Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

O incrível sapato azul

O incrível sapato azul

Raul ganhou superpoderes, ele podia pular alto, andar sobre as águas e correr como um felino! Mas, ele não precisava de nada disso para ser feliz.

O que Raul queria? Leia e descubra o quanto antes!

JOGAR

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

04 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Sugestão de abordagem para o professor

Antes de levar os alunos para ouvirem/lerem as histórias do nosso site, é importante instigar a curiosidade e estimular a imaginação da turma. Faça suspense, conte do que se trata a história, pergunte o que eles acham que vai acontecer? Deixe que todas as crianças participem, se quiserem, dando sugestões de partes da história.

Depois, divida a turma em duplas ou pequenos grupos de 3 alunos. De acordo com os objetivos da aula, há a opção de ouvir a história (que será lida por um locutor) ou de ler a história.

Propondo a leitura, peça que a dupla ou grupo, se reveze em cada página ou parágrafo.

A opção de ouvir a leitura da história, trabalha também a forma adequada de ler, entonação e pontuação. Esta etapa é importante para a análise das crianças, que deverão ler da mesma forma, respeitando cada pontuação.

Abaixo trouxemos algumas sugestões para complementar a atividade.

(Sugestão 1) Solicitar os alunos façam uma ilustração sobre o livro.

(Sugestão 2) Com os alunos do segundo ano solicitar que eles copiem as palavras que aparecem no texto em ordem alfabética.

(Sugestão 3) Pedir para os alunos compararem a história do “Incrível sapato azul” com a história da Cinderela.

(Sugestão 4) Pedir para os alunos pesquisarem o nome dos super-heróis que possuem algum tipo de poder que envolva a velocidade.

(Sugestão 5) Pesquisar sobre os animais mais lentos e os mais velozes do mundo.

Complementando o conteúdo

Indicamos utilizar esse livro numa proposta interdisciplinar com o conteúdo de educação física.

Nessa proposta os alunos deverão se envolver em diversas atividades, como: corrida, futebol circuitos, pula corda, entre outros.

1ª etapa: Pesquisar junto com pais e ou professores sobre os tipos de esporte que envolva a velocidade.

2ª etapa: Pesquisar sobre os esportes paralímpicos de velocidade

3ª etapa: fazer um mural com desenhos e recortes dos esportes pesquisados.

4ª etapa: propor uma competição entre os alunos semelhante de algum dos esportes.

É interessante incluir algum outro elemento lúdico como corrida com ovo, corrida estoura bexiga.

5ª Fazer uma culminância na escola falando sobre a importância dos esportes.

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/oIncrivelSapatoAzul/