Ficha para o professor
Vamos brincar de pular corda e aprender a contar até 100. O coelho será nosso parceiro nessa brincadeira super divertida!
Escolha o seu idioma, comece a pular e fique atendo para não cair.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Ensino Fundamental II
Componente curricular
Língua Portuguesa
Matemática
Inglês
Espanhol
Italiano
Tema
Números e operações
Língua Inglesa: vocabulário de números
Língua Espanhola: vocabulário de números
Série
1º Ano - 2º Ano - 2º Estágio - 3º Ano - 4º Ano - 5º Ano - 6º Ano
Idade
05 a 12 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Oriente os alunos para jogarem e observarem o número que aparece, associando-o ao áudio, facilitando a memorização.
(Sugestão 2) Desafios podem e devem ser lançados! Para as crianças menores, pode, por exemplo, lançar uma pergunta: “Qual o número vem depois do 17?”. As crianças terão que jogar, atentas, para não se perderem na contagem e encontrarem a resposta que o professor pediu.
(Sugestão 3) Para as crianças um pouco maiores, propor como registro a escrita de números que estão faltando no quadro numérico (em Xerox). A partir do jogo, a criança vai analisar qual o número vem antes, para descobrir o número que está faltando no quadro.
(Sugestão 4) Uma ótima proposta é oferecer um quadro numérico com os números que representam as passagens das dezenas, em branco. Para as crianças é mais difícil memorizar a contagem das passagens das dezenas (29/30, 39/40, etc.) do que a sequência numérica em geral.
Estas sugestões valem também para o trabalho com as sequências numéricas em inglês e espanhol.
(Sugestão 5) Instigar os alunos a contarem seus próprios objetos pessoais, objetos presentes na sala, colegas e em seguida solicitar que anotem as informações do caderno. Lembrando que os alunos deverão contar esses objetos em inglês, espanhol e italiano. Para séries iniciais proponha essa contagem de forma separada, primeiro português, depois inglês e assim sucessivamente.
(Sugestão 6) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre palavras italianas que usamos com frequência no Brasil. Para consultar acesse o link abaixo.
http://www.ateneoidiomas.com.br/15-palavras-italianas-mais-usadas-no-portugues/
Acesso em 24 de Maio de 2021
(Sugestão 7) Brincadeira da amarelinha com os números de 0 a 10. Contando em ordem crescente na ida e decrescente na volta.
(Sugestão 8) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre palavras em inglês que adotamos na nossa língua portuguesa. Para consultar acesse o link abaixo.
https://www.wizard.com.br/idiomas/palavras-em-ingles-que-o-brasileiro-adotou-no-dia-a-dia/
Acesso em 24 de maio de 2021
(Sugestão 9) Utilizar o aplicativo Duolingo como recurso complementar para o aprendizado da Língua Inglesa.
(Sugestão 10) Como trabalho interdisciplinar você pode promover atividade envolvendo o uso de operações e como resultado colocar o número por extenso no idioma determinado.
(Sugestão 11) Solicitar que os alunos façam pesquisa no dicionário de língua estrangeira palavras de seu cotidiano na sala de aula, como: caderno, lápis, caneta, professor, alunos, escola e etc...
(Sugestão 12) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa de alguma música de uma das línguas apresentada. Imprima a letra e socialize a música com a turma.
Complementando o conteúdo
No ensino de Língua Estrangeira, é fundamental que o professor estimule em um primeiro momento a compreensão oral da criança, atentando para a presença do som e a relação com o símbolo numérico. A atividade pode ser semelhante à proposta para o ensino de Matemática, com o reforço, neste caso, da particularidade dos sons (fonemas) da língua em questão. É fundamental, também, que o professor fique atento à produção oral da criança, assegurando que ela produza sons semelhantes aos que ela ouvir no jogo. Posteriormente, apenas, é que o professor deve se concentrar na aprendizagem dos números por escrito, seguindo esse caminho quando se assegurar que a relação de sequência e de regularidade dos números foi adquirida.
Enriqueça seu Projeto com atividades orais envolvendo brincadeiras, músicas e versos, nas quais se pode exercitar a verbalização da sequência numérica através da contagem rítmica e em movimentos, tanto em nosso idioma como nos outros idiomas oferecidos no jogo.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
MATEMÁTICA
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
LÍNGUA ESTRANGEIRA – ENSINO FUNDAMENTAL I
1. Identificar o lugar de si e o do outro em um mundo plurilíngue e multicultural, refletindo, criticamente, sobre como a aprendizagem da língua inglesa contribui para a inserção dos sujeitos no mundo globalizado, inclusive no que concerne ao mundo do trabalho.
2.Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.
3. Identificar similaridades e diferenças entre a língua inglesa e a língua materna/outras línguas, articulando-as a aspectos sociais, culturais e identitários, em uma relação intrínseca entre língua, cultura e identidade.
4. Elaborar repertórios linguístico-discursivos da língua inglesa, usados em diferentes países e por grupos sociais distintos dentro de um mesmo país, de modo a reconhecer a diversidade linguística como direito e valorizar os usos heterogêneos, híbridos e multimodais emergentes nas sociedades contemporâneas.
5.Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação, para pesquisar, selecionar, compartilhar, posicionar-se e produzir sentidos em práticas de letramento na língua inglesa, de forma ética, crítica e responsável.
6.Conhecer diferentes patrimônios culturais, materiais e imateriais, difundidos na língua inglesa, com vistas ao exercício da fruição e da ampliação de perspectivas no contato com diferentes manifestações artístico-culturais.
LÍNGUA ESTRANGEIRA - ENSINO FUNDAMENTAL II
(EF06LI01) Interagir em situações de intercâmbio oral, demonstrando iniciativa para utilizar a língua inglesa.
(EF06LI09) Localizar informações específicas em texto.
(EF06LI10) Conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou on-line) para construir repertório lexical.
(EF06LI11) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para construir repertório lexical na língua inglesa.
(EF06LI24) Investigar o alcance da língua inglesa no mundo: como língua materna e/ou oficial (primeira ou segunda língua).
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/aprendaContar/
Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/learn-to-count/.