Museu dos dinossauros

Esse museu é legal demais!

Venha conhecer o Museu dos Dinossauros e aprender tudo sobre esse animais enormes que viveram no Planeta Terra há milhares de anos. Faça o tour e leia curiosidades muito interessantes sobre esses animais, depois encontre o guarda para responder perguntas e testar seus conhecimentos. Por fim, você ainda vai se divertir ajudando os paleontólogos a organizar a próxima exposição do museu. Vamos nessa?

Ciências
Vida e evolução

Características e desenvolvimento dos animais

(EF03CI06)

Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

O lugar em que vive

A produção dos marcos da memória: os lugares de memória (ruas, praças, escolas, monumentos, museus etc.)

(EF03HI05)

Identificar os marcos históricos do lugar em que vive e compreender seus significados.

Paleontologia é um tema que encanta todas as idades. Animais gigantescos e assustadores despertam a imaginação. Neste game a criança é levada a conhecer um pouco da história dos maiores animais que o planeta Terra já abrigou. Cada peça em exposição possui informações valiosas para serem exploradas. Se possível associe o jogo a uma visita virtual ou presencial no museu mais próximo da sua cidade.

Apresentar o estudo de fósseis e biodiversidade pretérita;

Entender a importância do estudo do passado na compreensão do presente;

Entender as modificações no ambiente e nos seres vivos ao longo do tempo;

Conhecer algumas características dos dinossauros: dentes, fósseis, réplicas, ovos, pegadas;

Reconhecer o parentesco entre os seres vivos atuais e outros já extintos;

Reconhecer algumas espécies de dinossauros e suas características;

Perceber que os seres vivos têm um ciclo de vida, ou seja, aparecem e desaparecem;

Identificar os períodos dos fenômenos ocorridos na Terra pelo estudo dos fósseis;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Trabalhar conteúdos relacionados aos dinossauros: Paleontologia, fósseis, réplicas, ovos, dentes e pegadas;

Ampliar conhecimentos iniciais dos alunos sobre dinossauros;

Fixar todo o conteúdo trabalhado em sala de aula;

(Sugestão 1) Proponha aos alunos que preencham um quadro a partir das informações obtidas no jogo. Este quadro será uma tabela com os itens: fósseis, réplicas, ovos, pegadas e dentes. Os alunos deverão escrever as principais informações sobre cada um. Atenção! É importante explicar que não deverão fazer cópia do que está escrito no jogo, mas sim resumir, escrevendo com suas palavras.

(Sugestão 2) Outro registro importante é sobre as espécies que aparecem no jogo: Tricerátopo, Pterossauro, Titanossauro, Tiranossauro Rex, Velociraptor e Uberabasuchus Terrificus. Os alunos deverão registrar suas características principais que aparecem nos textos do jogo e depois, ilustrar cada uma dessas espécies, complementando o estudo de outras espécies em sala de aula.

(Sugestão 3) Utilizar como referência os textos e atividades do livro “Paleontologia na Escola”.

(Sugestão 4) Construir fosseis com isopor, tinta ou massinha de modelar.

(Sugestão 5) Pintura de dinossauros.

(Sugestão 6) Elaboração de teatro de fantoches utilizando brinquedos de dinossauros.

(Sugestão 7) Visitar museu presencial ou virtual.

Abaixo segue link de museu virtual para visitação.

acesso em 25 de Maio de 2021

(Sugestão 8) Solicitar que os alunos construam uma maquete remontando as eras geológicas.

(Sugestão 9) Busca aos fósseis: enterrar num recipiente grande de areia diversos fósseis de plástico. Solicitar que os alunos brinquem de paleontólogos.

(Sugestão 10) Promover uma roda de conversa com os alunos e levantar as questões a seguir:

• Você sabe o que é paleontologia?

• Você sabe o que um paleontólogo faz?

• Você já viu algum dinossauro?

• Você sabia que parentes próximos dos dinossauros ainda estão entre nós?

• Qual seu dinossauro preferido?

• Todos dinossauros eram perigosos?

• Onde eles viviam?

• Do que eles se alimentavam?

(Sugestão 11) Construir um mural com uma linha do tempo dos eventos de extinção dos dinossauros.

(Sugestão 12) Produzir dinossauros com gesso e biscuit.

(Sugestão 13) Fazer ovos de dinossauro com gelo.

Atividade disponível em: https://tistu.com.br/pequenos-exploradores-em-casa-como-fazer-ovos-de-dinossauro-com-gelo

Acesso em 25 de Maio de 2021

(Sugestão 14) Solicitar uma pesquisa sobre os Dinossauros brasileiros.

Disponível em: https://www.uol/noticias/especiais/especies-dinossauros-brasil-.htm

Acesso em 25 de maio de 2021

Ensinar paleontologia para o público infantil por meio de jogos é essencial para despertar a atenção, curiosidade e compreensão inicial sobre assunto. Para tal, é importante realizar uma atividade clara e objetiva, com o uso de linguagem acessível e didática, para que a dinâmica e o aspecto recreativo da atividade não se percam. Os filmes, documentários e animações são ótimas sugestões para complementar o conteúdo.

Para as crianças menores sugerimos:

• “Dinotrem - Um Grande Dinossauro”

• LEGO Jurassic World O FILME - O Mundo dos Dinossauros

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=5lGYLsoqX64

Acesso em 25 de Maio de 2021

Para os alunos sugerimos maiores (a partir do 5ºano sugerimos)

• “Jurassic Park”

• “As Últimas horas dos Dinossauros” - Documentário: O Fim dos Dinossauros