Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Aventura nas alturas

Aventura nas alturas

Um dia, atravessando uma ponte próxima à minha casa, percebi que havia ali, ao lado, um balão estacionado. Isso mesmo! Um balão daqueles enormes, cheio de gás, colorido e gordo! Não resisti e fui espiar bem de perto.

Quer saber o que aconteceu? Leia toda a história e conheça minhas aventuras!

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Entregar para os alunos papel sulfite e canetinhas coloridas e solicitar que eles desenhem um lindo balão.

(Sugestão 2) Apresentar aos alunos técnicas de pintura (pintura de papel crepom, pintura de giz derretido, pintura espelhada) e solicitar que eles desenhem balões utilizando cada técnica apresentada (um balão para cada técnica).

(Sugestão 3) Fazer uma roda de conversa com os alunos e solicitar que eles contem alguma aventura que eles tenham vivida ou uma aventura que eles gostariam de viver.

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos escolham uma das aventuras apresentadas na história e façam uma ilustração.

(Sugestão 5) Juntamente com os alunos construa um mural e faça a exposição dos desenhos.

Complementando o conteúdo

Tipos de pintura para fazer com as crianças:

1- Pintura impressa

Como fazer: Pinte sobre uma mesa ou suporte qualquer, em seguida coloque uma folha por cima, pressione com as mãos e depois retire-a novamente. Você verá que a pintura da mesa passou para o papel de forma invertida.

2- Pintura com giz derretido

Como fazer: Encostar o giz de cera ligeiramente na vela. Derretida a cera, usar o giz rapidamente sobre o papel, conseguindo-se um belo efeito em relevo.

Dica: Esta técnica exige muito cuidado e atenção por utilizar fogo. É muito importante a supervisão de um adulto, quando for realizada por crianças.

3- Pintura desbotada

Como fazer: Molhe um cotonete no álcool ou água sanitária e desenhe sobre um papel de seda.

Dica: Utilize papéis com cores fortes para um melhor resultado.

Não deixe as crianças sozinhas manipulando álcool ou água sanitária.

4- Pintura com papel crepom

Como fazer: Corte em pedaços o rolo de papel crepom, umedeça na água e pressione na folha branca.

Dica: Se fizer em sala de aula, deixe pouca água à disposição das crianças e escolha cores fortes, para melhor resultado.

5- Pintura no papel amassado

Como fazer: amasse e desamasse o papel, depois pinte por cima.

6- Barbante com tinta

Como fazer: Mergulhe um pedaço médio de barbante na tinta guache e depois coloque na folha branca. Espere um pouquinho e tire o barbante.

7- Pintura espelhada

Como fazer: Pinte com cola colorida ou tinta guache, dobre a folha ao meio e abra novamente. Você verá que a pintura ficará igual dos dois lados da folha.

8- Pintura no laminado amassado

Como fazer: Amasse e desamasse o papel laminado e pinte com cola colorida por cima.

Dica: Você pode utilizar o papel laminado pintado com cola de glitter para fazer um tesouro.

9- Pintura no jornal

Como fazer: Corte um pedaço de jornal e depois pinte por cima com caneta ou tinta guache.

10- Pintura com peneira

Como fazer: Coloque a peneira sobre o papel, pinte com guache por cima, depois tire a peneira e veja o resultado.

11- Pintura esponjada

Como fazer: Recorte uma esponja em pedaços, do tamanho que desejar, umedeça na tinta guache e pressione sobre o papel. Repita a atividade até formar a pintura que deseja.

Dica: Se usar várias cores de tinta é preciso separar um pedaço de esponja para cada cor, para não misturar.

12- Pintura com argila

Como fazer: Umedeça os dedos, passe-os na argila e desenhe com eles na folha. Repita a atividade até criar um belo desenho.

Dica: Não arranque pedaços de argila para colocar na folha, apenas passe os dedos na argila para pintar. Para um melhor resultado passe cola branca por cima, para evitar que a terra esfarele depois de secar.

13- Pintura com papelão

Como fazer: Corte um pequeno pedaço de papelão grosso e verá que ele é formado por camadas. Na ponta do papelão, rasgue uma camada de forma que a camada ondulada fique exposta, pois é com ela que deverá pintar. A camada ondulada do papelão dá um efeito diferente na pintura.

Dica: Se você pintar fazendo ondas no papel a pintura ficará muito legal. Você pode alternar as ondas em tons de bege, azul escuro e claro para ilustrar o fundo do mar. Depois pegue a tinta verde e faça ondas verticais imitando algas marinhas, e finalize colando peixinhos.

14- Pintura com cotonete

Como fazer: Utilize cotonetes ao invés de pincéis. Molhe a ponta do cotonete na tinta e divirta-se.

15- Pintura com garfo

Como fazer: Passe tinta guache em uma folha e depois passe as pontas do garfo de leve sobre a pintura e veja como ficará.

16 – Pintura com palito de picolé

Como fazer: Pegue uma folha colorida, cubra-a com guache de uma cor diferente e depois faça um belo desenho com o palito de picolé. Você verá que a cor do papel aparecerá onde você passou o palito de picolé.

17- Pintura secreta

Como fazer: Desenhe com giz de cera branco ou vela na folha branca e depois passe tinta guache com uma cor forte por cima. O desenho secreto aparecerá na pintura.

18- Técnica do gotejamento

Como fazer: Você pode desenvolver a técnica em casa ou na escola, e só vai precisar de: uma tela ou papel grande, tintas de várias cores e galhinhos de árvore para fazer o gotejamento da tinta. Na sala de aula a obra pode ser coletiva, mas ao invés de galhinhos utilize potes com um furinho em um dos lados e coloque uma música calma para as crianças entrarem no clima artístico. O resultado é ótimo.

19- Pintura com fita crepe

Como fazer: Cole pedaços de fita crepe espalhados na folha, pinte com guache nos espaços em que sobraram da folha, deixe secar e depois retire as fitas do papel.

20- Pintura com carimbos de legumes

Como fazer: Legumes como batatas, cenouras e beterrabas também podem ser instrumentos de arte. Corte-os na forma que quiser (carinha feliz, estrela, coração e etc), mergulhe na tinta e carimbe as folhas.

21-Pintura com galhinho de árvore

Como fazer: Faça uma tinta rala, com guache e água, em seguida molhe um galho pequeno de árvore e respingue em cima da folha de papel.

22- Pintura com bolinha de gude

Como fazer: Pegue uma forma de bolo retangular, coloque uma folha branca dentro, pingue tintas coloridas, coloque bolinhas de gudes por cima e mexa a forma devagar de forma que as bolinhas se movam sobre a folha e a tinta. Depois que pintar a folha, retire-a da forma, deixe-a e secar e exponha sua linda arte.

23- Pintura antiga

Como fazer: Faça um café bem forte, molhe um pedaço de algodão no café e pressione sobre a folha branca. Repita a atividade até que cubra todo o papel e depois deixe secar.

Dica: Com a pintura antiga você pode simular um pergaminho antigo ou fazer um mural histórico.

24- Pintura com cola e anilina

Como fazer: Desenhe com cola branca na folha de papel, espere secar e depois cubra de anilina. O desenho com cola se destacará na anilina e dará um efeito visual muito legal.

FONTE: https://atividadespedagogicas.net/2017/04/como-fazer-30-tecnicas-de-pintura.html

Acesso em: 17/11/2021

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/aventuraNasAlturas/