Aprendendo o alfabeto

Chegou a hora de brincar com as letrinhas! Vamos treinar o som das letras que iniciam um montão de palavras legais. Acertou a letra que falta na palavra que aparece na tela? Siga para a próxima e mostre que você sabe tudo das letras do alfabeto!

Escrita (compartilhada e autônoma)

Correspondência fonema-grafema

(EF01LP02)

Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF01LP09)

Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF01LP10)

Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras.

Este game propicia o aluno a perceber que existe uma correspondência entre uma unidade gráfica (letra) e uma unidade sonora. De maneira prazerosa e lúdica, as crianças vão se apropriando das relações entre as letras e seus sons, favorecendo a aprendizagem da leitura e da escrita. Além disso, a essa atividade tem o objetivo de ampliar o vocabulário das crianças.

Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes;

Possibilitar ao aluno identificar o alfabeto como um conjunto estável de símbolos que representa, graficamente, a nossa fala;

Conhecer a ordem alfabética da escrita do alfabeto;

Associar letra ao seu som;

Desenvolver atenção, memória, oralidade e integração.

Ampliar vocabulário;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons.

Promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que os alunos possam expor suas próprias ideias próprias.

Promover o desenvolvimento de trabalhos em grupo;

Promover momentos de descontração e socialização do conhecimento;

(Sugestão 1) As rodas são sempre momentos de muita aprendizagem e devem fazer parte da rotina dos alunos!

Para este conteúdo, proponha roda de música. Apresentamos aqui três exemplos que poderão compor o Projeto:

“Abecedário da XUXA”, de Xuxa.

“O Alfabeto”, de Aline Barros.

“Alfabeto”, de Eliana.

(Sugestão 2) Os livros de literatura infantil são ótimas ferramentas para compor também este Projeto. Algumas sugestões:

. “ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO” de Amir Piedade.

. “DE AVESTRUZ A ZEBRA” de Maiti Frank Carril e Rodrigo Frank.

. “ALFABETO DOS PINGOS” de Mary e Eliardo França.

. “ALFABETANDO” de Lia Zatz.

(Sugestão 3) Através de cartazes, data show, DVD/TV ou, se a escola possuir laptops, apresentar estes conteúdos às crianças, em rodas diversas.

Propor o jogo em duplas, onde as crianças deverão trocar ideias, conhecimentos e informações durante a atividade. A cada rodada, peça que registrem em uma folha cada uma das letras que apareceram no jogo e também as palavras com essas iniciais.

(Sugestão 4) Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc;

(Sugestão 5) Construir um jogo da memória com animais ou objetos que possui a mesma inicial;

(Sugestão 6) Fazer recorte em revistas montando palavras;

(Sugestão 6.1) 4. Recortar de revistas as letras do alfabeto colocando em ordem no caderno ou folha sulfite.

(Sugestão 7) Construir alfabeto de tampinhas de garrafas. Distribuir aos alunos e solicitarem que montem palavras simples.

(Sugestão 7.1) Com o alfabeto móvel peça para os alunos o embaralharem e quando a professora disser já eles colocam em ordem alfabética. Vence quem acabar primeiro;

(Sugestão 8) Nuvem de palavras: desenhe uma nuvem gigante no quadro com a cada letra do alfabeto e peça para que casa aluno fale uma palavra que comece com essa letra. A cada palavra que os alunos falarem escreva no quadro para que eles possam se familiarizando.

(Sugestão 9) Utilizar canetinhas coloridas para escrever o alfabeto com letra cursiva e letra de forma. Para cada letra peça para os alunos fazerem um desenho correspondente com a inicial.

(Sugestão 10) Imprima o alfabeto em vários estilos de fontes. Escolha as fontes mais diferentes que conseguir. Imprima fora de ordem. Em seguida, recorte-as e peça para os alunos colocarem em ordem alfabética.

Sugestões extras para desenvolvimentos de atividades durante e após a execução do game.

1. Ditar a palavra para o colega da dupla ou grupo.

2. Escrever outras 2 palavras que tenham a mesma inicial, mas que não apareceram no jogo.

3. Escrever uma frase com cada uma das palavras.

4. Ler e ilustrar as palavras.

5. Usar as palavras para compor um bingo de palavras.

6. Brincar de forca usando as palavras.

7. Reunir as palavras de toda a turma e propor que as separem de acordo com critérios diversos: palavras com o mesmo número de letras, que iniciam com a mesma letra, que terminam com a mesma letra, etc.

8. Construir um jogo da memória com as palavras e as ilustrações que fizerem.

9. Escrever duas palavras que iniciam com cada uma das letras do alfabeto.

10. Escrever qual letra vem antes e qual letra vem depois.