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Bruxa dos acentos
A terrível Bruxa dos Acentos roubou todos os acentos gráficos das palavras e agora nós precisamos devolvê-los! Ela ainda acha que o til é um acento, você acredita?
Use todo o seu conhecimento para colocar os acentos e o til no lugar correto em cada palavra que aparecer na tela. Bom jogo!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Língua Portuguesa | 3º Ano | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação |
(EF03LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em monossílabos tônicos terminados em a, e, o e em palavras oxítonas terminadas em a, e, o, seguidas ou não de s. |
Língua Portuguesa | 4º Ano | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação |
(EF04LP04) Usar acento gráfico (agudo ou circunflexo) em paroxítonas terminadas em -i(s), -l, -r, -ão(s). |
Língua Portuguesa | 5º Ano | Análise linguística/semiótica (Ortografização) |
Conhecimento das diversas grafias do alfabeto/ Acentuação |
(EF05LP03) Acentuar corretamente palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. |
![personagem Escola Games](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fwww.escolagames.com.br%2Fimgs%2Fpersonagens%2Fprofessor2.png&w=3840&q=75)
Dicas para o educador
(EF03LP04)
Esta habilidade requer do aluno: identificar as sílabas das palavras; reconhecer qual sílaba é tônica; identificar quais têm vogais abertas e quais têm vogais fechadas; reconhecer sinais gráficos como o acento agudo e o circunflexo; relacionar o primeiro com vogais abertas e o segundo, com as fechadas. Depois disso, requer que os alunos identifiquem as regularidades da acentuação apontadas na habilidade.
(EF04LP04)
Esta habilidade requer do aluno: identificar as sílabas das palavras; reconhecer qual sílaba é tônica; identificar quais têm vogais abertas e quais têm vogais fechadas; reconhecer sinais gráficos como o acento agudo e o circunflexo; relacionar o primeiro com vogais abertas e o segundo, com as fechadas. Depois disso, requer que os alunos identifiquem as regularidades da acentuação apontadas na habilidade.
(EF05LP03)
Esta habilidade requer do aluno: identificar as sílabas das palavras; reconhecer qual sílaba é tônica; identificar quais têm vogais abertas e quais têm vogais fechadas; reconhecer sinais gráficos como o acento agudo e o circunflexo; relacionar o primeiro com vogais abertas e o segundo, com as fechadas. Depois disso, requer que os alunos identifiquem as regularidades da acentuação apontadas na habilidade.