Escola Games | Jogos Educativos
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Ficha pedagógica

Amiguinhos do Agro: jogo da trilha
Prepare-se para uma corrida cheia de aventuras! No Jogo da Trilha, você pode desafiar um amigo ou jogar contra o computador. O objetivo é simples: chegar o mais rápido possível ao final da trilha! Mas para avançar, é preciso mostrar que sabe tudo sobre o agro e o meio ambiente, além de contar com um pouquinho de sorte! Responda perguntas, enfrente imprevistos e descubra quem é o verdadeiro campeão da trilha!
Componente | Ano / Faixa | Unidades temáticas | Objetos de conhecimento | Habilidades |
---|---|---|---|---|
Geografia | 3º Ano | O sujeito e seu lugar no mundo |
A cidade e o campo: aproximações e diferenças |
(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo. |

Dicas para o educador
Nós, do Canal da Escola Games, educador, pensando em favorecer o aprendizado das crianças do 3º ano durante as aulas de Geografia, preparamos um game superdinâmico para que elas identifiquem em uma trilha conhecimentos relacionados ao agro e meio ambiente. A criança vai passar por desafios e terá que vencê-los para chegar ao final da trilha. O jogo pode ser desenvolvido individualmente ou em dupla.
Para avançar no tabuleiro, o aluno seleciona uma carta. Se ele cair em uma casa com quiz, será preciso responder à pergunta e acertá-la para seguir na trilha. O mais interessante nesse game é escolher o jogador que vai simbolizar a criança na dinâmica do jogo. Os jogadores do game são representados por animais conhecidos pelas crianças e que fazem parte do contexto do agro e mundo animal, como: o tucano, o bode, o cachorro, a tartaruga, o papagaio, o cavalo, a cobra e a vaca. A criança escolhe a carta ou o próprio computador para avançar na trilha. Dependendo da casa em que cair, a criança terá que voltar seguindo a numeração indicada. Geralmente, o computador sempre acerta as respostas. As perguntas do game estão voltadas para circunstâncias e situações do dia a dia visando ao meio ambiente à nossa volta. Uma das perguntas do quiz da trilha está registrada a seguir:
Qual dessas atitudes ajuda a proteger o meio ambiente?
a) desmatar florestas;
b) queimar lixo;
c) plantar árvores.
Brincando e aprendendo a criança vai vencendo a trilha até chegar à sua reta final. O aprendizado será grandioso e a aula muito lúdica. As crianças, através da trilha do game, educador, farão reflexões sobre como preservar os recursos naturais, como reduzir a poluição, como manter o solo fértil, bem como compreenderão a importância de uma alimentação saudável, enfim, são muitos os conteúdos e conhecimentos a serem assimilados em um único e fantástico jogo.
Ao longo do trajeto da trilha do game, educador, vão surgindo imagens com texto completar para melhor percepção do conteúdo e para fixação do mesmo. Trata-se de ilustrações que representam o desmatamento ilegal, o descarte irregular de resíduos, a extinção de espécies, a contaminação dos mananciais, as queimadas ilegais, as técnicas modernas de plantio, o adubo orgânico, o reflorestamento, a criação de vacas leiteiras e a mata ciliar preservada. Temos aqui um material riquíssimo para desenvolver um trabalho de pesquisa. São assuntos que merecem um aprofundamento no estudo. Sendo assim, vamos propor um trabalho em equipe antes da execução do game.
Divida, professor de Geografia, as crianças em dez grupos e faça um sorteio dos temas mencionados anteriormente para cada equipe. A ideia é a pesquisa do assunto estipulado e apresentação à turma se utilizando de alguma técnica, como uma aula-vídeo, um álbum seriado (coleção de cartazes e textos) ou até um teatrinho. Cada grupo precisa escolher uma dinâmica diferente para apresentar o resultado da pesquisa aos coleguinhas e ter uma variedade de abordagem dos assuntos em estudo, pois assim as aulas serão mais proveitosas e estimulantes.
Para um melhor embasamento dos alunos da 3ª série, sugerimos uma discussão em grupo sobre como vivem as pessoas da cidade e do campo. É importante falar um pouquinho sobre a agricultura, sobre a pecuária e indústria. Vale a pena ressaltar as profissões exercidas pelas pessoas que cuidam dos animais, das plantas e do solo.
Nós, do canal da Escola Games, além de produzirmos o jogo online dentro da habilidade da BNCC, também nos preocupamos com a didática e por isso damos dicas aos professores para incrementarem suas aulas e aproveitarem o game ao máximo, porém cabe a cada educador elaborar seu planejamento e agregar outras atividades complementares.
