Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Dividindo a pizza

Dividindo a pizza

Olá! Estamos à procura de um novo entregador de pizza.

Todas as encomendas estão atrasadas e o chefe Agostino precisa contratar um ajudante, ainda hoje!

Nossa única exigência para a vaga, é que você conheça bem as frações.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Matemática

Tema

Números e operações

Grandezas e medidas

Série

4º Ano - 5º Ano

Idade

10 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Entender e reconhecer que é necessário o uso de outros números, e também desenhos, em situações em que os números naturais não são suficientes para demonstrar o resultado de uma divisão;
  • Compreender as representações de frações através dos jogos;
  • Estabelecer relações entre divisão e fração;
  • Fixar conhecimento adquirido na sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Facilitar a compreensão do conceito de fração, através de propostas lúdicas e interativas;
  • Oferecer subsídios para que o aluno estabeleça comparações entre frações quanto à equivalência e desigualdade em relação ao todo;
  • Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Sugestão de abordagem para o professor

Proponha o jogo em duplas, pois as crianças deverão interagir para descobrir qual é a resposta certa. Durante as jogadas, é importante que as crianças troquem ideias e conhecimentos para chegarem a uma conclusão diante de cada proposta.

Ao propor as jogadas em dupla, é importante estar atento para a divisão da turma, determinando as duplas de forma adequada, de acordo com os objetivos do professor.

É importante colocar em evidência o que cada aluno domina e o que precisa aprender, para dividir a turma em duplas produtivas. Alunos com habilidades próximas, mas distintas, podem encontrar nessa proposta a chance de ampliar seus conhecimentos, individualmente, e crescer juntos.

Como registro, peça aos alunos que escrevam em uma folha todas as frações que aparecerem nas jogadas. Depois, em sala ou para casa, peça que representem com desenhos cada fração anotada.

Complementando o conteúdo

Para iniciar o trabalho com frações, trouxemos aqui uma sugestão para trabalhar com material concreto, auxiliando as crianças no entendimento do conceito de fração:

Proponha, na aula de Arte, a confecção de uma pizza de papel, com mais ou menos 20 cm de diâmetro. Na aula de Matemática, peça às crianças que dividam a pizza em 12 pedaços iguais, usando régua e lápis.

Etapas:

1. Cada aluno deverá contar quantos pedaços possui a sua pizza, formando o todo.

2. Peça para que cada um pegue a tesoura e divida sua pizza ao meio e, depois, divida-a em 12 partes.

3. Trabalhe noções de equivalência (1/2 equivale a 6/12, por exemplo). Dificulte a atividade, pedindo a equivalência em pedaços da pizza para 1/3, 1/4, 1/6.

4. Peça para os alunos dividirem suas pizzas em tamanhos diferentes (1/2, 1/3, 3/4 etc.) e depois peça para compararem os tamanhos com os dos colegas. Assim, eles vão perceber qual é maior.

5. Trabalhe também noções de soma de frações. Se somarmos 1/4 da pizza com 1/2 da pizza, quantos pedaços teremos? Qual será a representação dessa soma numericamente?

6. Feito isso, peça para que 12 alunos entreguem 1 pedaço para a professora e monte a pizza inteira. Elas vão perceber que, a cada pedaço recebido, muda o numerador - mas o denominador continua igual (12).

7. Assim que esse conceito estiver bem trabalhado, peça para que mais alguns (três ou quatro) alunos lhe entreguem um pedaço. Assim, teremos uma situação em que o numerador passa a ser maior que o denominador. Ficará fácil para os alunos perceberem que isso é possível, já que é possível ter mais de uma pizza ao mesmo tempo.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/dividindoPizza.

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/dividing-the-pizza/.