As fadas atrapalhadas

Quando nasce uma princesa, o reino fica em festa.

Todos querem conhecê-la: nobres, artesãos, fadas e até mesmo as bruxas.

A princesa Aurora não teve sorte, logo no primeiro dia, recebeu vários presentes estranhos!

Está curioso para saber o que aconteceu? Leia a história e se encante com esse mundo de magia!

Uma releitura de "A bela adormecida".

As rimas infantis usam padrões e estruturas repetitivas, para que as crianças comecem a aprender habilidades matemáticas simples à medida que as recitam. Muitas rimas também usam números, contagem e outras palavras matemáticas que as crianças precisam aprender, como tamanho e peso.

Uma pesquisa mostrou que a consciência da rima e a capacidade de cantar canções e rimas apoia positivamente o desenvolvimento da linguagem das crianças e as habilidades iniciais de alfabetização e leitura.

Desenvolver a consciência fonêmica;

Construir memória e articulação;

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Estimular a imaginação;

Estimular a criatividade;

Participar de diferentes momentos de leitura;

Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;

Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;

Ler diferentes tipos de contos;

Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;

Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

(Sugestão 1) Fazer a leituras de outros versos e rimas.

(Sugestão 2) Trabalhar com músicas infantis perguntando e apontando para as rimas.

(Sugestão 3) Solicitar que as crianças façam um desenho sobre o livro.

(Sugestão 4) Ler a tradicional história da Bela Adormecida.

(Sugestão 5) Pedir para as crianças compararem as diferenças e semelhanças das duas histórias.

(Sugestão 6) Montar um teatro recontando a histórias ouvida e lida).

(Sugestão 7) Pedir para os alunos do 2º aluno copiarem as palavras desconhecidas no caderno e posteriormente procurar no dicionário o significado delas.

Benefícios de ensinar rimas infantis às crianças

• Desenvolve a consciência fonêmica

• Construindo memória e articulação

• Promove a compreensão de conceitos: pintando imagens na cabeça das crianças

• Promove o desenvolvimento de rotinas sociais

• Proporciona novas habilidades auditivas

Aqui estão 8 maneiras pelas quais os pais e professore podem ajudar seus filhos a aprender rimas infantis:

• Identifique e continue cantando as canções de ninar favoritas das crianças. As crianças adoram a repetição, o que pode ajudá-las a aprender melhor também.

• Cante junto com seu filho e bata palmas / toque junto com a batida.

• Use itens em casa para fazer música e cantar canções de ninar para aumentar o elemento divertido.

• Use ações para acompanhar as palavras. Ligar os gestos das mãos e outras ações com o seu corpo não só ajuda a criança a visualizar as palavras, mas também é mais fácil para a criança aprender a canção de ninar.

-Esqueça as palavras da canção de ninar e peça as crianças que ajude a preencher as palavras que faltam. Esta é uma maneira divertida de ajudar as crianças a usar sua memória para recitar a rima.

-Lembre-os das rimas que aprenderam. Peça que desenhem ou pintem. Use atividades diárias (contagem etc).

• Introduza novas rimas periodicamente para as crianças. Isso ajuda a envolver constantemente seu interesse em aprender.

• Selecione rimas que ensinem conceitos como números, cores, formas, clima, etc., para aumentar o amor das crianças pelo aprendizado.

Fonte: https://thenewageparents.com/benefits-of-nursery-rhymes/

Acesso em 08/03/2022