Ficha pedagógica
Carnaval Caça-Palavras
Neste jogo de caça-palavras, o tema é o Carnaval! 🎭🎉
As palavras estão divididas em categorias, como Fantasias e Adereços, Música e Dança, Personagens, Lugares e Alegria da Folia. Você escolhe um tema e procura, entre confetes e serpentinas, as palavras escondidas na sopa de letras!
| Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
|---|---|---|---|---|
| História | 1º Ano | Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo |
A escola, sua representação espacial, sua história e seu papel na comunidade |
(EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade. |
| Língua Portuguesa | 1º Ano 2º Ano | Leitura/escuta (compartilhada e autônoma) |
Decodificação/Fluência de leitura |
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização. |

Dicas para o educador
O Carnaval é uma grade festa popular que movimenta o Brasil. As crianças ficam muito animadas para usar roupas folclóricas, enfeites e brincar o Carnaval. Essa festa tão fantástica e divertida não pode passar sem comemoração nas escolas. E no canal da “Escola Games”, educador, as crianças também vão aprimorar os conhecimentos sobre essa festa maravilhosa que encanta a todos. A equipe do canal preparou, com muito carinho e empenho, caça-palavras temáticos que contêm vocábulos do contexto carnavalesco, como por exemplo: balão, máscara, frevo, axê, bateria, chocalho, desfile, passista, alegria, avenida, energia, multidão etc. As palavras estão divididas em categorias, como fantasias e Adereços, Música e Dança, Personagens, Lugares e Alegria da Folia. A criança escolhe o tema mais atrativo e dá início ao caça-palavra.
O game de caça-palavra ajuda na identificação da escrita correta e memorização das palavras. Caso surjam palavras desconhecidas, os alunos podem recorrer ao dicionário, pois ele é um grande aliado.
Para execução do game com sucesso, todos os professores da escola podem trabalhar com o tema em estudo, mas, especialmente, cabe ao professor de “Língua Portuguesa” explorar os assuntos em textos complementares e atividades de escrita ativa.
Educador, reúna a criançada e prepare um guarda-roupa com belas fantasias. Coloque uma música animada, pode ser uma marchinha. Daí, convide seus alunos para dançarem e divertirem-se. Antes de as crianças se enfeitarem com fantasias, sugerimos uma aula de maquiagem. Crianças enfeitadas e fantasiadas a critério, organize um bailinho, professor. Convide pais com disponibilidade para participarem desse evento. O Carnaval é uma festa da “família brasileira”. Deixe suas crianças se divertirem ao som das mais variadas músicas carnavalescas. Não há melhor maneira de dar início ao estudo da temática do que possibilitar às crianças momentos de interação e expressão corporal. Se achar viável, educador, use uma fantasia também, que poderá ser de um palhacinho, pois ele é um dos personagens do game com caça-palavras referentes ao Carnaval.
As crianças do 1º e 2º ano, auxiliadas pelos professores de Língua Portuguesa e Artes, poderão produzir com material reciclável as suas próprias máscaras em uma “Oficina de Artes”.
As palavras contidas no game, antes da execução do jogo, devem ser trabalhadas em atividades, como um ditado-relâmpago.
O que a BNCC espera dos professores quanto ao trabalho com as crianças visando ao “Carnaval”?
Lógico que o objetivo maior é deixar as crianças se expressarem com criatividade e liberdade de expressão. É hora de aproveitar para desenvolver o senso de coletividade e respeito às diferenças. O professor de “História” tem um papel importante durante as comemorações referentes ao Carnaval. Ele ficará encarregado de estudar com os alunos o histórico dessa festa tão marcante para os brasileiros. Quando começou essa festividade, ou seja, em que século? O que é “Entrudo”? Quando surgiram os “cordões” e “ranchos”? Como as pessoas se divertiam no Carnaval antigamente e hoje em dia? Durante o Carnaval, existem somente acontecimentos bons ou há algum perigo? Essa aula levará às crianças possibilidades de diálogo e troca de informações. Sugerimos que após pesquisas, as crianças tenham um momento para expor opiniões. É importante desenvolver nos alunos uma “consciência coletiva”.
Objetivos para o aluno:
- Realizar caça-palavras que contenham vocábulos do contexto carnavalesco;
- Explorar diferentes tecnologias e recursos digitais;
- Desenvolver habilidades artísticas e ampliar os conhecimentos de forma lúdica em “Oficinas de Arte”;
- Cantar e dançar ao som de músicas carnavalescas, como as marchinhas;
- Participar de atividades integradas para obter mais embasamento e interagir-se com o outro;
- Conhecer as palavras do game através de um ditado-relâmpago;
- Valorizar as manifestações culturais e tradições brasileiras;
- Expressar-se e manifestar seu posicionamento acerca dos mais variados conteúdos e assuntos.
