Blocos espaciais

Que tal praticar seus conhecimentos matemáticos no espaço sideral?

Voe com o Gato Galáctico, aprendendo tudo sobre centenas, dezenas e unidades. Identifique os blocos e junte-os para descobrir a qual número se referem. Quem foi que disse que aprender sobre os números não pode ser super divertido?

Números

Leitura, escrita, comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero)

Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Números

Composição e decomposição de números naturais

Identificar características do sistema de numeração decimal, utilizando a composição e a decomposição de número natural de até quatro ordens.

O jogo traz para o mundo virtual, o trabalho com o MATERIAL DOURADO, auxiliando o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais. O material, mesmo sendo destinado ao trabalho com números (na matemática), pode ser utilizado com crianças menores para desenvolver a criatividade, motricidade e o raciocínio lógico-matemático.

Desenvolver raciocínio lógico-matemático;

Compreender o sistema de numeração decimal;

Explorar o material dourado

Desenvolver o pensamento numérico;

Relacionar quantidade e número;

Entender ações de agrupamento e inclusão;

Resolver soma e subtração de Números Naturais através do Material Dourado

Aprender a contar agrupando quantidades; perceber as relações que existem entre as peças do material dourado;

Através das trocas, compreender que no Sistema de Numeração Decimal;

Aperfeiçoar a leitura e a escrita de numerais;

Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Auxiliar no desenvolvimento de conceitos de unidade, dezena, centena e milhar;

Explorar com os alunos diferentes representações numéricas;

Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;

Desenvolver princípio de agrupamento e reagrupamento do sistema de numeração decimal;

Trabalhar o valor posicional dos números;

Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;

Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

(Sugestão 1) As crianças deverão estar em duplas para este game. Um colega ajudará o outro na solução de cada proposta. É imprescindível colocar em evidência o que cada aluno sabe e o que precisa aprender, para que a troca de ideias e conhecimentos entre eles, faça avançar na aprendizagem.

Como registro, peça aos alunos que anotem todos os números que aparecerem nas jogadas. Eles jogarão várias vezes e por isso terão diversos números anotados. Depois, utilizando os registros de todas as duplas, deverão representá-los com o MATERIAL DOURADO em sala de aula. Usar os registros também para propor somas e subtrações, utilizando o material dourado.

.

(Sugestão 2) Explorar o material dourado em sala de aula. O material dourado representa um sistema de agrupamento e é importante deixar as crianças manusearem enquanto você lança perguntas, levanta hipóteses e questionamentos, gerando troca de conhecimentos, informações e ideias.

Alguns questionamentos que podem ser levantados:

• Quantos cubinhos precisamos para formar uma barra?

• Quantas barras precisamos para formar uma placa?

• Quantos cubinhos são necessários para formar uma placa?

• Quantas placas são necessárias para formar um cubo?

(Sugestão 3) Uma dica excelente para complementar as atividades com este projeto, é o “Jogo nunca 10!”, com material dourado:

Dispor a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribuir um material dourado para cada grupo.

*Cada grupo decide quem começa o jogo e a ordem das jogadas.

*Cada aluno, ao jogar, lança o(s) dados(s) e pega os cubinhos conforme a quantidade que tirou.

*Quando chegar a 10 cubinhos, deverá trocá-los por uma barra.

*Quando conseguir 10 barrinhas, deverá trocá-las por uma placa e assim sucessivamente.

*Ganha quem conseguir o maior número representado pelas peças adquiridas, ao final do tempo marcado pelo professor.

(Sugestão 4) Utilização de blocos lógicos.

(Sugestão 5) Construir material dourado utilizando palitos de picolé e tinta dourada e preta.

(Sugestão 6) Promover o uso de operações matemáticas com o material dourado.

(Sugestão 7) Executar ditados com o material dourado.

(Sugestão 8) Escrever em numerais e por extenso as representações com o Material Dourado.

(Sugestão 9) Construir tabelas com a composição e decomposição do material dourado.

(Sugestão 10) Utilizar conceitos de antecessor e sucessor com o material dourado.

O material dourado foi idealizado pela médica e educadora Maria Montessori (1870-1952) para o ensino de aritmética. Apesar de ser criado com o intuito de destinar-se a atividades que auxiliassem o ensino e a aprendizagem de aritmética essa utilização evoluiu e hoje esse material pode ser utilizado para o estudo de frações, conceituação e cálculo de áreas e volumes, trabalho com números decimais e raiz quadrada. Partindo de uma perspectiva sensorial, o material dourado permite que a experiência concreta com os objetos se transforme, gradativamente, em abstrata e representativa. É fundamental que os alunos tenham contato com o MATERIAL DOURADO em sala de aula e possam manusear, explorar, manipular, brincar, conhecer e entender esse material, para a descoberta de características, propriedades e suas possibilidades associativas. Converse com os alunos sobre a relação de números e quantidades e sobre o agrupamento das quantidades.