Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Blocos espaciais

Blocos espaciais

O gato galáctico está precisando da sua ajuda para continuar sua viagem pelo espaço.

Ajude-o a encontrar todos os blocos espaciais para terminar essa missão.

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

06 a 09 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver raciocínio lógico-matemático;
  • Compreender o sistema de numeração decimal;
  • Explorar o material dourado
  • Desenvolver o pensamento numérico;
  • Relacionar quantidade e número;
  • Entender ações de agrupamento e inclusão;
  • Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado
  • Aprender a contar agrupando quantidades; perceber as relações que existem entre as peças do material dourado;
  • Através das trocas, compreender que no Sistema de Numeração Decimal;
  • Aperfeiçoar a leitura e a escrita de numerais;
  • Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Auxiliar no desenvolvimento de conceitos de unidade, dezena, centena e milhar;
  • Explorar com os alunos diferentes representações numéricas;
  • Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
  • Desenvolver princípio de agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;
  • Trabalhar o valor posicional dos números;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) As crianças deverão estar em duplas para este game. Um colega ajudará o outro na solução de cada proposta. É imprescindível colocar em evidência o que cada aluno sabe e o que precisa aprender, para que a troca de ideias e conhecimentos entre eles, faça avançar na aprendizagem.

Como registro, peça aos alunos que anotem todos os números que aparecerem nas jogadas. Eles jogarão várias vezes e por isso terão diversos números anotados. Depois, utilizando os registros de todas as duplas, deverão representá-los com o MATERIAL DOURADO em sala de aula. Usar os registros também para propor somas e subtrações, utilizando o material dourado.

.

(Sugestão 2) Explorar o material dourado em sala de aula. O material dourado representa um sistema de agrupamento e é importante deixar as crianças manusearem enquanto você lança perguntas, levanta hipóteses e questionamentos, gerando troca de conhecimentos, informações e ideias.

Alguns questionamentos que podem ser levantados:

- Quantos cubinhos precisamos para formar uma barra?

- Quantas barras precisamos para formar uma placa?

- Quantos cubinhos são necessários para formar uma placa?

- Quantas placas são necessárias para formar um cubo?

(Sugestão 3) Uma dica excelente para complementar as atividades com este projeto, é o “Jogo nunca 10!”, com material dourado:

Dispor a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribuir um material dourado para cada grupo.

*Cada grupo decide quem começa o jogo e a ordem das jogadas.

*Cada aluno, ao jogar, lança o(s) dados(s) e pega os cubinhos conforme a quantidade que tirou.

*Quando chegar a 10 cubinhos, deverá trocá-los por uma barra.

*Quando conseguir 10 barrinhas, deverá trocá-las por uma placa e assim sucessivamente.

*Ganha quem conseguir o maior número representado pelas peças adquiridas, ao final do tempo marcado pelo professor.

(Sugestão 4) Utilização de blocos lógicos.

(Sugestão 5) Construir material dourado utilizando palitos de picolé e tinta dourada e preta.

(Sugestão 6) Promover o uso de operações matemáticas com o material dourado.

(Sugestão 7) Executar ditados com o material dourado.

(Sugestão 8) Escrever em numerais e por extenso as representações com o Material Dourado.

(Sugestão 9) Construir tabelas com a composição e decomposição do material dourado.

(Sugestão 10) Utilizar conceitos de antecessor e sucessor com o material dourado.

Complementando o conteúdo

O material dourado foi idealizado pela médica e educadora Maria Montessori (1870-1952) para o ensino de aritmética. Apesar de ser criado com o intuito de destinar-se a atividades que auxiliassem o ensino e a aprendizagem de aritmética essa utilização evoluiu e hoje esse material pode ser utilizado para o estudo de frações, conceituação e cálculo de áreas e volumes, trabalho com números decimais e raiz quadrada. Partindo de uma perspectiva sensorial, o material dourado permite que a experiência concreta com os objetos se transforme, gradativamente, em abstrata e representativa. É fundamental que os alunos tenham contato com o MATERIAL DOURADO em sala de aula e possam manusear, explorar, manipular, brincar, conhecer e entender esse material, para a descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas. Converse com os alunos sobre a relação de números e quantidades e sobre o agrupamento das quantidades.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

(EF01MA07) Compor e decompor número de até duas ordens, por meio de diferentes adições, com o suporte de material manipulável, contribuindo para a compreensão de características do sistema de numeração decimal e o desenvolvimento de estratégias de cálculo.

(EF01MA08) Resolver e elaborar problemas de adição e de subtração, envolvendo números de até dois algarismos, com os significados de juntar, acrescentar, separar e retirar, com o suporte de imagens e/ou material manipulável, utilizando estratégias e formas de registro pessoais. Álgebra Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

(EF03MA01) Ler, escrever e comparar números naturais de até a ordem de unidade de milhar, estabelecendo relações entre os registros numéricos e em língua materna.

(EF03MA05) Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/blocosEspaciais/