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Ficha para o professor

Direito da criança

Direito da criança

Você conhece os direitos das crianças? E se você é criança, conhece os seus direitos?

Hoje, em nosso programa, vamos ter perguntas sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma lei especial para os jovens do Brasil.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: prática de leitura

Respeito mútuo

Justiça

Série

3º Ano - 4º Ano - 5º Ano

Idade

10 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Identificar os direitos básicos das crianças;
  • Diferenciar criança de adolescente;
  • Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Conscientizar as crianças de que possuem seus direitos e que devem ser respeitados;
  • Socializar, de forma sintetizada e compreensível, os direitos presentes no estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Propor atividade lúdica em que as crianças aprendam brincando;
  • Possibilitar o contato com a leitura, a partir das orientações do jogo, ampliando o vocabulário das crianças;
  • Desenvolver na criança a capacidade de perceber a violação de seus direitos;

Sugestão de abordagem para o professor

- Propor o jogo em duplas ou trios, onde as crianças possam aprender juntas sobre o ECA.

Para enriquecer este Projeto, algumas sugestões de atividades:

- Pesquisar com as crianças, como era a infância de antigamente e identificar o que mudou, comparando com a infância das crianças que nasceram depois da lei.

Após o primeiro contato com este tema, contar para os alunos que irão conhecer o ECA por meio de uma turma que é muito conhecida de todos, é divertida, mas que também se preocupa com assuntos sérios. Acessar a Revista “A Turma da Mônica em o Estatuto da Criança e do Adolescente”, no sítio:

http://www.unicef.org/brazil/pt/multimedia_14792.htm

- Explorar as páginas da Revista de forma interativa, onde os alunos possam se expressar, fazer perguntas, trocar ideias e conhecimentos.

Após a leitura, interpretar a história oralmente através de perguntas, dando a oportunidade dos alunos tirarem possíveis dúvidas:

O que significa ECA?

Até quantos anos a pessoa é considerada criança? E adolescente?

Qual é o primeiro direito garantido às crianças?

Vocês consideram este direito importante? Por quê?

Uma criança pode viajar sozinha? Do que ela precisa?

O que é adoção?

O Estatuto mostra somente os direitos das crianças? O que mais é mostrado?

Quais os deveres que uma criança tem?

Vocês cumprem esses deveres?

Que outros direitos o Estatuto garante às crianças e adolescentes?

Complementando o conteúdo

É importante conhecer o Estatuto na íntegra para abordar o assunto com os alunos, na sala de aula ou na sala de Informática.

Acesse o site http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm e fique por dentro!

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público, assegurar com absoluta prioridade a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O ECA foi instituído em julho de 1990, mas a realidade revela que se torna cada vez mais evidente a dificuldade de efetivação dos direitos inscritos no Estatuto na realidade cotidiana das crianças e adolescentes brasileiros. Desse modo, é importante e necessária uma ampla difusão do ECA e a proposição de ações mais efetivas que garantam o respeito a estes direitos.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/direitoCrianca.