Objetivos para o professor:
- Possibilitar o aprendizado dos conteúdos e ampliar o repertório através de games com caça-palavras;
- Trabalhar as competências digitais e sair das aulas maçantes;
- Estimular a consciência coletiva e interação das crianças;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
- Realizar “Oficinas de Arte” dentro da temática em estudo;
- Motivar para a fantasia e o “Faz de Conta”;
- Resgatar brincadeiras folclóricas, como a “Estátua”;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
Brincadeiras carnavalescas animam a criançada!
Cada professor tem uma forma de abordagem quando se trata de “Carnaval”. As crianças podem produzir poemas ou narrativas sobre o tema. Aulas com brincadeiras também são muito sugestivas. O educador que gosta de se movimentar, geralmente, prepara gincanas com brincadeiras que deixam as crianças mais soltas e à vontade.
Uma brincadeira muito divertida é a do “Rei Momo”. O professor dá uma bola ou bexiga para cada aluno colocar dentro da camiseta simulando a barriga do rei.
Outra brincadeira que dá muito resultado é o boliche com personagens carnavalescos. Essa atividade é muito educativa e recreativa. A criançada se diverte muito e dá muitas risadas quando derruba os boliches. Nessas atividades de recreação, é possível estimular a coordenação motora ampla e desenvolver uma noção espacial.
A “Dança das Fitas” é muito conhecida e explorada nas festividades de Carnaval. O professor coloca umas marchinhas de carnaval para tocar. Depois, dá uma fita colorida para cada criança segurar e dançar de acordo com sua criatividade.
A brincadeira da “Estátua Carnavalesca” também é muito boa para a ocasião. As crianças escolhem um personagem carnavalesco para representar e quando a música para de tocar, enfim, elas congelam em poses engraçadas. Uma criança deverá ser escolhida para adivinhar qual estátua seus coleguinhas estão dramatizando. Sendo assim, ela ficará fora da brincadeira. A cada nova representação, a criança que ficou de fora é inserida na brincadeira e assim sucessivamente.
O “Arremesso na Boca do Palhaço” é muito divertido. Trata-se de um brinquedo educativo que estimula a coordenação motora, a pontaria e a concentração das crianças de uma maneira muito lúdica.
Educador, fique à vontade para introduzir outras brincadeiras que estejam de acordo com o perfil de sua turma. Aqui constam algumas dicas preciosas, mas o importante é focar na imaginação das crianças e realizar essas brincadeiras populares ao ar livre, em um espaço agradável e amplo. Ouvir a risada das crianças é muito gratificante!
Complementando o conteúdo
O teatro é uma excelente ferramenta de ensino...
As crianças do 1º e 2º ano são muito ativas e comunicativas. Elas gostam de se expressar tanto na oralidade quanto na escrita. Vamos propor a produção de uma peça teatral com personagens carnavalescos. Os próprios alunos vão produzir o roteiro e preparar a decoração do palco.
As tarefas devem ser divididas de acordo com as habilidades de cada aluno. Existem crianças que gostam de desenhar e pintar, criar cenários. Outras mais desinibidas adoram atuar em cena. Vale a pena motivar os alunos tímidos para dramatizarem também, pois o teatro deve ser uma oportunidade para todos desenvolverem seus talentos.
O teatro promove a expressão artística e corporal. Nele, os alunos exploram suas capacidades e estimulam o “Faz de Conta”.
Antes da elaboração da peça teatral, sugerimos a “Hora do Conto” para despertar nas crianças o interesse pela temática.
Tem um livro muito interessante para as crianças conhecerem dentro do assunto em estudo: “O Carnaval dos Animais”. Uma história com musicalidade e muita animação. O professor pode contar a narrativa à sua maneira ou apresentá-la através de vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=CZDQzQO5GzA
Há também uma história muito boa que virou uma famosa peça teatral: "A Menina que Perdeu o Gato enquanto Dançava Frevo na Terça-feira de Carnaval". A narrativa tem como personagem protagonista uma menina que perdeu seu gatinho durante o “Carnaval” por estar muito entusiasmada. A peça é cheia de personagens característicos e valoriza muito a nossa cultura brasileira.
O estudo de textos e narrativas carnavalescas irá aguçar a curiosidade das crianças e despertá-las para a produção textual.
Quanto mais embasadas as crianças estiverem com relação à temática, melhores textos vão surgir e ao mesmo tempo terão um melhor desempenho no palco. A peça final da turma será o resultado do trabalho desenvolvido ao longo de todas as aulas.
É válido criar um convite especial a fim de chamar familiares para assistirem à peça. Que tal cada criança confeccionar uma máscara carnavalesca na aula de Arte para servir de convite? Atrás de cada uma, professor, o aluno deverá redigir os detalhes da peça, como dia da apresentação e horário, nome da mesma e outras informações importantes.
O teatro na escola reforça o trabalho em equipe e é uma excelente estratégia de ensino, pois a criança assimila conhecimentos e valores brincando. Ele promove a cultura popular e a cidadania. O mais importante é que o teatro dá espaço para a criança expor seus sentimentos e moções contidas.