Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Casa de carne

Casa de carne

Olá! O açougueiro precisa de sua ajuda!

A Casa de Carne Escola Games está lotada e é necessário ficar atento ao valor cobrado/recebido em cada pedido.

Contamos com seus conhecimentos para atender a todos muito bem!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Sistema monetário brasileiro

Grandezas e medidas

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Brincar, simulando o jogo simbólico (vida real);
  • Desenvolver conhecimentos sobre a nossa moeda, o Real;
  • Aprender a utilizar o dinheiro: comprar, pagar, conferir o troco;
  • Conhecer os cortes de carne bovina;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito do sistema monetário brasileiro através do lúdico;
  • Sistematizar formas de registro de valores;
  • Estimular o raciocínio lógico matemático;
  • Resolver situações problema com situações cotidianas;
  • Conhecer o sistema monetário brasileiro;

Objetivos para o professor

  • Desenvolver nas crianças estratégias de cálculos utilizando o dinheiro;
  • Trabalhar dificuldades apresentadas pelos alunos em relação ao uso do dinheiro, especificamente sobre nossa moeda, o Real;
  • Compor um ambiente facilitador e prazeroso para aprender Matemática, trabalhando as quatro operações;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Trabalhe com esta proposta como um “faz de conta”, pois as crianças se sentirão mais envolvidas. Assuma a postura de dono do açougue e converse com a turma, convencendo-as a comprar, simulando situações que imitem a realidade: “E aí? O que você vai querer comprar para fazer no almoço hoje?”, ou “O que você está com vontade de comer? Vamos ver qual a carne que você vai levar para a sua mãe fazer no almoço, ou no jantar de hoje.”

(Sugestão 2) Proponha o jogo em duplas. As crianças deverão jogar juntas, com folha e lápis em mãos. Para cada proposta, um registro na folha antes de marcar as notas na tela. Fazendo assim, a dupla terá oportunidade de trocar ideias e sistematizar seus conhecimentos. É importante que as duas crianças passem pelas duas funções: jogar e registrar. Durante as compras as crianças chegam à quantia cobrada de diferentes maneiras. Socialize os exemplos, mostrando que vários deles são corretos.

(Sugestão 3) Com os alunos do 3º ano utilize o jogo do banco imobiliário para melhor compreensão do sistema monetário brasileiro além da nossa de compra, venda/ troco.

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam desenhos das notas apontando diferenças e semelhanças entre elas.

(Sugestão 5) Apresentar as notas de aos alunos e propor as seguintes perguntas:

1) O que vocês estão vendo nesta cédula?

2) Qual é o valor desta cédula?

3) Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 10,00?

4) Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 2,00?

5) Qual é o animal que aparece na cédula de R$ 20,00?

6) Todas as cédulas aparecem animais?

7) Todas as cédulas têm a mesma cor?

8) E as moedas têm o mesmo tamanho?

9) Como você sabe qual é o valor da moeda?

10) A moeda vale mais que uma nota?

(Sugestão 6) Montar um mercado na sala de aula onde os alunos deverão utilizar notas fictícias. Os alunos deverão passar pelo personagem de vendedor e também de comprador.

(Sugestão 7) Trabalhar com os alunos o vídeo a seguir:

“De onde vem o dinheiro”

https://www.youtube.com/watch?v=_HeXbeqvFf8&ab_channel=Sicredi

Disponível em: 28 de Abril de 2021

(Sugestão 8) Utilize atividades imprimíveis sobre o sistema monetário para complementar o conteúdo.

https://amorensina.com.br/atividades-com-o-sistema-monetario-1o-ano/

Acesso em: 28 de Abril de 2021

(Sugestão 9) Trabalhar com os alunos o nome das moedas dos outros países.

(Sugestão 10) Fazer um trabalho interdisciplinar com o professor de Geografia sobre o valor da moeda de cada país (para séries superiores ao 3º ano).

(Sugestão 11) Elaboração de situações problema envolvendo o dinheiro. Elaborar fichar com probleminhas envolvendo situações cotidianas.

(Sugestão 12) Promover uma contação de história sobre o tema: “e se eu tivesse todo o dinheiro do mundo?” Em seguida, socializar com os alunos a importância da conscientização sobre o uso do dinheiro.

Complementando o conteúdo

TRABALHAR COM OS ALUNOS SOBRE: A HISTÓRIA DO DINHEIRO

- Texto informativo: disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/o-dinheiro.htm

Acesso em 28 de Abril de 2021

- Vídeo sobre o assunto: Como surgiu o dinheiro?/ História infantil - Educação financeira para crianças

https://www.youtube.com/watch?v=rDDyy06CnfU

Acesso em 28 de Abril de 2021.

Falar sobre o início da educação financeira para crianças é algo essencial, tão essencial que deveria ser ensinado tanto nas casas quanto nas escolas, afinal, alguém que não sabe lidar com dinheiro de forma equilibrada pode ter muitos problemas a enfrentar na vida, tais como compras exageradas sem propósito, endividamento excessivo, incapacidade de fazer uma reserva de emergência, incapacidade de poupar para a realização de um sonho e tantos outros pontos.

Fonte: https://dinheirama.com/criancas-x-dinheiro-um-papo-essencial-sobre-o-tema/

Acesso em 28 de Abril de 2021.

10 AÇÕES PARA ENSINAR EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA CRIANÇAS

Disponível em: https://dinheirama.com/10-acoes-para-ensinar-educacao-financeira-para-criancas-e-adolescentes/

Acesso em: 28 de Abril de 2021.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/casaDeCarne/

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone