Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

As fadas atrapalhadas

As fadas atrapalhadas

Quando nasce uma princesa, o reino fica em festa.

Todos querem conhecê-la: nobres, artesãos, fadas e até mesmo as bruxas.

A princesa Aurora não teve sorte, logo no primeiro dia, recebeu vários presentes estranhos!

Está curioso para saber o que aconteceu? Leia a história e se encante com esse mundo de magia!

Uma releitura de "A bela adormecida".

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: usos e formas;

Leitura e escrita;

Alfabetização;

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano - 3º Ano

Idade

05 a 08 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a consciência fonêmica;
  • Construir memória e articulação;
  • Desenvolver a leitura e interpretação de texto;
  • Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;
  • Ampliar o vocabulário;
  • Estimular a imaginação;
  • Estimular a criatividade;
  • Participar de diferentes momentos de leitura;
  • Desenvolver a escuta atenta para a compreensão de textos;
  • Desenvolver e aprimorar a linguagem oral e escrita;
  • Ler diferentes tipos de contos;

Objetivos para o professor

  • Trabalhar as habilidades de leitura e interpretação de texto;
  • Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;
  • Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;
  • Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;
  • Despertar o hábito de ouvir e de sentir prazer nas situações que envolvem a leitura;
  • Proporcionar o contato com textos de qualidade literária;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Fazer a leituras de outros versos e rimas.

(Sugestão 2) Trabalhar com músicas infantis perguntando e apontando para as rimas.

(Sugestão 3) Solicitar que as crianças façam um desenho sobre o livro.

(Sugestão 4) Ler a tradicional história da Bela Adormecida.

(Sugestão 5) Pedir para as crianças compararem as diferenças e semelhanças das duas histórias.

(Sugestão 6) Montar um teatro recontando a histórias ouvida e lida).

(Sugestão 7) Pedir para os alunos do 2º aluno copiarem as palavras desconhecidas no caderno e posteriormente procurar no dicionário o significado delas.

Complementando o conteúdo

Benefícios de ensinar rimas infantis às crianças

- Desenvolve a consciência fonêmica

- Construindo memória e articulação

- Promove a compreensão de conceitos: pintando imagens na cabeça das crianças

- Promove o desenvolvimento de rotinas sociais

- Proporciona novas habilidades auditivas

Aqui estão 8 maneiras pelas quais os pais e professore podem ajudar seus filhos a aprender rimas infantis:

- Identifique e continue cantando as canções de ninar favoritas das crianças. As crianças adoram a repetição, o que pode ajudá-las a aprender melhor também.

- Cante junto com seu filho e bata palmas / toque junto com a batida.

- Use itens em casa para fazer música e cantar canções de ninar para aumentar o elemento divertido.

- Use ações para acompanhar as palavras. Ligar os gestos das mãos e outras ações com o seu corpo não só ajuda a criança a visualizar as palavras, mas também é mais fácil para a criança aprender a canção de ninar.

-Esqueça as palavras da canção de ninar e peça as crianças que ajude a preencher as palavras que faltam. Esta é uma maneira divertida de ajudar as crianças a usar sua memória para recitar a rima.

-Lembre-os das rimas que aprenderam. Peça que desenhem ou pintem. Use atividades diárias (contagem etc).

- Introduza novas rimas periodicamente para as crianças. Isso ajuda a envolver constantemente seu interesse em aprender.

- Selecione rimas que ensinem conceitos como números, cores, formas, clima, etc., para aumentar o amor das crianças pelo aprendizado.

Fonte: https://thenewageparents.com/benefits-of-nursery-rhymes/

Acesso em 08/03/2022

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

EDUCAÇÃO INFANTIL

(EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

(EI03EF04) Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

(EI03EF06) Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa.

(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.

LÍNGUA PORTUGUESA

(EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade. Leitura colaborativa e autônoma

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF02LP26) Ler e compreender, com certa autonomia, textos literários, de gêneros variados, desenvolvendo o gosto pela leitura.

(EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.

(EF02LP29) Observar, em poemas visuais, o formato do texto na página, as ilustrações e outros efeitos visuais.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão global.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/livros/asFadasAtrapalhadas/