Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Gabriel contra o Coronavírus

Gabriel contra o Coronavírus

Um vírus cruel chegou sem a gente perceber!

Agora mais do que nunca é preciso se proteger.

Acompanhe a história de Gabriel e juntos o vírus vamos combater.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Ciências

Tema

Coronavírus (COVID-19)

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Aprender sobre os métodos de prevenção ao coronavírus;
  • Entender os meios de contágio do coronavírus;
  • Entender a importância da vacinação, reconhecendo seus benefícios a curto, médio e longo prazo;
  • Perceber a importância do cientista e desenvolvimento da ciência para a e promoção da saúde pública;
  • Compreender a gravidade que o surgimento de novas epidemias pode trazer às populações atuais;
  • Estimular o desenvolvimento da linguagem discriminação auditiva e percepção visual;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver o hábito de leitura;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos, de forma autônoma ou com ajuda;

Objetivos para o professor

  • Ampliar o conhecimento dos alunos sobre os métodos de prevenção ao coronavírus;
  • Mostrar aos alunos que o aparecimento de epidemias já ocorria em séculos passados e como a propagação delas foi tornando-se cada vez maior;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado no ensino remoto;
  • Promover debates sobre o pensar coletivo e a importância das ações dele no combate ao coronavírus;
  • Desenvolvimento da leitura;
  • Ampliar o repertório de palavras da turma;
  • Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia;
  • Trabalhar com os alunos as habilidades motoras e habilidades de concentração;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Apresente o vídeo clipe da música “Lavar as Mãos” do grupo Palavra Cantada, disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=CaTXgmHyMSk&list=RD1bEoDg7DLr8&index=10. Explore o conteúdo da letra da música e deixe que os alunos compartilhem sobre o que viram e ouviram.

(Sugestão 2) Nuvem de palavras: solicitar que os alunos escrevam palavras que caracterizam sua vida neste período de pandemia: sentimentos, sensações...

(Sugestão 2.1) Nuvem de palavras: solicitar que os alunos escrevam palavras relacionadas com o coronavírus (pandemia, morte, hospitais, vacinas... etc)

(Sugestão 3) Criar um folder explicando o passo a passo para se proteger contra o Coronavírus.

(Sugestão 4) Pedir para que os alunos gravem um vídeo com o auxílio dos pais sobre a importância de lavar as mãos corretamente.

(Sugestão 5) Promover um momento de conversa e fazer perguntas sobre o novo Coronavírus;

• O que são vírus?

• O que eles causam?

• De onde veio o coronavírus?

• É a primeira vez que acontece uma pandemia?

• Posso pegar o vírus de outra pessoa?

• Quais são os sintomas do Coronavírus?

• Por que não devemos sair de casa nesse momento?

• Eu posso virar jacaré se eu tomar a vacina?

• Por que a vacinação é tão importante?

(Sugestão 6) Produção de textos: solicitar que os alunos produzam textos sobre o assunto;

(Sugestão 7) Trabalhar com os alunos as cartilhas a seguir:

http://www.saude.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2020/02/Cartilha-Informacoes-Coronavirus.pdf

https://www.mtciencia.com.br/pequenos_cientistas/coronavirus/portugues/mobile/index.html

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pEhfp2xEQapu4GmDgHd6uPJ7gQAPvgrNGZ8b43AXQFByt7DtVCPyUfHWwqWg/poster-corona-projecao.pdf?utm_source=nova-escola-box&utm_medium=botao&utm_campaign=download-pdf

(Sugestão 8) Com as turmas do 4º ano já é possível apresentar gráficos simples. Construa com os alunos um gráfico de colunas utilizando dados fornecidos pelo Ministério da Saúde, ou leve um gráfico pronto e ajude os alunos a interpretar.

(Sugestão 9) Levar para os alunos informações sobre outras pandemias que aconteceram ao longo da história.

(Sugestão 10) Utilizar o JOGO “PREVENÇÃO AO CORONAVÍRUS” para complementar o conteúdo.

Disponível em: http://www.escolagames.com.br/jogos/prevencaoCoronavirus/

(Sugestão 11) Solicitar que os alunos elaborem histórias em quadrinhos sobre o assunto.

(Sugestão 12) Solicitar que os alunos levem sua caderneta de vacinação. Conduzir a aula apresentando as principais vacinas e a importância da vacinação.

Complementando o conteúdo

Dicas para desenvolver o assunto no ensino remoto e obter melhor engajamento dos alunos:

• Escolha tópicos de interesse dos alunos, que de alguma forma se relacionem com as matérias passadas;

• Estabelecer objetivos a serem alcançados levando em conta detalhes como a metodologia, os recursos didáticos e as diferentes formas de avaliar o aprendizado do aluno;

• Prevenção: tema sempre uma carta na manga caso ocorro algum problema com recurso digital;

• Utilize todos os recursos tecnológicos possíveis. O atual uso da tecnologia veio para ficar, por isto é melhor planejar como aproveitar ao máximo o que este recurso oferece;

• Promova a integração de diferentes tipos de mídia para passar conhecimentos e informações para os estudantes;

• Promover uma construção colaborativa do conhecimento, aproveitando para envolver os pais e responsáveis no processo de aprendizado;

• Use e abuse da criatividade; pesquise, salve ideias da internet, monte uma pasta ou crie um caderno com as ideias;

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

Língua Portuguesa

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos. Oralidade Contagem de histórias

(E(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP20) Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações).

(EF02LP20) Reconhecer a função de textos utilizados para apresentar informações coletadas em atividades de pesquisa (enquetes, pequenas entrevistas, registros de experimentações).

(F15LP19) Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

Ciências

(EF01CI03) Discutir as razões pelas quais os hábitos de higiene do corpo (lavar as mãos antes de comer, escovar os dentes, limpar os olhos, o nariz e as orelhas etc.) são necessários para a manutenção da saúde.

(EF04CI08) Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/gabrielContraOCoronavirus/