Fábrica de palavras

Que tal ajudar a fabricar novas palavras?

Conheça a Fábrica de Palavras do Escola Games! Venha se divertir: complete as palavras apresentadas com a letra que está faltando. Basta escolher uma das letras que aparecerão na esteira. Depois dessa fase, você poderá controlar o robô para encontrar palavras perdidas na fábrica! É pura diversão.

Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

Conhecimento do alfabeto do português do Brasil

(EF02LP06)

Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.

Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Decodificação/Fluência de leitura

(EF12LP01)

Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Esta proposta convida o aluno a completar e formar palavras e a formular novas hipóteses sobre a escrita, trabalhando também a ortografia. É um desafio onde os pequenos deverão refletir sobre a grafia de palavras, relacionando novos conhecimentos aos que já possuem. Ao final, uma brincadeira onde deverão controlar o robô para desviar dos objetos e capturar as letras que formam a palavra.

Desenvolver e aprimorar a leitura e escrita;

Memorizar a escrita convencional das palavras;

Reconhecer as diferenças sonoras e escritas das palavras;

Avançar o nível da escrita;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Desenvolver a capacidade de juntar sílabas para formar palavras;

Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Reconhecer as diferenças escritas e sonoras das sílabas;

Conhecer e identificar as sílabas;

Construir os conceitos de letra e de sílaba;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras por meio das letras;

Trabalhar as habilidades dos alunos de leitura e escrita;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Desenvolver a atenção e concentração;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

(Sugestão 1) Utilize este jogo como um aliado ao trabalho de alfabetização. É importante que joguem em duplas ou trios, para que a troca de conhecimentos aconteça e favoreça ainda mais o desenvolvimento dos alunos.

(Sugestão 2) Peça aos alunos que registrem todas as palavras que aparecerem no jogo. Na sala de aula, compor um dicionário com este repertório, fixar na parede para fonte de consulta em outros momentos de escrita da turma. É importante escrever as palavras usando letra de imprensa maiúscula, em tamanho suficiente para que os alunos visualizem com facilidade.

(Sugestão 3) Promover atividade utilizando palavras cruzadas.

(Sugestão 4) Forca de palavras com sílabas simples.

(Sugestão 5) Separar as sílabas das palavras que aparecem no jogo.

(Sugestão 6) Proponha como registro para esta proposta, que o aluno escreva uma palavra com cada uma das sílabas que aparecem no jogo. Ele deverá abrir a sequência de todas as letras, não necessariamente na ordem em que elas aparecem, e clicar em cada uma das sílabas para ouvir o seu som. Ao ouvir, ele deverá escrever a palavra em uma folha.

(Sugestão 7) Na sala, usando o registro do jogo, escolher 6 palavras e formar uma frase com cada uma delas. Esta proposta também poderá ser usada como tarefa, para casa.

(Sugestão 8) Peça para os alunos que juntem tampinhas de garrafas PET, em seguida, recorte e cole cada letra do alfabeto dentro das tampinhas, distribua para os alunos e peça para eles formarem palavras.

(Sugestão 9) Formar sílabas com palitos de fósforo, palitos de picolé ou barbantes.

(Sugestão 10) Fazer recorte em revistas montando sílabas e posteriormente palavras.

(Sugestão 11) Nuvem de palavras: escreva várias sílabas no quadro circuladas em formato de nuvem, em seguida oriente que os alunos formem palavras com as sílabas indicadas.

(Sugestão 12) Completar a palavra. Escreva no quadro palavras com sílabas faltantes. Oriente que os alunos as completem-nas e em seguida façam uma ilustração.

Os jogos que levam os alunos a refletirem sobre as letras que deverão usar para formarem as palavras, oportunizam a apropriação das correspondências de forma mais prazerosa, sem que seja necessário ficar treinando os padrões silábicos de forma mecânica.

Ao mesmo tempo, começam a exercitar um tipo de reflexão ortográfica, quando discutem com os colegas (ou têm que decidir sozinhos) quais letras vão usar para notar a pauta sonora da palavra que querem escrever. São esses tipos de jogos que o ESCOLA GAMES oferece a você, professor.

Não se esqueça de que é necessário discutir com os alunos sobre cada jogo, antes de iniciá-lo, orientando-os sobre o que estão aprendendo, pois é importante também que saibam que, por meio de jogos também se aprende.

Apresentamos agora algumas sugestões de JOGOS DO ESCOLA GAMES para você trabalhar habilidades semelhantes:

• Laboratório de sílabas

• Sopa de Letrinhas