(Sugestão 2) Proponha o jogo em duplas. As crianças deverão jogar juntas, com folha e lápis em mãos. Para cada proposta, um registro na folha antes de marcar as notas na tela. Fazendo assim, a dupla terá oportunidade de trocar ideias e sistematizar seus conhecimentos. É importante que as duas crianças passem pelas duas funções: jogar e registrar. Durante as compras as crianças chegam à quantia cobrada de diferentes maneiras. Socialize os exemplos, mostrando que vários deles são corretos.
(Sugestão 3) Com os alunos do 3º ano utilize o jogo do banco imobiliário para melhor compreensão do sistema monetário brasileiro além da nossa de compra, venda/ troco.
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam desenhos das notas apontando diferenças e semelhanças entre elas.
(Sugestão 5) Apresentar as notas de aos alunos e propor as seguintes perguntas:
1) O que vocês estão vendo nesta cédula?
2) Qual é o valor desta cédula?
3) Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 10,00?
4) Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 2,00?
5) Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 20,00?
6) Todas as cédulas aparecem animais?
7) Todas as cédulas têm a mesma cor?
8) E as moedas têm o mesmo tamanho?
9) Como você sabe qual é o valor da moeda?
10) A moeda vale mais que uma nota?
(Sugestão 6) Montar um mercado na sala de aula onde os alunos deverão utilizar notas fictícias. Os alunos deverão passar pelo personagem de vendedor e também de comprador.
(Sugestão 7) Trabalhar com os alunos o vídeo a seguir:
“De onde vem o dinheiro”
https://www.youtube.com/watch?v=_HeXbeqvFf8&ab_channel=Sicredi
Disponível em: 28 de Abril de 2021
(Sugestão 8) Utilize atividades imprimíveis sobre o sistema monetário para complementar o conteúdo.
https://amorensina.com.br/atividades-com-o-sistema-monetario-1o-ano/
Acesso em: 28 de Abril de 2021
(Sugestão 9) Trabalhar com os alunos o nome das moedas dos outros países.
(Sugestão 10) Fazer um trabalho interdisciplinar com o professor de Geografia sobre o valor da moeda de cada país (para séries superiores ao 3º ano).
(Sugestão 11) Elaboração de situações problema envolvendo o dinheiro. Elaborar fichar com probleminhas envolvendo situações cotidianas.
(Sugestão 12) Promover uma contação de história sobre o tema: “e se eu tivesse todo o dinheiro do mundo?” Em seguida, socializar com os alunos a importância da conscientização sobre o uso do dinheiro.
Complementando o conteúdo
TRABALHAR COM OS ALUNOS SOBRE: A HISTÓRIA DO DINHEIRO
- Texto informativo: disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-dinheiro.htm
Acesso em 28 de Abril de 2021
- Vídeo sobre o assunto: Como surgiu o dinheiro?/ História infantil - Educação financeira para crianças
https://www.youtube.com/watch?v=rDDyy06CnfU
Acesso em 28 de Abril de 2021.
Falar sobre o início da educação financeira para crianças é algo essencial, tão essencial que deveria ser ensinado tanto nas casas quanto nas escolas, afinal, alguém que não sabe lidar com dinheiro de forma equilibrada pode ter muitos problemas a enfrentar na vida, tais como compras exageradas sem propósito, endividamento excessivo, incapacidade de fazer uma reserva de emergência, incapacidade de poupar para a realização de um sonho e tantos outros pontos.
Fonte: https://dinheirama.com/criancas-x-dinheiro-um-papo-essencial-sobre-o-tema/
Acesso em 28 de Abril de 2021.
10 AÇÕES PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS
Disponível em: https://dinheirama.com/10-acoes-para-ensinar-educacao-financeira-para-criancas-e-adolescentes/
Acesso em: 28 de Abril de 2021.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas
(EF01MA19) Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações simples do cotidiano do estudante.
(EF02MA05) Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito
(EF02MA06) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até três ordens, com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, utilizando estratégias pessoais ou convencionais
(EF02MA20) Estabelecer a equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro para resolver situações cotidianas.
(EF03MA24) Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra, venda e troca.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/casaDeCarne/