Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Árvore genealógica

Árvore genealógica

Eu sou o João, filho da Sílvia! Hoje veio uma ventania que bagunçou toda a minha árvore genealógica. Você pode me ajudar a organizá-la novamente?

Venha comigo e conheça as pessoas que eu mais amo nesse mundo!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Geografia

História

Ciências

Tema

Relações familiares e grau de parentesco

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano - 4º Ano - 5º Ano

Idade

06 a 11 anos

Objetivos para o aluno

  • Aprender o conceito de Árvore Genealógica;
  • Nomear os parentes de primeiro e segundo grau;
  • Reconhecer que as pessoas possuem diferentes origens;
  • Entender como é a organização e grau de parentesco;
  • Compreender o relacionamento entre as pessoas de sua família e com as demais pessoas que a rodeiam;
  • Desenvolver respeito ao próximo;
  • Ampliar o conhecimento abordado em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Oportunizar atividades que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares;
  • Propiciar à criança a reflexão de sua estrutura familiar e o conhecimento da estrutura de outras famílias;
  • Promover o ensino através de atividades lúdicas e prazerosas;
  • Trabalhar questões do nosso dia-a-dia para despertar no aluno a busca das respostas;
  • Despertar os alunos para compreensão de conteúdos através de jogos;
  • Realizar atividades lúdicas e diferenciadas;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Apresentar aos alunos o vídeo a seguir:

A Família - Árvore Genealógica para crianças

https://www.youtube.com/watch?v=pZvhBKdoMAA&ab_channel=SmileandLearn-Portugu%C3%AAs

(Sugestão 2) Apresentar a música FAMÍLIA de Rita Rameh

https://www.youtube.com/watch?v=1qDnRDbzgts&ab_channel=ProfessoraElianeOliver

(Sugestão 3) Solicitar que os alunos levem fotos de sua família. Em seguida entregue um modelo em branco de árvores genealógica e peça para que eles montem cada parentesco no lugar correto. A atividade pode ser feita em grande escala e colada no mural da escola ou sala de aula.

(Sugestão 4) Convide as crianças a ouvirem a Música “Eu” disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=GBMQFJXaYLA

(Sugestão 5) Colocar os alunos em roda e fazer algumas perguntas, como:

Quem veio antes de mim, meus pais ou avós?

E antes de meus avós?

E antes de meus bisavós?

Você conhece seus avós ou bisavós?

O que o irmão do meu pai é meu?

O que o filho do meu primo é meu?

Se meu irmão tiver um filho o que ele será meu?

(Sugestão 6) Produzir desenhos e pinturas representando o papel de cada um na família.

(Sugestão 7) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa em casa sobre os dados da criança: dados de quando nasceu e dados atuais para serem utilizados e comparados durante as atividades. Em seguida, fazer uma roda para discutir o resultado de suas pesquisas em casa, e assim compararemos as semelhanças e diferenças entre eles.

Complementando o conteúdo

O conteúdo envolvendo árvore genealógica nas séries iniciais do ensino fundamental é abordado na BNCC principalmente em História e Geografia e não em Ciência como a maioria espera. Contudo, esse tema pode e deve ser trabalhado de forma interdisciplinar. Numa grande parcela das escolas os professores do fundamental I lecionam a maioria das disciplinas, mas isso não é empecilho para estabelecer a parceria com outros professores. Convide todos os professores dessa turma e elabore um projeto pedagógico envolvendo a temática da família. Entre os temas que podem ser abordados estão:

– Eu e minha Família. Quem são? Quais as relações de parentesco? (Ciências/ Língua portuguesa);

– Números de membros na família (Matemática);

– Nome e sobrenome. A história do nome e os significados; (História);

– Referências e vínculos da criança (História, Língua Portuguesa);

– As profissões (História, geografia);

– Vínculos afetivos (Ciências);

- Noções de população e comunidade (Ciências e Geografia);

Importante:

Durante o desenvolvimento da aula você encontrará famílias muito heterogêneas. Algumas crianças poderão ter sido criadas pelos avós ou pelos tios, outras podem estar morando em abrigos. Diante dessa situação dê liberdade às crianças para escolherem o grau de familiaridade que elas quiserem, mesmo que não haja laços sanguíneos. É importante abordar esse tema antes mesmo de iniciar a atividade explicando que as famílias assumem relações e organizações diferentes.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/arvoreGenealogica/