Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Um dia na fazenda

Um dia na fazenda

Pedro passou um dia inesquecível na fazenda do seu tio João.

Ele conheceu vários animais, andou de cavalo e brincou no rio Piquiri!

Embarque nesta história e saiba mais sobre os animais criados na fazenda.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Ciências

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

04 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Compreender a diferença de animais selvagens e animais domésticos;
  • Entender a importância da agricultura;
  • Compreender de onde vem os nossos alimentos;
  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Objetivos para o professor

  • Ensinar as crianças sobre os cuidados com as plantas e os animais;
  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Solicitar que os alunos façam um mural sobre a diferença entre animais selvagens, animais domésticos e animais exóticos. O mural deve conter várias figuras e a definição de cada um deles;

(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam um desenho ou colagens dos produtos que vem da fazenda;

(Sugestão 3) Solicitar que os alunos escrevam a importância do cuidado com a plantas e com os animais para obtermos alimentos de qualidade;

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre a diferença de alimentos orgânicos e alimentos industrializados;

(Sugestão 5) Fazer um piquenique após a realização das atividades sobre o assunto;

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos façam uma história em quadrinhos cujo tema principal envolva o dia-a-dia na fazenda.

Complementando o conteúdo

Motivos nos quais as crianças precisam ter contato com o campo:

• A agricultura ensina as crianças de onde vem sua comida

• Agricultura ensina responsabilidades às crianças: Tudo o que é criado ou cultivado em uma fazenda depende do fazendeiro. O cuidado diário com animais e plantas é fundamental para a criação e produção de um produto de qualidade, saudável e delicioso.

• A agricultura ensina as crianças a cuidar dos animais: O cuidado adequado dos animais é essencial para a criação de alimentos de qualidade. Os animais precisam de comida, abrigo para crescerem saudáveis e felizes.

• A agricultura ensina as crianças a ter mais apreço pelos alimentos: passar um dia, uma semana ou uma vida inteira na fazenda mudará a maneira como você vê os alimentos. A comida torna-se uma recompensa, não apenas algo que vem de uma mercearia.

• A agricultura ensina às crianças o ciclo de vida: Um dos aspectos mais difíceis da agricultura é o fato de que onde há animais vivos, há animais mortos.

• A agricultura ensina às crianças que o trabalho árduo resulta em recompensas doces.

Fonte: https://lillydenfarm.com/10-reasons-every-child-experience-farming/

Acesso em 01 de Novembro de 2021

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

CIÊNCIAS

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/umDiaNaFazenda/