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Ficha para o professor

Animais exóticos

Animais exóticos

Deslize as faixas para montar os animais exóticos e conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Ciências

Tema

Animais exóticos

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver habilidades motoras;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Desenvolver a discriminação e a percepção visual;
  • Saber o que são animais exóticos;
  • Conhecer algumas espécies de animais exóticos e suas características principais;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar o raciocínio lógico, a observação, análise crítica e reflexiva;
  • Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
  • Complementar o estudo sobre os animais exóticos;

Sugestão de abordagem para o professor

Propor o jogo em duplas, fazendo um revezamento entre as crianças, para montar os quebra-cabeças.

Para as crianças menores, propor o jogo primeiro no nível mais fácil, avançando para o nível difícil após várias jogadas, em dias alternados.

Para as crianças maiores, propor o jogo apenas no nível difícil, adequando a proposta ao interesse da faixa etária.

Na sala de aula, antes de jogar, as crianças deverão ter conhecimento sobre o que são animais exóticos e o nome de algumas espécies destes animais. Os bichos que aparecem no game são: hipopótamo, tigre, rinoceronte, zebra, leão, girafa, elefante e gorila.

Como registro, levar cópias de imagens destes animais e propor que as crianças escrevam legendas, de acordo com os textos que encontrarem, ao montar o quebra-cabeça de cada espécie.

Para enriquecer o PROJETO, levar para a sala de aula materiais de pesquisa e propor a produção de texto informativo sobre o que pesquisaram.

A pesquisa deverá seguir um roteiro para responder às seguintes questões sobre cada animal:

- Qual o seu Nome? (POPULAR E CIENTÍFICO)

- Como nasce?

- Como se comunica? (Faz algum som?)

- Do que se alimenta?

- Onde vive? (HABITAT)

- Como se locomove? (Ele anda, voa, nada?)

- Como é o seu corpo? (suas características)

Complementando o conteúdo

Ao contrário do que muitos pensam, animais exóticos não são aqueles animais curiosos e diferentes que encontramos na natureza. O animal é exótico em determinado lugar quando ele não faz parte da fauna original deste local. Na maioria das vezes, esses animais foram introduzidos por ação do homem.

Exemplos de animais exóticos no Brasil: hipopótamo, leão, urso, zebra, píton, etc.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/animaisExoticos.

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