Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

5 Sentidos

5 Sentidos

Venha para o monastério Escola Games estudar os 5 sentidos: visão, olfato, tato, paladar e audição. Após conhecer esses sentidos, você irá ajudar o monge a meditar!

Nível de Ensino

Educação Infantil

Componente curricular

Ciências

Tema

Os cinco sentidos

Série

1º Estágio - 2º Estágio

Idade

4 a 5 anos

Objetivos para o aluno

  • Conhecer os cinco sentidos e os órgãos responsáveis pela sua percepção;
  • Compreender a função de cada um dos sentidos;
  • Perceber a importância dos órgãos dos sentidos na vida cotidiana;
  • Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Objetivos para o professor

  • Estimular o reconhecimento dos órgãos dos sentidos como determinantes da percepção que temos do mundo;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sugestão de abordagem para o professor

Divida a turma em duplas para este jogo. É importante ler com os alunos as informações que aparecem sobre cada sentido, deixando que as crianças comentem o que sabem, relatando o que aprenderam sobre o conteúdo.

Depois, cada dupla terá que responder às questões, sistematizando o conteúdo. Os alunos deverão se revezar para clicar nas respostas, mas deverão encontrá-las em conjunto, discutindo, trocando ideias.

Um registro poderá ser proposto: entregar Xerox de uma tabela com o desenho dos 5 órgãos dos sentidos. A cada jogada, as crianças deverão escrever na frente do órgão do sentido trabalhado, a palavra que se relaciona a ele.

Complementando o conteúdo

O conteúdo “Órgãos dos sentidos” deverá ser trabalhado em um Projeto Interdisciplinar, onde propostas de escrita, leitura, brincadeiras, pesquisas, experiências e outras, devem ser levadas para a sala de aula.

Aqui, sugestões de atividades para compor este projeto:

. Levar saquinho com objetos dentro para o aluno colocar a mãozinha, pegar um objeto e tentar descobrir o que é, apenas usando o tato. Os olhos deverão estar vendados.

. Observar objetos com lupa. Explorar objetos usando este instrumento, descrevendo o maior número de detalhes possível. Exemplo: folha de árvore.

. Jogo da memória.

. Fazer pesquisas para descobrir informações sobre os órgãos dos sentidos. Exemplos: Por que temos dois olhos e não apenas um? / Para que servem os pelos do nariz e o muco?

. Através de experiências, responder a questões como: Quais partes do corpo, além das mãos, permitem identificar os objetos – com olhos vendados? / Podemos identificar os materiais apenas pelo odor? / Podemos sentir mais de um odor ao mesmo tempo? / O que acontece quando comemos e nosso nariz está entupido? / Se taparmos um ouvido ouviremos? E se taparmos os dois? / Como podemos aumentar o som da nossa voz sem gritar?

. Analisar a anatomia da língua, descobrir o que são papilas gustativas.

. Analisar sons da escola: ouvidos de perto e depois de longe.

. Explorar sons que nosso corpo pode fazer.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos.

Jogue a versão em inglês do jogo, acessando http://www.bestschoolgames.com/educational-games/five-senses/.