Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Aprenda a contar

Aprenda a contar

Vamos brincar de pular corda e aprender a contar até 100. O coelho será nosso parceiro nessa brincadeira super divertida!

Escolha o seu idioma, comece a pular e fique atendo para não cair.

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Componente curricular

Língua Portuguesa

Matemática

Inglês

Espanhol

Italiano

Tema

Números e operações

Língua Inglesa: vocabulário de números

Língua Espanhola: vocabulário de números

Série

1º Ano - 2º Ano - 2º Estágio - 3º Ano - 4º Ano - 5º Ano - 6º Ano

Idade

05 a 12 anos

Objetivos para o aluno

  • Recitar e memorizar a sequência numérica de 1 a 100;
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;
  • Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;
  • Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira;
  • Sistematizar formas de registro de quantidades;
  • Estimular o raciocínio lógico matemático;
  • Resolver situações problema com a temática proposta;
  • Conhecer os números de 0 a 100 em outras línguas (inglês, espanhol e italiano);
  • Desenvolver a compreensão da linguagem de outras culturas;

Objetivos para o professor

  • Estimular a contagem de rotina;
  • Oferecer recurso didático audiovisual como estímulo da aprendizagem e sistematização da sequência numérica;
  • Trabalhar a sequência numérica de 1 a 100, estabelecendo comparações entre esses números e analisando as regularidades das sequências;
  • Estimular o aprendizado de outros idiomas;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ressaltar a regularidade entre as mudanças ocorridas a partir do número 9;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Oriente os alunos para jogarem e observarem o número que aparece, associando-o ao áudio, facilitando a memorização.

(Sugestão 2) Desafios podem e devem ser lançados! Para as crianças menores, pode, por exemplo, lançar uma pergunta: “Qual o número vem depois do 17?”. As crianças terão que jogar, atentas, para não se perderem na contagem e encontrarem a resposta que o professor pediu.

(Sugestão 3) Para as crianças um pouco maiores, propor como registro a escrita de números que estão faltando no quadro numérico (em Xerox). A partir do jogo, a criança vai analisar qual o número vem antes, para descobrir o número que está faltando no quadro.

(Sugestão 4) Uma ótima proposta é oferecer um quadro numérico com os números que representam as passagens das dezenas, em branco. Para as crianças é mais difícil memorizar a contagem das passagens das dezenas (29/30, 39/40, etc.) do que a sequência numérica em geral.

Estas sugestões valem também para o trabalho com as sequências numéricas em inglês e espanhol.

(Sugestão 5) Instigar os alunos a contarem seus próprios objetos pessoais, objetos presentes na sala, colegas e em seguida solicitar que anotem as informações do caderno. Lembrando que os alunos deverão contar esses objetos em inglês, espanhol e italiano. Para séries iniciais proponha essa contagem de forma separada, primeiro português, depois inglês e assim sucessivamente.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre palavras italianas que usamos com frequência no Brasil. Para consultar acesse o link abaixo.

http://www.ateneoidiomas.com.br/15-palavras-italianas-mais-usadas-no-portugues/

Acesso em 24 de Maio de 2021

(Sugestão 7) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.

(Sugestão 8) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre palavras em inglês que adotamos na nossa língua portuguesa. Para consultar acesse o link abaixo.

https://www.wizard.com.br/idiomas/palavras-em-ingles-que-o-brasileiro-adotou-no-dia-a-dia/

Acesso em 24 de maio de 2021

(Sugestão 9) Utilizar o aplicativo Duolingo como recurso complementar para o aprendizado da Língua Inglesa.

(Sugestão 10) Como trabalho interdisciplinar você pode promover atividade envolvendo o uso de operações e como resultado colocar o número por extenso no idioma determinado.

(Sugestão 11) Solicitar que os alunos façam pesquisa no dicionário de língua estrangeira palavras de seu cotidiano na sala de aula, como: caderno, lápis, caneta, professor, alunos, escola e etc...

(Sugestão 12) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa de alguma música de uma das línguas apresentada. Imprima a letra e socialize a música com a turma.

Complementando o conteúdo

No ensino de Língua Estrangeira, é fundamental que o professor estimule em um primeiro momento a compreensão oral da criança, atentando para a presença do som e a relação com o símbolo numérico. A atividade pode ser semelhante à proposta para o ensino de Matemática, com o reforço, neste caso, da particularidade dos sons (fonemas) da língua em questão. É fundamental, também, que o professor fique atento à produção oral da criança, assegurando que ela produza sons semelhantes aos que ela ouvir no jogo. Posteriormente, apenas, é que o professor deve se concentrar na aprendizagem dos números por escrito, seguindo esse caminho quando se assegurar que a relação de sequência e de regularidade dos números foi adquirida.

Enriqueça seu Projeto com atividades orais envolvendo brincadeiras, músicas e versos, nas quais se pode exercitar a verbalização da sequência numérica através da contagem rítmica e em movimentos, tanto em nosso idioma como nos outros idiomas oferecidos no jogo.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/aprendaContar/

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/learn-to-count/.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone