logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games

Jogos educativos do 1º Ano de Matemática

ANO

Crianças pequenas
1º Ano
2º Ano
3º Ano
4º Ano
5º Ano

COMPONENTE

Arte
Artes integradas
Música
Artes visuais
Ciências
Vida e evolução
Terra e Universo
Matéria e energia
Educação Física
Brincadeiras e jogos
Ensino Religioso
Manifestações religiosas
Identidades e alteridades
Geografia
Formas de representação e pensamento espacial
Conexões e escalas
O sujeito e seu lugar no mundo
Mundo do trabalho
Natureza, ambientes e qualidade de vida
História
Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Mundo pessoal: eu, meu grupo social e meu tempo
As questões históricas relativas às migrações
As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
O lugar em que vive
A comunidade e seus registros
O trabalho e a sustentabilidade na comunidade
Registros da história: linguagens e culturas
A noção de espaço público e privado
Língua Portuguesa
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
Análise linguística/semiótica (Ortografização)
Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Oralidade
Escrita (compartilhada e autônoma)
Matemática
Números
Grandezas e medidas
Geometria
Álgebra
50 resultados
personagem Escola Games

Matemática

Competências específicas:

Reconhecer que a Matemática é uma ciência humana, fruto das necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, e é uma ciência viva, que contribui para solucionar problemas científicos e tecnológicos e para alicerçar descobertas e construções, inclusive com impactos no mundo do trabalho.

Desenvolver o raciocínio lógico, o espírito de investigação e a capacidade de produzir argumentos convincentes, recorrendo aos conhecimentos matemáticos para compreender e atuar no mundo.

Compreender as relações entre conceitos e procedimentos dos diferentes campos da Matemática (Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade) e de outras áreas do conhecimento, sentindo segurança quanto à própria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matemáticos, desenvolvendo a autoestima e a perseverança na busca de soluções.

Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas práticas sociais e culturais, de modo a investigar, organizar, representar e comunicar informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las crítica e eticamente, produzindo argumentos convincentes.

Utilizar processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnologias digitais disponíveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e de outras áreas de conhecimento, validando estratégias e resultados.

Enfrentar situações-problema em múltiplos contextos, incluindo-se situações imaginadas, não diretamente relacionadas com o aspecto prático-utilitário, expressar suas respostas e sintetizar conclusões, utilizando diferentes registros e linguagens (gráficos, tabelas, esquemas, além de texto escrito na língua materna e outras linguagens para descrever algoritmos, como fluxogramas, e dados).

Desenvolver e/ou discutir projetos que abordem, sobretudo, questões de urgência social, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários, valorizando a diversidade de opiniões de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.

Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder a questionamentos e na busca de soluções para problemas, de modo a identificar aspectos consensuais ou não na discussão de uma determinada questão, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.