Super Heróis Puzzle

Chegou a hora de enfrentar os inimigos com muita coragem e determinação! Vamos montar os quebra-cabeças dos Super-Heróis nessa aventura incrível. Você está preparado(a)?

Aperte o play e monte o máximo de imagens que conseguir!

BNCC - Educação Infantil
Campo de experiênciasFaixa etáriaObjetivos de aprendizagem e desenvolvimento
Corpo, gestos e movimentos
Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses)
(EI03CG05)

Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

Matemática
Álgebra

Padrões figurais e numéricos: investigação de regularidades ou padrões em sequências

(EF01MA09)

Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

O jogo da memória é um excelente recurso para o desenvolvimento do raciocínio lógico. A dificuldade de tentar superar o desafio constantemente serve como estímulo para a criança, por meio do desafio ela se sente estimulada e assim amplia suas capacidades cognitivas. Dos mais simples aos mais difíceis, há quebra-cabeças para todas as idades. A partir dos três anos de idade as crianças já conseguem começar a montar os jogos mais fáceis. Conforme os pequenos vão se desenvolvendo aumente o número de peças.

Estimular a aprendizagem;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar;

Analisar figuras e ampliar as noções de composição e decomposição a partir da fragmentação de uma imagem;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

Estimular a cooperação entre os colegas por meio da promoção de atividades em duplas ou grupos;

Estimular a aprendizagem;

Desenvolver a atenção e o pensamento lógico;

Desenvolver a coordenação motora;

Favorecer o desenvolvimento da atuação da memória;

Desenvolver a autoconfiança na resolução de problemas;

Perceber as diferentes posições de figuras fragmentadas de uma imagem;

(Sugestão 1) Construir brinquedos de monte e remonte com objetos reutilizáveis como: caixas de sapato, tampinhas de garrafa, caixas de leite, copinhos plásticos e etc.

(Sugestão 2) Montar sequencias lógicas utilizando formas e cores.

(Sugestão 3) Imprima desenhos e solicite que os alunos pintem com giz de cerra, cola colorida, lápis de cor, em seguida, faça recortes fragmentando o desenho, embaralhe e peça para que os alunos montem novamente, simulando um quebra-cabeça.

(Sugestão 4) Para as séries iniciais (educação infantil) monte quebra-cabeça com o nome do aluno. O nome do aluno pode ser escrito em baixo da foto para tornar a atividade ainda mais prazerosa.

(Sugestão 5) Confecção de tabele de TNT ou outro material emborrachado. Faça recortes no TNT semelhante ao quebra-cabeça, em seguida, promova brincadeiras com os alunos neste tapete.

(Sugestão 6) Caça número: imprima uma cartela com diversos números (mais ou menos 5), esses números serão o resultado das operações matemáticas que você irá colocar no quadro. As cartelas devem ser iguais. Escreva no quadro as operações e os alunos devem colorir rapidamente o resultado. É uma atividade semelhante a um Bingo.

(Sugestão 7) Trabalhar com brinquedos de monta-monta (estilo LEGO). Promover a construção de objetos com estes brinquedos; casas, animais, carros e etc.

(Sugestão 8) Jogos de dominó. Pode ser utilizado o brinquedo tradicional ou pode substituir os pontos do dominó por outros desenhos e formas (triângulo, círculo, quadrado).

(Sugestão 9) Utilização de Flash Cards relacionando com os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.

(Sugestão 10) Utilizar o jogo de Dama.

(Sugestão 11) Trabalhar com o Jogo da Velha.

(Sugestão 12) Utilizar o jogo dos 7 erros.

Explore outras atividades que estimulam a lógica como:

• Música

• Jogos de sequência lógica

• Jogo de tabuleiro

• Vídeo game

• Brinquedos de monte e remonte

• Mímica

• Aprender um novo idioma

1. Encontre abaixo diversas sugestões de atividade para trabalhar sequências lógicas com os alunos.

Acesso em 20 de Abril de 2021

1. Conheça outros Jogos do ESCOLA GAMES que trabalham as mesmas habilidades.
  • Animais Puzzle

• Monstros Puzzle