Sonho de bailarina

Treine o seu português nesse jogo lindo e cheio de encanto!

A história da menina Clara é toda feita de beleza e esperança. Ela quer ser bailarina e sempre sonha com isso, mas no outro dia não se lembra de nenhum dos seus sonhos. Ajude a completar as palavras com R, RR, S, SS, L, U, M ou N e ajude a Clara a se lembrar de cada um de seus sonhos.

Análise linguística/semiótica (Ortografização)

Construção do sistema alfabético e da ortografia

(EF03LP01)

Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).

Para que os alunos escrevam dentro da variedade padrão, é importante conhecer as regularidades e irregularidades da nossa língua e saber como aplicá-las. Poesia e ortografia é uma excelente combinação! Aqui as crianças vão trabalhar algumas regras ortográficas de maneira prazerosa e significativa.

Realizar atividades que facilitem a compreensão das regras ortográficas;

Dominar as regras ortográficas do uso de: M antes de B e P, R ou RR, SS, S entre vogais e L ou U no final de palavras;

Aprimorar a leitura e escrita;

Memorizar a escrita convencional das palavras;

Perceber as diferenças entre a pronúncia e a grafia convencional das palavras;

Fixar conhecimento adquirido em sala de aula;

Perceber a utilização do alfabeto na construção das palavras;

Comparar palavras;

Compreender o processo de estrutura das palavras;

Identificar e diferenciar as letras do alfabeto;

Desenvolver atenção e concentração;

Desenvolver a coordenação motora;

Realizar atividades que facilitem a compreensão das regras ortográficas;

Proporcionar, de maneira lúdica e criativa, o avanço no processo de leitura e escrita das crianças;

Promover o processo de compreensão da estrutura das palavras;

Ampliar o repertório de palavras da turma;

Ensinar o processo de formação das palavras por meio das junções silábicas;

Favorecer a compreensão do processo de construção das palavras;

(Sugestão 1) Desenvolver atividades de caça-palavras

(Sugestão 2) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais, para os alunos do 3º ano a palavra pode estar completamente embaralhada.

(Sugestão 3) Jogo da forca.

(Sugestão 4) Solicitar que os alunos anotem todas as palavras do jogo. Em seguida, solicite que eles escolham 15 palavras para procurar no dicionário, seu significado.

(Sugestão 5) Após a realização da “sugestão 4” solicite que os alunos façam a separação das palavras escolhidas.

(Sugestão 6) Solicite que os anos do 3º ano escolha 10 palavras apresentadas no texto e oriente que criem uma história com essas palavras.

(Sugestão 7) Promover ditado de palavras

(Sugestão 9) No quadro ou em folha impressa escreva diversas sílabas e peça para que os alunos formem palavras a partir delas.

(Sugestão 10) Trabalhar com poemas e rimas.

(Sugestão 11) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.

(Sugestão 12) Listar outras palavras do jogo que pertencem a cada regra.

(Sugestão 13) Anotar os erros que cometeram e usar estas palavras para outras atividades em sala de aula.

(Sugestão 14) Escrever mais estrofes para compor a poesia, utilizando outras palavras que ilustram as regras.

Grande parte da ortografia, mesmo sendo regida por regras, pode e deve ser compreendida através de exercícios de reflexão! Quando este trabalho é feito em duplas (ou pequenos grupos) ele se torna ainda mais significativo, pois os alunos precisam conversar, trocar ideias e refletir para decidirem qual a letra usar em cada palavra.

• Primeiro, as crianças deverão ser convidadas a lembrar algumas regras aprendidas na sala de aula:

. Uso do M antes de B e P;

. Uso do R e RR;

. Som do S entre vogais;

. Uso do SS;

. Uso do L ou U no final de palavras;

• Depois, propor que joguem “Um sonho de bailarina”! Os integrantes das duplas, ou grupos, deverão participar ativamente sugerindo a letra que completará cada palavra. É importante jogar mais de uma vez, pois as palavras são diferentes a cada rodada.

Como ajudar os alunos de forma eficiente?

Uma sugestão para este trabalho, é o VARAL ORTOGRÁFICO! Veja como ele funciona:

Durante o ano, diante de exercícios e produções de textos feitas pelas crianças, analise os erros mais comuns e vá trabalhando um a um. A partir das descobertas feitas, faça um varal com pequenos cartazes descrevendo cada uma delas. Por exemplo: ao descobrirem que o “S” entre vogais tem o som de “Z”, escreva com a ajuda da turma, a regra no cartaz e exponha no varal.

Diante disso, as crianças serão desafiadas a não errarem mais. O varal sempre cresce, pois as regras novas serão acrescentadas.

Esta proposta só será significativa se houver discussão, análise e elaboração juntamente com os alunos!