logo Escola Games
Site em inglês
logo Escola Games
logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br

Ficha pedagógica

Super Heróis Puzzle

Super Heróis Puzzle

Chegou a hora de enfrentar os inimigos com muita coragem e determinação! Vamos montar os quebra-cabeças dos Super-Heróis nessa aventura incrível. Você está preparado(a)?

Aperte o play e monte o máximo de imagens que conseguir!

Acessar
BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

BNCC - Ensino Fundamental
ComponenteAno / FaixaUnidades temáticasObjetos de conhecimentoHabilidades
Matemática
1º Ano
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
personagem Escola Games

Dicas para o educador

O jogo da memória é um excelente recurso para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A dificuldade de tentar superar o desafio constantemente serve como estímulo para a criança, por meio do desafio ela se sente estimulada e assim amplia suas capacidades cognitivas. Dos mais simples aos mais difíceis, há quebra-cabeças para todas as idades. A partir dos três anos de idade as crianças já conseguem começar a montar os jogos mais fáceis. Conforme os pequenos vão se desenvolvendo aumente o número de peças.

Objetivos para o aluno

Estimular a aprendizagem;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Objetivos para o professor

Estimular a aprendizagem;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Construir brinquedos de monte e remonte com objetos reutilizáveis como: caixas de sapato, tampinhas de garrafa, caixas de leite, copinhos plásticos e etc.

(Sugestão 2) Montar sequencias lógicas utilizando formas e cores.

(Sugestão 3) Imprima desenhos e solicite que os alunos pintem com giz de cerra, cola colorida, lápis de cor, em seguida, faça recortes fragmentando o desenho, embaralhe e peça para que os alunos montem novamente, simulando um quebra-cabeça.

(Sugestão 4) Para as séries iniciais (educação infantil) monte quebra-cabeça com o nome do aluno. O nome do aluno pode ser escrito em baixo da foto para tornar a atividade ainda mais prazerosa.

(Sugestão 5) Confecção de tabele de TNT ou outro material emborrachado. Faça recortes no TNT semelhante ao quebra-cabeça, em seguida, promova brincadeiras com os alunos neste tapete.

(Sugestão 6) Caça número: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.

(Sugestão 7) Trabalhar com brinquedos de monta-monta (estilo LEGO). Promover a construção de objetos com estes brinquedos; casas, animais, carros e etc.

(Sugestão 8) Jogos de dominó. Pode ser utilizado o brinquedo tradicional ou pode substituir os pontos do dominó por outros desenhos e formas (triângulo, círculo, quadrado).

(Sugestão 9) Utilização de Flash Cards relacionando com os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.

(Sugestão 10) Utilizar o jogo de Dama.

(Sugestão 11) Trabalhar com o Jogo da Velha.

(Sugestão 12) Utilizar o jogo dos 7 erros.

Complementando o conteúdo

Explore outras atividades que estimulam a lógica como:

  • Música

  • Jogos de sequência lógica

  • Jogo de tabuleiro

  • Vídeo game

  • Brinquedos de monte e remonte

  • Mímica

  • Aprender um novo idioma

  1. Encontre abaixo diversas sugestões de atividade para trabalhar sequências lógicas com os alunos.

https://br.pinterest.com/pin/80290805835073096/

Acesso em 20 de Abril de 2021

  1. Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham as mesmas habilidades.
  • Animais Puzzle

  • Monstros Puzzle

  • Panda Puzzle

logo escolagames

Escola Games | Jogos Educativos

https://www.escolagames.com.br