Animais domésticos

Vamos juntos descobrir qual animal está aparecendo na imagem? O jogo “Animais Domésticos” é super divertido e para começar, você deve deslizar as faixas para o lado e montar o animal correto. Depois, clique no “+” e conheça um pouco mais sobre ele. Vamos nessa?

Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Ciências
Vida e evolução

Seres vivos no ambiente

Plantas

(EF02CI04)

Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

Sobre os ANIMAIS DOMÉSTICOS, o game traz imagens e informações de animais que convivem bem próximos do homem, despertando a curiosidade das crianças, que incentivadas pelos quebra-cabeças, desenvolvem habilidades cognitivas, visuais, motoras e sociais! O Jogo conta com dois níveis de dificuldade auxiliando no desenvolvimento especifico em cada etapa. O game é um excelente aliado às aulas de Ciências!

Desenvolver habilidades motoras;

Desenvolver o raciocínio lógico;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Desenvolver a discriminação e a percepção visual;

Saber o que são animais domésticos;

Conhecer algumas espécies de animais domésticos e suas características principais;

Reconhecer as utilidades dos animais para os seres humanos;

Trabalhar o raciocínio lógico, a observação, análise crítica e reflexiva;

Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;

Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;

Complementar o estudo sobre os animais domésticos;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Trabalhar com os alunos as habilidades motoras

Trabalhar a atenção, concentração;

(Sugestão 1) Antes de propor o jogo, levar para a sala gravuras de diversos animais domésticos, incluindo os que aparecem no game: porco, ovelha, galinha, cabra, cavalo, vaca, gato, cachorro, pato e coelho. Compor cartaz para fixar na sala durante todo o estudo sobre os animais domésticos.

(Sugestão 2) Para jogar, é importante que as crianças sejam divididas em duplas. Ora uma monta um animal, ora a outra. O jogo tem dois níveis: FÁCIL E DIFÍCIL. O nível fácil traz cores diferentes, de fundo, para cada animal. Assim a criança tem uma “ajuda” para montar cada bicho. É ideal para a proposta com crianças menores. Depois de jogarem no nível fácil, propor o jogo no nível difícil, como numa sequência didática.

Para as crianças maiores, de 8 e 9 anos, a proposta deverá ser apenas no nível difícil.

(Sugestão 3) para as crianças que estão no nível alfabético e dominam a escrita, propor um pequeno resumo, em tópicos, das principais informações de cada animal. Usar ½ folha de A4. Propor o registro de 2 animais por cada dia em que as crianças jogarem. Depois, juntar todos os registros e grampear, formando um livrinho de animais domésticos.

(Sugestão 4) Levar para a sala um dos animais que aparece no game. Cachorro ou gato são os mais fáceis de conseguir. É importante que o animal seja dócil para que as crianças possam passar a mão, chegar perto, observar, fazer perguntas.

(Sugestão 5) Para as crianças da Escola Rural ou que tenham acesso fácil a propriedades rurais, vale a pena levar os alunos para um passeio!

(Sugestão 6) Imprimir vários desenhos e pedir que os alunos contornem estes utilizando barbante ou lã colorida.

(Sugestão 7) Montar um mosaico de animais com recortes de revista.

(Sugestão 8) Trabalhar jogo dos 7 erros.

(Sugestão 9) Trabalhar com a discriminação de figuras, como por exemplo, imprima em uma folha vários animais embaralhados, coloque alguns animais virados para a direita e alguns para a esquerda. Informe qual o gabarito correto, se é animais viradas para a direita ou esquerda. Em seguida, peça para que os alunos pintem os animais que estão incorretos.

(Sugestão 10) Apresentar aos alunos as doenças que são transmitidas por animais domésticos. Promover uma manhã/tarde de conscientização com palestras, folders, teatros.

(Sugestão 11) Promover brincadeiras de mímicas onde os alunos deverão imitar um animal doméstico para que os coleguinhas possam adivinhar.

(Sugestão 12) Brincar com o jogo do Mico.

(Sugestão 13) Solicitar que os alunos façam quadros ilustrando com fotografias a diferença entre os animais domésticos, animais domésticos de estimação, animais selvagens, animais exóticos...

Antes de iniciar o estudo ou Projeto sobre este tema, é importante trabalhar com o conceito de ANIMAIS DOMÉSTICOS. Muitas pessoas confundem, achando que estes bichinhos são apenas aqueles que podemos criar em casa, mas na verdade os animais domésticos são todos aqueles que podem ser domesticados pelo homem e, portanto, conviver com eles.

Entre os animais domésticos estão o gato, pássaro, cachorro e também os cavalos, as galinhas, vacas, cabras, etc.

Dentro da classe dos animais domésticos encontramos os animais de companhia, que são os que os humanos têm em casa. Seja um gato, ou cão, um pássaro ou roedores, estes animais se convertem quase em membros da família.

Abaixo indicamos dois sites com diversas atividades pedagógicas sobre Animais domésticos.

Acesso em 18 de Abril de 2021.

Conheça outros jogos do ESCOLA GAMES para trabalhar o tema Animais:

• Animais exóticos

• Animais silvestres