A BNCC, educador, preconiza o trabalho com jogos na educação nas competências e habilidades. Ela faz referência à cultura digital e aos games, incentiva a criatividade, a descoberta desses recursos, bem como o pensamento crítico sobre eles.
Objetivos para o aluno:
- Desenvolver a trilha do game para conhecer aspectos, características do agro e meio ambiente à nossa volta;
- Responder às perguntas do jogo em estudo ao cair em uma casa de quiz;
- Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais que vivem tanto na cidade quanto no campo;
- Perceber mudanças ao longo dos tempos na agricultura, industrialização e urbanização;
- Homenagear aos agrônomos com uma passeata;
- Reconhecer a importância dos profissionais da cidade e do campo;
- Socializar-se com os coleguinhas através de dinâmicas, aprender os conteúdos e ao mesmo tempo desenvolver laços afetivos.
Objetivos para o professor
- Possibilitar aos alunos do 3º ano aprenderem através das competências digitais e saírem das aulas maçantes;
- Promover a compreensão dos alunos acerca das interações entre o campo e a cidade, discutindo suas características, mudanças e influências no cotidiano das pessoas;
- Estimular a localização espacial e agilidade mental no jogo da trilha;
- Explorar a linguagem verbal e não verbal para passar o conteúdo às crianças;
- Organizar uma passeata com os alunos do 3º ano para conscientizá-los com relação à importância do agrônomo;
- Apresentar às crianças as características visando à produção de cartaz;
- Potencializar a memorização e aprendizado das crianças;
- Realizar dinâmicas para complementar as aulas teóricas e dinamizar o processo de ensino;
- Dar espaço às crianças para desenvolverem a imaginação, a criatividade, as habilidades artísticas, a sensibilidade e afetividade.
Sugestão de abordagem para o professor
Educador, como fazer as crianças entenderem a relação do campo e da cidade?
Além das aulas teóricas para os alunos compreenderem essa relação, dinâmicas são essenciais para fundamentarem os conteúdos.
CAÇA AO TESOURO
Que tal as crianças montarem dois ambientes na escola? Um representando o campo e outro uma cidade. A turma precisa ser dividida em duas equipes.
O educador vai lançar um desafio às crianças: encontrar elementos escondidos pelo pátio da escola que completem esses ambientes. Estamos falando de brinquedos que simbolizam animais, plantas, alimentos, carros, casas, escola, igreja, prédios, roça, rio, montanhas etc. Os alunos podem elaborar com sucata os componentes do campo e da cidade. Cada criança precisa encontrar um objeto ou elemento que represente o ambiente do qual faz parte.
As crianças que forem achando os componentes mais rapidamente, educador, vão montar o cenário primeiro e vencer a disputa. Esse é o grande desafio! É como se fosse uma caça ao tesouro.
Os alunos vão revelar nos cenários montados a evolução da zona urbana e rural, incluindo mudanças na agricultura, industrialização e urbanização. Para isso, vão utilizar a criatividade e recursos vários, como plaquinhas indicando cuidados com o meio ambiente ou até cartazes com slogans.
O pátio da escola pode ser o escolhido para a realização dessa dinâmica que vai movimentar as crianças do 3º ano.
Ao final dessa atividade prática, as crianças precisam reconhecer que a cidade e o campo se complementam e ambos têm seu valor.
FANTOCHES OU DEDOCHES TEMÁTICOS
Será necessária uma “Oficina de Artes” para as crianças criarem com sucata seus fantoches e dedoches sobre os personagens do campo e da cidade. A intenção é encenar textos contextualizando os assuntos do game e apresentá-los à turma com os fantoches temáticos. O mais importante é mostrar através das dramatizações que devemos dar valor às pessoas que trabalham na cidade e também no campo, pois delas dependemos para ter uma vida com dignidade.
As crianças precisam ter empatia por todos os profissionais que atuam duramente nas cidades e campos para que nosso dia a dia seja harmonioso e proveitoso. O respeito pelo trabalho do gari é tão importante quanto o reconhecimento da função do agrônomo. Não há uma profissão melhor do que a outra uma vez que necessitamos uns dos outros.
