Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Gabriel contra o Coronavírus

Gabriel contra o Coronavírus

Um vírus cruel chegou sem a gente perceber!

Agora mais do que nunca é preciso se proteger.

Acompanhe a história de Gabriel e juntos o vírus vamos combater.

Nível de Ensino

Ensino Fundamental I

Educação Infantil

Componente curricular

Língua Portuguesa

Ciências

Tema

Coronavírus (COVID-19)

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Aprender sobre os métodos de prevenção ao coronavírus;
  • Entender os meios de contágio do coronavírus;
  • Entender a importância da vacinação, reconhecendo seus benefícios a curto, médio e longo prazo;
  • Perceber a importância do cientista e desenvolvimento da ciência para a e promoção da saúde pública;
  • Compreender a gravidade que o surgimento de novas epidemias pode trazer às populações atuais;
  • Estimular o desenvolvimento da linguagem discriminação auditiva e percepção visual;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver o hábito de leitura;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos, de forma autônoma ou com ajuda;

Objetivos para o professor

  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os métodos de prevenção ao coronavírus;
  • Mostrar aos alunos que o aparecimento de epidemias já ocorria em séculos passados e como a propagação delas foi tornando-se cada vez maior;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado no ensino remoto;
  • Promover debates sobre o pensar coletivo e a importância das ações dele no combate ao coronavírus;
  • Desenvolvimento da leitura;
  • Ampliar o repertório de palavras da turma;
  • Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras e habilidades de concentração;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Apresente o vídeo clipe da música “Lavar as Mãos” do grupo Palavra Cantada, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk&list=RD1bEoDg7DLr8&index=10. Explore o conteúdo da letra da música e deixe que os alunos compartilhem sobre o que viram e ouviram.

(Sugestão 2) Nuvem de palavras: solicitar que os alunos escrevam palavras que caracterizam sua vida neste período de pandemia: sentimentos, sensações...

(Sugestão 2.1) Nuvem de palavras: solicitar que os alunos escrevam palavras relacionadas com o coronavírus (pandemia, morte, hospitais, vacinas... etc)

(Sugestão 3) Criar um folder explicando o passo a passo para se proteger contra o Coronavírus.

(Sugestão 4) Pedir para que os alunos gravem um vídeo com o auxílio dos pais sobre a importância de lavar as mãos corretamente.

(Sugestão 5) Promover um momento de conversa e fazer perguntas sobre o novo Coronavírus;

• O que são vírus?

• O que eles causam?

• De onde veio o coronavírus?

• É a primeira vez que acontece uma pandemia?

• Posso pegar o vírus de outra pessoa?

• Quais são os sintomas do Coronavírus?

• Por que não devemos sair de casa nesse momento?

• Eu posso virar jacaré se eu tomar a vacina?

• Por que a vacinação é tão importante?

(Sugestão 6) Produção de textos: solicitar que os alunos produzam textos sobre o assunto;

(Sugestão 7) Trabalhar com os alunos as cartilhas a seguir:

http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/02/Cartilha-Informacoes-Coronavirus.pdf

https://www.mtciencia.com.br/pequenos_cientistas/coronavirus/portugues/mobile/index.html

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pEhfp2xEQapu4GmDgHd6uPJ7gQAPvgrNGZ8b43AXQFByt7DtVCPyUfHWwqWg/poster-corona-projecao.pdf?utm_source=nova-escola-box&utm_medium=botao&utm_campaign=download-pdf

(Sugestão 8) Com as turmas do 4º ano já é possível apresentar gráficos simples. Construa com os alunos um gráfico de colunas utilizando dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, ou leve um gráfico pronto e ajude os alunos a interpretar.

(Sugestão 9) Levar para os alunos informações sobre outras pandemias que aconteceram ao longo da história.

(Sugestão 10) Utilizar o JOGO “PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS” para complementar o conteúdo.

Disponível em: http://www.escolagames.com.br/jogos/prevencaoCoronavirus/

(Sugestão 11) Solicitar que os alunos elaborem histórias em quadrinhos sobre o assunto.

(Sugestão 12) Solicitar que os alunos levem sua caderneta de vacinação. Conduzir a aula apresentando as principais vacinas e a importância da vacinação.

Complementando o conteúdo

Dicas para desenvolver o assunto no ensino remoto e obter melhor engajamento dos alunos:

• Escolha tópicos de interesse dos alunos, que de alguma forma se relacionem com as matérias passadas;

• Estabelecer objetivos a serem alcançados levando em conta detalhes como a metodologia, os recursos didáticos e as diferentes formas de avaliar o aprendizado do aluno;

• Prevenção: tema sempre uma carta na manga caso ocorro algum problema com recurso digital;

• Utilize todos os recursos tecnológicos possíveis. O atual uso da tecnologia veio para ficar, por isto é melhor planejar como aproveitar ao máximo o que este recurso oferece;

• Promova a integração de diferentes tipos de mídia para passar conhecimentos e informações para os estudantes;

• Promover uma construção colaborativa do conhecimento, aproveitando para envolver os pais e responsáveis no processo de aprendizado;

• Use e abuse da criatividade; pesquise, salve ideias da internet, monte uma pasta ou crie um caderno com as ideias;

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/gabrielContraOCoronavirus/