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Ficha para o professor

Animais domésticos

Animais domésticos

Deslize as faixas para montar os animais domésticos e conhecer um pouco mais sobre cada um deles!

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Ciências

Tema

Animais domésticos

Série

1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

6 a 9 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver habilidades motoras;
  • Desenvolver o raciocínio lógico;
  • Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;
  • Desenvolver a discriminação e a percepção visual;
  • Saber o que são animais domésticos;
  • Conhecer algumas espécies de animais domésticos e suas características principais;
  • Reconhecer as utilidades dos animais para os seres humanos;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar o raciocínio lógico, a observação, análise crítica e reflexiva;
  • Evidenciar a discriminação e a percepção visual, através da análise das peças e suas posições no quebra-cabeça;
  • Possibilitar o desenvolvimento das diversas habilidades do pensamento, como a observação, a comparação, análise e a capacidade de sintetizar;
  • Complementar o estudo sobre os animais domésticos;

Sugestão de abordagem para o professor

Antes de propor o jogo, levar para a sala gravuras de diversos animais domésticos, incluindo os que aparecem no game: porco, ovelha, galinha, cabra, cavalo, vaca, gato, cachorro, pato e coelho.

Compor cartaz para fixar na sala durante todo o estudo sobre os animais domésticos.

Para jogar, é importante que as crianças sejam divididas em duplas. Ora uma monta um animal, ora a outra. O jogo tem dois níveis: FÁCIL E DIFÍCIL. O nível fácil traz cores diferentes, de fundo, para cada animal. Assim a criança tem uma “ajuda” para montar cada bicho. É ideal para a proposta com crianças menores. Depois de jogarem no nível fácil, propor o jogo no nível difícil, como numa sequência didática.

Para as crianças maiores, de 8 e 9 anos, a proposta deverá ser apenas no nível difícil.

Como registro, para as crianças que estão no nível alfabético e dominam a escrita, propor um pequeno resumo, em tópicos, das principais informações de cada animal. Usar ½ folha de A4. Propor o registro de 2 animais por cada dia em que as crianças jogarem.

Depois, juntar todos os registros e grampear, formando um livrinho de animais domésticos.

Para enriquecer e tornar o projeto ainda mais significativo, levar para a sala um dos animais que aparece no game. Cachorro ou gato são os mais fáceis de conseguir. É importante que o animal seja dócil para que as crianças possam passar a mão, chegar perto, observar, fazer perguntas.

Para as crianças da Escola Rural ou que tenham acesso fácil a propriedades rurais, vale a pena levar os alunos para um passeio!

Complementando o conteúdo

Antes de iniciar o estudo ou Projeto sobre este tema, é importante trabalhar com o conceito de ANIMAIS DOMÉSTICOS. Muitas pessoas confundem, achando que estes bichinhos são apenas aqueles que podemos criar em casa, mas na verdade os animais domésticos são todos aqueles que podem ser domesticados pelo homem e, portanto, conviver com eles.

Entre os animais domésticos estão o gato, pássaro, cachorro e também os cavalos, as galinhas, vacas, cabras, etc.

Dentro da classe dos animais domésticos encontramos os animais de companhia, que são os que os humanos têm em casa. Seja um gato, ou cão, um pássaro ou roedores, estes animais se convertem quase em membros da família.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando www.escolagames.com.br/jogos/animaisDomesticos.

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