Voo Educativo

Hoje você será um piloto de avião!

Sua missão é pegar as estrelas mágicas. Elas estão cheias de letras, sílabas e números.

Capturando as estrelas na sequência correta, o avião executa lindas acrobacias!

Com três opções de conteúdo, neste jogo as crianças poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre o alfabeto, os números de 1 a 100 e as famílias silábicas, auxiliando o processo de aquisição inicial da leitura e escrita, além da abordagem dos números em Inglês! Com áudio, a animação estimula o interesse, premiando o aluno a cada cinco sequências de acertos!

Ampliar o vocabulário oral e escrito;

Conhecer a ordem alfabética das letras;

Distinguir letra, sílaba, palavra e número;

Distinguir vogais de consoantes;

Recitar e memorizar a sequência numérica;

Desenvolver o raciocínio lógico com a noção de ordenação e - quantificação;

Perceber que um número natural ocupa lugar na sequência numérica e que esta possui regularidades;

Conhecer e identificar as sílabas simples;

Desenvolver habilidades de leitura, lendo sílabas simples;

Construir os conceitos de letra e de sílaba;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Trabalhar a sequência numérica, estabelecendo comparações entre esses números e analisando as regularidades das sequências;

Trabalhar a junção de sílabas;

Apresentar as vogais;

Desenvolver a atenção e concentração;

Trabalhar as habilidades dos alunos de leitura e escrita;

Oferecer proposta lúdica e prazerosa que possibilite ao aluno associar as letras à sua grafia e sons;

Fixar conteúdo trabalhado em sala de aula;

(Sugestão 1) O jogo poderá ser proposto individualmente ou em duplas. Como a proposta oferece áudio, é importante orientar os alunos para que joguem e fiquem atentos ao áudio, relacionando-o ao número, ou letra, ou sílaba que capturaram.

Se estiverem em duplas, enquanto um colega joga, o outro será o “fiscal”, analisando a jogada para depois anotar, se houver algum equívoco! Estas anotações serão fontes valiosas para futuros planejamentos na sala de aula.

(Sugestão 2) Utilizando este registro, na sala de aula, propor atividades diversas. Sugestões:

(Sugestão 2.1) Escrever 5 palavras com a letra que registrou;

(Sugestão 2.2) Elaborar um cálculo (operação de subtração ou adição) que o resultado seja o número que anotou;

(Sugestão 2.3) Escrever todas as sílabas da mesma “família” da sílaba anotada e escrever também uma palavra com cada uma delas;

(Sugestão 3) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

(Sugestão 4) Assim como na sugestão 3 onde é utilizado o alfabeto móvel você pode substituir por número, incluindo operações simples.

(Sugestão 5) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta.

(Sugestão 6) Desenhar no chão o jogo da Amarelinha com as vogais ou números. Ao percorrer a Amarelinha pedir para as crianças falarem o nome das vogais em voz alta ou dos números. Ao percorrer os números você pode falar para os alunos voltarem a amarelinha em ordem decrescente.

(Sugestão 7) Batata quente: os alunos formam uma roda e vão passando a bola até ouvirem a palavra escolhida pelo professor. A brincadeira pode ser separada por conjuntos de palavras (família do B; BA, BE, BI, BO, BU), (família do D; DA, DE, DI, DO, DU)

(Sugestão 8) Jogo da forca.

(Sugestão 9) Palavras cruzadas ou caça-palavras.

(Sugestão 10) Escreva os números de 1 a 20 no quadro negro e peça aos alunos para contar.

Em seguida, escreva a sequência dos números de 2 em 2 e peça para contarem novamente.

__ 2 __ 4 __ 6 __ 8 __ 10 __ 12 __ 14 __16 __ 20

Converse com eles sobre contagens, diga que os números não precisam ser contados apenas de 1 em 1, eles podem ser contados de 2 em 2 também.

Cite exemplos de situações em que pode ser mais interessante contar de 2 em 2, como contar o número de sapatos, de meias ou de olhos.

(Sugestão 11) Faça uma fileira com a metade da turma e será fixado um cartão com os números que estão sendo trabalhados pelo professor em cada aluno. O professor fará perguntas a outra metade da turma como: quem é o número 1 da fila quem é o último número da fila? Quem vem antes do 2 e quem vem depois do 2? O professor poderá mudar as perguntas em relação aos outros números elencados na filha.

O jogo Voo Educativo traz a proposta de trabalho interdisciplinar entre a Língua Portuguesa e a Matemática. Você pode utilizar as sugestões anteriores para desenvolvimento de um projeto expondo o trabalho para outras turmas. Você ainda pode promover uma tarde ou semana de games dividindo as turmas em times para competição. Listamos abaixo games com propostas semelhantes a esse que podem ser executado nessa atividade.

O ESCOLA GAMES possui opções variadas de jogos pedagógicos para complementar o trabalho dos conteúdos deste jogo. Vejam algumas sugestões:

Para o trabalho com as sílabas:

• Laboratório das sílabas

• Separe as sílabas

Para o trabalho com o alfabeto:

• Aprendendo o alfabeto

• Alfabeto de sabão

• Coral didático

Para o trabalho com os números:

• Coral didático

• Zoo louco