Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Animais silvestres

Animais silvestres

Deslize as faixas para montar os animais silvestres e conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Ciências

Tema

Animais silvestres

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver habilidades motoras;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Desenvolver a discriminação e a percepção visual;
  • Saber o que são animais selvagens;
  • Conhecer algumas espécies de animais selvagens e suas características principais;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar o raciocínio lógico, a observação, análise crítica e reflexiva;
  • Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
  • Complementar o estudo sobre animais silvestres;

Sugestão de abordagem para o professor

Dividir a turma em duplas e propor que joguem, fazendo um revezamento durante a montagem dos quebra-cabeças. Enquanto um colega monta a imagem, o outro faz o registro. Depois, trocam de função.

As duplas receberão cópias de imagens dos animais que aparecem no jogo: onça, jabuti, jacaré, tucano, tatu, mico e aranha, para construírem mapas conceituais (imagem do animal no centro da folha e em sua volta, setas para direcionar as informações).

Ao montar a imagem do animal, um texto sobre a espécie aparece, com informações e curiosidades. O aluno deverá registrar na folha, as informações, usando suas palavras.

Na sala de aula, aprofundar o estudo destas espécies, elaborando um roteiro com as crianças: “O que queremos saber sobre eles?”. As crianças deverão elaborar perguntas sobre o que não aparece nos textos do game.

Algumas sugestões:

- Quais são seus inimigos?

- Como se defende?

- Como consegue se camuflar na natureza?

Outra proposta para enriquecer o projeto é a construção de um jogo da memória com os animais e principais informações encontradas no game. Os próprios alunos deverão construir o jogo, em pequenos grupos, na sala de aula.

Neste Projeto, é muito importante levar para a sala de aula a questão da ameaça de extinção das espécies devido à caça, tráfico de animais e destruição de seu habitat.

Complementando o conteúdo

O que são animais silvestres? São todos os animais não domesticados, que habitam os seus habitats naturais sem interferência do homem, conseguindo sobreviver pelos seus próprios meios.

Para complementar o estudo sobre os animais, temos no site mais dois games que abordam os ANIMAIS DOMÉSTICOS e os ANIMAIS EXÓTICOS.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/animaisSilvestres.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone