Alice e a aula online

Alice é uma menina muito esperta, mas ela está com um problemão.

Ajude Alice a resolver os problemas para enviar todos seus amigos dentro do vagão.

A base de todo pensamento lógico é o pensamento sequencial. Esse processo envolve pegar as ideias, fatos e conclusões importantes envolvidos em um problema e organizá-los em uma progressão em cadeia que assume um significado por si só. Pensar logicamente é pensar em etapas. O pensamento lógico envolve raciocinar e usar o que você sabe para tirar conclusões. Requer uma compreensão de atributos, relacionamentos e sequência, e não é importante apenas para o aprendizado formal; é uma habilidade essencial.

Desenvolver a leitura e interpretação de texto;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Ampliar o vocabulário;

Desenvolver o raciocínio lógico-matemático e construção do conceito de número através do lúdico;

Reconhecer os nomes dos números e associá-los corretamente ao seu respectivo símbolo numérico;

Sistematizar formas de registro de quantidades;

Estimular o raciocínio lógico matemático;

Resolver situações problema com a temática proposta;

Promover a integração das disciplinas de Português e Matemática;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Ampliar o repertório de letras e palavras da turma;

Oferecer o jogo como recurso didático para fixar o conteúdo trabalhado em sala de aula;

Ampliar conhecimentos dos alunos;

Sistematizar formas de registro de quantidades;

Estimular o gosto pela Matemática, através de atividades lúdicas e prazerosas;

Reforçar conteúdo trabalhado em sala de aula;

Desenvolver raciocínio lógico;

Estimular a troca de conhecimentos, a socialização e a interação entre os alunos;

Passo 1: Leitura do Livro “Alice na aula online”

Passo 2: Solicitar que os alunos digam qual a moral da história.

Passo 3: Pergunte aos alunos se existe apenas uma forma de obter algum resultado matemático ou se há várias possibilidades. Caso eles respondam sim pergunte quais são essas possibilidades.

Passo 4: Envolver os alunos em outras atividades de raciocínio lógico, como: jogos de xadrez, dama, dominó, cubo mágico.

Passo 5: Solicitar que os alunos construam algum material ou problema que envolva o raciocínio lógico. Para os alunos menores a elaboração de textos é uma excelente atividade.

Sugestão de atividades que envolva jogos de raciocínio lógico

(Sugestão 1) Torres Gêmeas

Para este jogo, você precisará de blocos de construção, cubos coloridos ou Lego, Posicione a criança à sua frente no chão ou em uma mesa e coloque uma caixa alta ou pasta entre vocês para que ela não possa ver o que você está construindo do seu lado.

Começando com dois blocos de duas cores diferentes, construa uma torre e explique o jogo para a criança da seguinte forma: “Acabei de construir uma torre de dois blocos. Usei um azul e um amarelo. Você pode tentar construir uma torre como a minha? Vou te dar dicas. ” Conhecendo o nível da criança, comece a dar pistas como: “O bloco azul está na parte inferior” e “O outro bloco está no topo”.

(Sugestão 2) Jogo de duas formas e cores

Este quebra-cabeça de madeira faz muito mais do que reforçar os atributos de forma e cor. Exige que o jogador use as habilidades de sequenciamento, causa e efeito e dedução e tem grande versatilidade. Pode ser apresentada como uma atividade para um jogador e, quando seu filho estiver pronto, pode ser jogada com dois jogadores. Também um sucesso entre as crianças além da idade pré-escolar, este jogo reforça todas as habilidades do pensamento lógico de uma forma divertida.

(Sugestão 3) Jogo Chapeuzinho Vermelho

Um jogo premiado que inclui um livro de imagens e desafios de vários níveis, seu filho em idade pré-escolar irá desfrutar deste jogo por muitos anos. O objetivo é abrir um caminho para Chapeuzinho Vermelho para que ela possa chegar à casa da vovó, e junto com a percepção visual e raciocínio espacial, as habilidades de planejamento e resolução de problemas são praticadas e reforçadas. Seu filho usará muitas habilidades de pensamento e terá a satisfação de atingir a meta com sucesso!

Se você já tentou argumentar com uma criança de três anos, sabe que uma criança dessa idade não é uma pensadora lógica. As crianças pequenas são muito concretas e literais em seu pensamento, e só quando se aproximam da idade escolar é que começam a mostrar disposição para tarefas que exigem um pensamento mais abstrato. No entanto, crianças em idade pré-escolar costumam fazer conexões surpreendentes à medida que se dedicam ao aprendizado e à compreensão do mundo, e há muitos jogos e atividades divertidas de raciocínio lógico para envolver o cérebro da criança em idade pré-escolar em novas maneiras de pensar!