Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Animais exóticos

Animais exóticos

Você sabia que alguns animais podem viver fora do seu ambiente natural?

Esses animais são chamados de animais exóticos.

Deslize as faixas para montá-lo e conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Ciências

Tema

Animais exóticos

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

04 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver habilidades motoras;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Desenvolver a discriminação e a percepção visual;
  • Saber o que são animais exóticos;
  • Conhecer algumas espécies de animais exóticos e suas características principais;
  • Reconhecer os riscos da introdução de espécies exóticas no ambiente;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar o raciocínio lógico, a observação, análise crítica e reflexiva;
  • Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
  • Complementar o estudo sobre os animais exóticos;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Ampliar conhecimentos dos alunos;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras
  • Trabalhar a atenção, concentração;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Propor o jogo em duplas, fazendo um revezamento entre as crianças, para montar os quebra-cabeças.

Para as crianças menores, propor o jogo primeiro no nível mais fácil, avançando para o nível difícil após várias jogadas, em dias alternados.

Para as crianças maiores, propor o jogo apenas no nível difícil, adequando a proposta ao interesse da faixa etária.

(Sugestão 2) Como registro, levar cópias de imagens destes animais e propor que as crianças escrevam legendas, de acordo com os textos que encontrarem, ao montar o quebra-cabeça de cada espécie. Os bichos que aparecem no game são: hipopótamo, tigre, rinoceronte, zebra, leão, girafa, elefante e gorila.

(Sugestão 3) Para enriquecer o PROJETO, levar para a sala de aula materiais de pesquisa e propor a produção de texto informativo sobre o que pesquisaram.

A pesquisa deverá seguir um roteiro para responder às seguintes questões sobre cada animal:

- Qual o seu Nome? (POPULAR E CIENTÍFICO)

- Como nasce?

- Como se comunica? (Faz algum som?)

- Do que se alimenta?

- Onde vive? (HABITAT)

- Como se locomove? (Ele anda, voa, nada?)

- Como é o seu corpo? (suas características)

(Sugestão 4) Solicitar um trabalho de pesquisa para os alunos onde eles deverão fazer o levantamento de animais exóticos que foram introduzidos no Brasil.

(Sugestão 5) Propor uma visita ao bosque ou zoológico de sua cidade. Solicitar que os alunos façam anotações sobre os animais, como:

- Nome popular

-Nome científico

-Alimentação

-Comportamento

- Habitat natural

(Sugestão 6) Promover brincadeiras de mímicas onde os alunos deverão imitar um animal doméstico para que os coleguinhas possam adivinhar.

(Sugestão 7) Solicitar que os alunos façam quadros ilustrando com fotografias a diferença entre os animais domésticos, animais domésticos de estimação, animais selvagens, animais exóticos...

(Sugestão 8) Montar um mural com diversos desenhos feitos pelos alunos sobre os animais exóticos.

(Sugestão 9) Apresentar aos alunos o filme “RIO” e trabalhar questões sobre o tráfico de animais e perda da biodiversidade.

(Sugestão 10) Construir junto com os alunos uma cartilha sobre o risco de espécies exóticas invasoras.

Complementando o conteúdo

Na sala de aula, antes de jogar, as crianças deverão ter conhecimento sobre o que são animais exóticos e o nome de algumas espécies destes animais. Ao contrário do que muitos pensam, animais exóticos não são aqueles animais curiosos e diferentes que encontramos na natureza. O animal é exótico em determinado lugar quando ele não faz parte da fauna original deste local. Na maioria das vezes, esses animais foram introduzidos por ação do homem.

Algumas espécies introduzidas no nosso ecossistema podem ser muito prejudiciais, elas são chamadas de espécies exóticas invasoras. Espécies exóticas invasoras são organismos (plantas, animais e microrganismos) que, uma vez introduzidos em um novo ambiente, do qual não fazem parte originalmente, se adaptam e passam a dominar, prejudicam causando impactos ecológicos, econômicos ou sociais negativos. Algumas dessas espécies podem ser introduzidas acidentalmente, mas outras são consequências da vontade do homem.

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/especies-exoticas-invasoras-organismos-prejudicam-a-biodiversidade.htm

Acesso em 24 de Abril de 2021.

Exemplos de animais exóticos no Brasil: hipopótamo, leão, urso, zebra, píton, etc. Conheça outros jogos do ESCOLA GAMES para trabalhar o tema Animais:

- Animais domésticos

- Animais silvestres

- Animais Puzzle

- Animais Inglês

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: http://www.escolagames.com.br/jogos/animaisExoticos.

Google Play

Instale o aplicativo no seu dispositivo Android

App Store

Instale o aplicativo no seu iPad / iPhone