Ficha para o professor
Raul ganhou superpoderes, ele podia pular alto, andar sobre as águas e correr como um felino! Mas, ele não precisava de nada disso para ser feliz.
O que Raul queria? Leia e descubra o quanto antes!
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Educação Infantil
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Língua escrita: usos e formas;
Leitura e escrita;
Alfabetização;
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano
Idade
04 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
Antes de levar os alunos para ouvirem/lerem as histórias do nosso site, é importante instigar a curiosidade e estimular a imaginação da turma. Faça suspense, conte do que se trata a história, pergunte o que eles acham que vai acontecer? Deixe que todas as crianças participem, se quiserem, dando sugestões de partes da história.
Depois, divida a turma em duplas ou pequenos grupos de 3 alunos. De acordo com os objetivos da aula, há a opção de ouvir a história (que será lida por um locutor) ou de ler a história.
Propondo a leitura, peça que a dupla ou grupo, se reveze em cada página ou parágrafo.
A opção de ouvir a leitura da história, trabalha também a forma adequada de ler, entonação e pontuação. Esta etapa é importante para a análise das crianças, que deverão ler da mesma forma, respeitando cada pontuação.
Abaixo trouxemos algumas sugestões para complementar a atividade.
(Sugestão 1) Solicitar os alunos façam uma ilustração sobre o livro.
(Sugestão 2) Com os alunos do segundo ano solicitar que eles copiem as palavras que aparecem no texto em ordem alfabética.
(Sugestão 3) Pedir para os alunos compararem a história do “Incrível sapato azul” com a história da Cinderela.
(Sugestão 4) Pedir para os alunos pesquisarem o nome dos super-heróis que possuem algum tipo de poder que envolva a velocidade.
(Sugestão 5) Pesquisar sobre os animais mais lentos e os mais velozes do mundo.
Complementando o conteúdo
Indicamos utilizar esse livro numa proposta interdisciplinar com o conteúdo de educação física.
Nessa proposta os alunos deverão se envolver em diversas atividades, como: corrida, futebol circuitos, pula corda, entre outros.
1ª etapa: Pesquisar junto com pais e ou professores sobre os tipos de esporte que envolva a velocidade.
2ª etapa: Pesquisar sobre os esportes paralímpicos de velocidade
3ª etapa: fazer um mural com desenhos e recortes dos esportes pesquisados.
4ª etapa: propor uma competição entre os alunos semelhante de algum dos esportes.
É interessante incluir algum outro elemento lúdico como corrida com ovo, corrida estoura bexiga.
5ª Fazer uma culminância na escola falando sobre a importância dos esportes.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/oIncrivelSapatoAzul/