As férias da Branca de Neve

Branca de Neve resolveu tirar férias e foi com seu Príncipe Encantado conhecer o litoral brasileiro, mas algo saiu errado e interrompeu a viagem.

Ficou curioso para saber o que aconteceu? Leia a história e aprenda com o erro da Branca de Neve.

A maioria das crianças adoram brincar no mar, piscina ou na quadra da escola. Porém uma simples brincadeira pode causar sérios dados à saúde. Todos nós precisamos de exposição ao sol. Quando a pele é exposta ao sol, nossos corpos produzem vitamina D, que ajuda o corpo a absorver cálcio para ossos mais fortes e saudáveis. Contudo a exposição em excesso pode provocar lesões, queimaduras, danos aos olhos e até câncer de pele. Levar as crianças essa informação de forma lúdica é fundamental para que elas cresçam conscientes e com hábitos saudáveis.

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Estimular a imaginação;

Estimular a criatividade;

Participar de diferentes momentos de leitura;

Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;

Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;

Ler diferentes tipos de contos;

Compreender a importância do protetor solar;

Entender que o corpo precisa de cuidados;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;

Apresentar os cuidados com o corpo;

Explicar a importância do protetor solar;

Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

(Sugestão 1) Fazer uma roda com os alunos e perguntar:

• Você já foi à praia?

• Teve que tomar algum tipo de cuidado?

• Você brincou no sol?

• Você usa protetor quando vai brincar no Sol?

• Você sabia que o Sol pode te deixar doente?

(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam um desenho sobre o que aprenderam na história.

(Sugestão 3) Solicitar que os alunos desenhem seres vivos que gostam do dia e seres vivos que preferem a noite.

(Sugestão 4) Recortar imagens de revista que remetam um dia na praia e seus cuidados.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos construam um mural sobre a importância do Sol.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos construam um muram falando sobre os riscos que o Sol em excesso pode causa.

(Sugestão 7) Para os alunos do terceiro ano solicitar que eles façam uma pesquisa sobre os riscos do Sol para à saúde.

(Sugestão 8) Mostras para os alunos como a luz se comporta, colocando diferentes tipos de objetos diante da luz do sol ou artificial.

O sol emite raios de luz que podem nos ajudar e nos prejudicar. Estes são conhecidos como raios ultravioleta (UV). Existem três tipos diferentes de raios UV: UVA, UVB e UVC.

Os raios UVA são a forma mais comum de exposição ao sol. Os raios UVB são menos expostos ao sol, mas são mais intensos. Os raios UVC são os piores. Felizmente, não corremos o risco de raios UVC. A camada de ozônio da Terra bloqueia esses raios.

Mesmo que você não consiga ver os raios UV, eles podem atravessar sua pele. A camada externa da pele é a epiderme. A camada interna é chamada de derme. Seus nervos e vasos sanguíneos estão localizados na derme. As células da epiderme contêm um pigmento (ou corante) chamado melanina. Pessoas de pele clara têm menos melanina do que pessoas de pele escura. É por isso que as pessoas de pele muito clara queimam mais facilmente.

A melanina protege nossa pele e também cria vitamina D. Quando seu corpo se defende contra os raios UV, sua pele bronzeia ou escurece. A exposição excessiva ao sol permite que os raios UV atinjam as camadas internas da pele.

Fonte: https://familydoctor.org/effects-early-sun-exposure/

Acesso em 14 de fevereiro de 2022