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Ficha para o professor

Heróis dos mares

Heróis dos mares

O fundo do mar está repleto de lixo!

A vida marinha vem sendo prejudicada e não podemos deixar que ela acabe. Você tem o poder e a missão de ajudar a salvar o planeta. Então agora pilote o submarino com destreza e recolha todo o lixo que encontrar.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Componente curricular

Geografia

Ciências

Tema

Poluição dos mares

Série

3º Ano - 4º Ano - 5º Ano - 6º Ano

Idade

08 a 12 anos

Objetivos para o aluno

  • Reforçar a importância da vida marinha;
  • Conscientizar sobre o acumulo de lixo nos oceanos;
  • Conhecer os materiais sólidos que são descartados nos oceanos;
  • Diferenciar e identificar os diversos tipos de resíduos sólidos;
  • Entender os métodos de separação do lixo;
  • Compreender a importância da destinação correta dos resíduos sólidos;
  • Refletir sobre as causas da poluição das águas do mar;
  • Respeitar os cuidados necessários à preservação do ambiente aquático;

Objetivos para o professor

  • Promover discussões coletivas;
  • Promover reflexões acerca da poluição;
  • Apresentar aos alunos os tipos de resíduos sólidos;
  • Sensibilizar os alunos acerca dos problemas ambientais;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Monte equipes e promovam os alunos como agentes do Meio Ambiente. Cada semana uma equipe fica responsável por circular a sala de aula e a escola para observar limpeza, vazamentos de água, descargas, e qualquer tipo de poluição. Peça para que os alunos anotem os problemas encontrados e proponha alguma solução. A equipe responsável pela semana lidera a investigação, porém toda a sala deve ajudar a resolver. A ação pode ser feita também no bairro da escoal.

(Sugestão 2) Proponha gincanas para o recolhimento de papelão, latas, plástico, pilhas e baterias. Leve esse material aos órgãos responsáveis de sua cidade e reverta o dinheiro arrecadado em alguma atividade recreativa para os alunos.

(Sugestão 3) Construir brinquedos e objetos com materiais reutilizáveis.

(Sugestão 4) Organizar uma sessão de cinema e apresentar os seguintes filmes:

1. Os sem-floresta

2. Lorax

3. Rio

4. A era do gelo

(Sugestão 5) Debater o vídeo: Microplásticos e a poluição nos oceanos | Minuto da Terra

https://www.youtube.com/watch?v=adc0cOqE4qs&ab_channel=MinutodaTerra

(Sugestão 6) Mostrar aos alunos a separação correta dos resíduos sólidos. Se a escola não possuir lixeiras de coleta seletiva construa essas lixeiras juntamente com os alunos.

(Sugestão 7) Organize uma visita a cooperativa de coleta seletiva de sua cidade ou peça a visita de um dos cooperados.

(Sugestão 8) Apresentar aos alunos alguns vídeos da série “Mares Limpos”. Em seguida, oriente os alunos a fazer uma história em quadrinhos sobre o assunto.

Episódio 1

https://www.youtube.com/watch?v=3b9W9f7GH_o&ab_channel=Menos1Lixo

Episódio 2

https://www.youtube.com/watch?v=U46R0pUhuxw&ab_channel=Menos1Lixo

(Sugestão 9) Registrar em cartaz por meio de textos e ilustrações as consequências da poluição urbana nos mares e rios de todo o planeta.

Complementando o conteúdo

As habilidades essenciais propostas na BNCC reúnem temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, sendo capaz de identificar problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. A abordagens desses conteúdos proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, além do desenvolvimento do senso crítico e exercício de ética e cidadania.

Entre esses problemas ambientais podemos citar a poluição dos oceanos. Os oceanos produzem 70% do oxigênio que respiramos e abrigam 80% das espécies animais e vegetais. São fonte de alimentos, energia, sal, meio de transporte, recreação, entre outros. Além disso, eles são importantes reguladores do clima, absorvendo boa parte do calor gerado no planeta e acomodando variações de temperatura. Os oceanos absorvem cerca de 90% de todas as emissões de CO2. Contudo, os oceanos e consequentemente a vida marinha vem sendo ameaça pela poluição gerada nas cidades. Essa poluição é consequência de diversos fatores entre eles a falta de conscientização das pessoas. A sensibilização acerca desses problemas ambientais deve ser trabalhada desde os primeiros anos do ensino fundamental.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/heroisDosMares.