Ficha para o professor
Branca de Neve resolveu tirar férias e foi com seu Príncipe Encantado conhecer o litoral brasileiro, mas algo saiu errado e interrompeu a viagem.
Ficou curioso para saber o que aconteceu? Leia a história e aprenda com o erro da Branca de Neve.
JOGARNível de Ensino
Educação Infantil
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Língua escrita: usos e formas;
Leitura e escrita;
Alfabetização;
Série
2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
04 a 08 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Fazer uma roda com os alunos e perguntar:
• Você já foi à praia?
• Teve que tomar algum tipo de cuidado?
• Você brincou no sol?
• Você usa protetor quando vai brincar no Sol?
• Você sabia que o Sol pode te deixar doente?
(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam um desenho sobre o que aprenderam na história.
(Sugestão 3) Solicitar que os alunos desenhem seres vivos que gostam do dia e seres vivos que preferem a noite.
(Sugestão 4) Recortar imagens de revista que remetam um dia na praia e seus cuidados.
(Sugestão 5) Solicitar que os alunos construam um mural sobre a importância do Sol.
(Sugestão 6) Solicitar que os alunos construam um muram falando sobre os riscos que o Sol em excesso pode causa.
(Sugestão 7) Para os alunos do terceiro ano solicitar que eles façam uma pesquisa sobre os riscos do Sol para à saúde.
(Sugestão 8) Mostras para os alunos como a luz se comporta, colocando diferentes tipos de objetos diante da luz do sol ou artificial.
Complementando o conteúdo
O sol emite raios de luz que podem nos ajudar e nos prejudicar. Estes são conhecidos como raios ultravioleta (UV). Existem três tipos diferentes de raios UV: UVA, UVB e UVC.
Os raios UVA são a forma mais comum de exposição ao sol. Os raios UVB são menos expostos ao sol, mas são mais intensos. Os raios UVC são os piores. Felizmente, não corremos o risco de raios UVC. A camada de ozônio da Terra bloqueia esses raios.
Mesmo que você não consiga ver os raios UV, eles podem atravessar sua pele. A camada externa da pele é a epiderme. A camada interna é chamada de derme. Seus nervos e vasos sanguíneos estão localizados na derme. As células da epiderme contêm um pigmento (ou corante) chamado melanina. Pessoas de pele clara têm menos melanina do que pessoas de pele escura. É por isso que as pessoas de pele muito clara queimam mais facilmente.
A melanina protege nossa pele e também cria vitamina D. Quando seu corpo se defende contra os raios UV, sua pele bronzeia ou escurece. A exposição excessiva ao sol permite que os raios UV atinjam as camadas internas da pele.
Fonte: https://familydoctor.org/effects-early-sun-exposure/
Acesso em 14 de fevereiro de 2022
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
EDUCAÇÃO INFANTIL
(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
LÍNGUA PORTUGUESA
(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma
(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.
(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.
(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.
(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.
CIÊNCIAS
(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/asFeriasDaBrancaDeNeve/