Ficha para o professor
Pedro passou um dia inesquecível na fazenda do seu tio João.
Ele conheceu vários animais, andou de cavalo e brincou no rio Piquiri!
Embarque nesta história e saiba mais sobre os animais criados na fazenda.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Ciências
Tema
Língua escrita: usos e formas;
Leitura e escrita;
Alfabetização;
Série
1º Estágio - 2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
04 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Solicitar que os alunos façam um mural sobre a diferença entre animais selvagens, animais domésticos e animais exóticos. O mural deve conter várias figuras e a definição de cada um deles;
(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam um desenho ou colagens dos produtos que vem da fazenda;
(Sugestão 3) Solicitar que os alunos escrevam a importância do cuidado com a plantas e com os animais para obtermos alimentos de qualidade;
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos façam uma pesquisa sobre a diferença de alimentos orgânicos e alimentos industrializados;
(Sugestão 5) Fazer um piquenique após a realização das atividades sobre o assunto;
(Sugestão 6) Solicitar que os alunos façam uma história em quadrinhos cujo tema principal envolva o dia-a-dia na fazenda.
Complementando o conteúdo
Motivos nos quais as crianças precisam ter contato com o campo:
• A agricultura ensina as crianças de onde vem sua comida
• Agricultura ensina responsabilidades às crianças: Tudo o que é criado ou cultivado em uma fazenda depende do fazendeiro. O cuidado diário com animais e plantas é fundamental para a criação e produção de um produto de qualidade, saudável e delicioso.
• A agricultura ensina as crianças a cuidar dos animais: O cuidado adequado dos animais é essencial para a criação de alimentos de qualidade. Os animais precisam de comida, abrigo para crescerem saudáveis e felizes.
• A agricultura ensina as crianças a ter mais apreço pelos alimentos: passar um dia, uma semana ou uma vida inteira na fazenda mudará a maneira como você vê os alimentos. A comida torna-se uma recompensa, não apenas algo que vem de uma mercearia.
• A agricultura ensina às crianças o ciclo de vida: Um dos aspectos mais difíceis da agricultura é o fato de que onde há animais vivos, há animais mortos.
• A agricultura ensina às crianças que o trabalho árduo resulta em recompensas doces.
Fonte: https://lillydenfarm.com/10-reasons-every-child-experience-farming/
Acesso em 01 de Novembro de 2021
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
CIÊNCIAS
(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/umDiaNaFazenda/