Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

As férias da Branca de Neve

As férias da Branca de Neve

Branca de Neve resolveu tirar férias e foi com seu Príncipe Encantado conhecer o litoral brasileiro, mas algo saiu errado e interrompeu a viagem.

Ficou curioso para saber o que aconteceu? Leia a história e aprenda com o erro da Branca de Neve.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

04 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;
  • Compreender a importância do protetor solar;
  • Entender que o corpo precisa de cuidados;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Apresentar os cuidados com o corpo;
  • Explicar a importância do protetor solar;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Fazer uma roda com os alunos e perguntar:

• Você já foi à praia?

• Teve que tomar algum tipo de cuidado?

• Você brincou no sol?

• Você usa protetor quando vai brincar no Sol?

• Você sabia que o Sol pode te deixar doente?

(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam um desenho sobre o que aprenderam na história.

(Sugestão 3) Solicitar que os alunos desenhem seres vivos que gostam do dia e seres vivos que preferem a noite.

(Sugestão 4) Recortar imagens de revista que remetam um dia na praia e seus cuidados.

(Sugestão 5) Solicitar que os alunos construam um mural sobre a importância do Sol.

(Sugestão 6) Solicitar que os alunos construam um muram falando sobre os riscos que o Sol em excesso pode causa.

(Sugestão 7) Para os alunos do terceiro ano solicitar que eles façam uma pesquisa sobre os riscos do Sol para à saúde.

(Sugestão 8) Mostras para os alunos como a luz se comporta, colocando diferentes tipos de objetos diante da luz do sol ou artificial.

Complementando o conteúdo

O sol emite raios de luz que podem nos ajudar e nos prejudicar. Estes são conhecidos como raios ultravioleta (UV). Existem três tipos diferentes de raios UV: UVA, UVB e UVC.

Os raios UVA são a forma mais comum de exposição ao sol. Os raios UVB são menos expostos ao sol, mas são mais intensos. Os raios UVC são os piores. Felizmente, não corremos o risco de raios UVC. A camada de ozônio da Terra bloqueia esses raios.

Mesmo que você não consiga ver os raios UV, eles podem atravessar sua pele. A camada externa da pele é a epiderme. A camada interna é chamada de derme. Seus nervos e vasos sanguíneos estão localizados na derme. As células da epiderme contêm um pigmento (ou corante) chamado melanina. Pessoas de pele clara têm menos melanina do que pessoas de pele escura. É por isso que as pessoas de pele muito clara queimam mais facilmente.

A melanina protege nossa pele e também cria vitamina D. Quando seu corpo se defende contra os raios UV, sua pele bronzeia ou escurece. A exposição excessiva ao sol permite que os raios UV atinjam as camadas internas da pele.

Fonte: https://familydoctor.org/effects-early-sun-exposure/

Acesso em 14 de fevereiro de 2022

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

CIÊNCIAS

(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/asFeriasDaBrancaDeNeve/