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Ficha para o professor

Bruxa dos acentos

Bruxa dos acentos

Olá, pequeno aventureiro! Precisamos da sua ajuda para enfrentar a Bruxa dos Acentos.

Ela rouba os acentos gráficos das palavras, porém não é muito esperta, pois pensa que o til é um acento.

Devolva os acentos para as palavras e, depois, derrube a bruxa da vassoura para que ela não saia à caça, novamente!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Aspectos gramaticais - Acentuação

Ortografia

Língua escrita: usos e formas

Série

2º Ano - 3º Ano - 4º Ano

Idade

10 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Aprimorar a leitura e escrita;
  • Reconhecer a necessidade de acentuar as palavras abordadas, percebendo a relação direta entre os acentos e a oralidade;
  • Memorizar a acentuação das palavras;
  • Fixar a aprendizagem dos sinais de acentuação e as marcas sonoras que representam;
  • Utilizar corretamente a acentuação na escrita de palavras usuais;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar de forma lúdica o conteúdo “acentuação de palavras”;
  • Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Levar o aluno a refletir a respeito dos sons das palavras, relacionando-os aos acentos gráficos.
  • Avaliar o entendimento do conteúdo, através do jogo.

Sugestão de abordagem para o professor

Este jogo é uma ferramenta didática importante para complementar o trabalho de “Acentuação de palavras” nas séries iniciais do Ensino Fundamental I. Mas, é importante que haja um planejamento sobre este conteúdo e que os alunos sejam capazes de jogar, associando o aprendizado ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

Na escola, sugerimos o trabalho individual ou em duplas para este jogo. As crianças podem fazer o registro em uma folha à medida que forem jogando. Este registro pode ser proposto em uma tabela dividida em duas colunas: palavras com acento agudo e palavras com acento circunflexo. Usar esse registro para outras atividades em sala de aula, como a classificação das palavras quanto à sílaba tônica.

Também pode ser explorado como atividade de tarefa, para casa.

Lembrando que...

... Trema (O trema não é acento gráfico.) - Desapareceu o trema sobre o U em todas as palavras do português!! Exceto as de língua estrangeira, por exemplo: Günter, Gisele Bündchen.

Complementando o conteúdo

Os acentos são símbolos que aparecem por cima das vogais, para dar sons diferentes às palavras.

O acento circunflexo é um desses sinais, mais conhecido como o “chapeuzinho do vovô”. Ele pode aparecer apenas nas vogais: a – e – o, dependendo da palavra.

O acento agudo é um desses sinais, sendo um traço tombado para o lado direito. Ele pode aparecer em todas as vogais: a – e – i – o – u, dependendo da palavra.

Os acentos definem o que chamamos sílaba tônica das palavras, ou seja, o pedacinho da palavra que é falado com mais força e maior intensidade.

Mas atenção! Mesmo a palavra não tendo acento, ela tem sempre uma sílaba tônica!

Classificando as palavras acentuadas quanto à sílaba tônica:

Quando o acento está na última sílaba, a palavra é oxítona. Se aparecer na penúltima sílaba, a palavra é paroxítona. Palavras acentuadas na antepenúltima sílaba são chamadas de proparoxítonas e todas elas são acentuadas.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/bruxaDosAcentos.