O professor de Artes poderá auxiliar o de Geografia na organização e desenvolvimento dessa aula criativa. Já o professor de Língua Portuguesa, devido ao seu domínio dos aspectos linguísticos, deverá ceder aulas para as produções de textos que darão vida aos fantoches. Temos aqui a possibilidade de um projeto multidisciplinar. Isso mesmo! Para isso, propomos uma reunião didática com os professores e coordenadores a fim de que possam planejar e distribuírem cuidadosamente as tarefas.
São inúmeras as vantagens quanto à execução na escola de um projeto multidisciplinar, mas a mais importante é a abordagem de diferentes áreas do conhecimento. Essa abordagem não só enriquece o aprendizado, mas também prepara os alunos para os desafios do mundo real, pois eles precisam buscar soluções práticas para problemas complexos. O trabalho em equipe é reforçado e as crianças desenvolvem várias habilidades e competências.
O trabalho com fantoches é motivador e precisa ser valorizado pela Comunidade Educativa. Sendo assim, educador, convide outra turma para prestigiar essa atividade criativa ou até os pais das crianças. Será um momento de grande interação e afetividade também.
Complementando o conteúdo
Educador, para complementar o assunto em estudo, nós, do canal da Escola Games, achamos essencial levar às crianças informações sobre o agrônomo. Daremos aqui algumas dicas de atividades, mas você pode incrementá-las de acordo com sua criatividade e intenções de aprendizado. O importante é dinamizar suas aulas e contextualizar o game.
Qual é o trabalho de um agrônomo?
Faça uma “Roda de Conversa” com as crianças do 3º ano, professor de Geografia, para passar-lhes informações. Porém, antes, dê como tarefa uma pesquisa sobre esse grande profissional que tanto contribui para o desenvolvimento da agricultura e agropecuária.
Um agrônomo, educador, é um profissional responsável por planejar, gerenciar e implementar processos agrícolas e pecuários, cujo objetivo é o de otimizar a produção, garantir a sustentabilidade e promover a segurança alimentar. As crianças precisam dessa informação para entender melhor a utilidade desse profissional no controle das pragas e manejo do solo. Cabe a ele elaborar planos de cultivo, selecionar culturas adequadas, planejar a irrigação de drenagem, controlar os custos, desenvolver novas variedades de plantas e raças de animais mais produtivas, planejar e implementar sistemas de mecanização agrícola, enfim, são inúmeras as responsabilidades de um agrônomo e por isso ele precisa ser bastante valorizado. Ele também tem que fiscalizar e orientar estabelecimentos rurais que atuam na área de alimentos, garantindo a qualidade e a segurança dos produtos.
Nossa proposta após pesquisa e diálogo com os alunos, educador, será fazer uma homenagem aos agrônomos. Isso mesmo! As crianças vão reconhecer a importância dele em nossas vidas. A ideia é uma passeata.
Através da passeata, as crianças vão revelar que o agrônomo ajuda a promover a sustentabilidade e o uso eficiente dos recursos naturais.
PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE CARTAZES:
Sugerimos a confecção de cartazes com imagens e slogans para as crianças utilizarem na hora da passeata. Esse evento poderá acontecer nos corredores da escola ou na rua em que ela esteja situada. Vai depender do perfil da turma para sair às ruas com os cartazes. Crianças muito agitadas têm que ser acompanhadas por mais de um professor, ou melhor, faz-se necessário um grupo de educadores para monitorá-las durante o trajeto.
As crianças poderão usar cartolina ou papel cartão para a produção dos cartazes em homenagem aos agrônomos. Será necessária uma aula de “Oficina de Artes”. O professor de Língua Portuguesa poderá colaborar cedendo aulas para o de Geografia e responsabilizar-se pelos aspectos linguísticos na hora de corrigir as frases dos cartazes. Os alunos têm que elaborar as frases antes de transportá-las para os cartazes, evitando assim, erros gramaticais e de coerência.
Educador, passe às crianças as características visando à estrutura e linguagem do cartaz.
Características do cartaz:
- Utilização de verbos no modo imperativo (ordem ou pedido);
- Utilização de linguagem verbal e não verbal;
- Texto curto e sugestivo, adequado ao público-alvo;
- Criatividade;
- Preocupação estética (harmonia entre tamanhos das letras e das imagens, espaçamento, utilização de cores);
- Utilização de figuras de linguagem.
Quando trabalhamos com cartaz na escola, a intenção, ou melhor, o objetivo principal, educador, é dar visibilidade às produções criativas dos alunos, promovendo atitudes que levem à responsabilidade social a fim de fortalecer o sentimento de pertencimento das crianças ao ambiente escolar.