Ficha para o professor
Clara sempre sonha que é uma bailarina, mas no dia seguinte não se lembra de nada.
Complete as palavras e ajude Clara a se lembrar de seus lindos sonhos!
Jogo educativo de português com o uso das letras: R, RR, S, SS, L, U, M e N.
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
- Língua escrita: usos e formas;
- Ortografia;
Série
1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
06 a 09 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Desenvolver atividades de caça-palavras
(Sugestão 2) Desembaralhar as letras para formar a palavra correta. Em uma folha ou no quadro escreva diversas palavras embaralhadas, podem ser embaralhadas, mas separadas por sílabas no caso das séries iniciais, para os alunos do 3º ano a palavra pode estar completamente embaralhada.
(Sugestão 3) Jogo da forca.
(Sugestão 4) Solicitar que os alunos anotem todas as palavras do jogo. Em seguida, solicite que eles escolham 15 palavras para procurar no dicionário, seu significado.
(Sugestão 5) Após a realização da “sugestão 4” solicite que os alunos façam a separação das palavras escolhidas.
(Sugestão 6) Solicite que os anos do 3º ano escolha 10 palavras apresentadas no texto e oriente que criem uma história com essas palavras.
(Sugestão 7) Promover ditado de palavras
(Sugestão 9) No quadro ou em folha impressa escreva diversas sílabas e peça para que os alunos formem palavras a partir delas.
(Sugestão 10) Trabalhar com poemas e rimas.
(Sugestão 11) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.
(Sugestão 12) Listar outras palavras do jogo que pertencem a cada regra.
(Sugestão 13) Anotar os erros que cometeram e usar estas palavras para outras atividades em sala de aula.
(Sugestão 14) Escrever mais estrofes para compor a poesia, utilizando outras palavras que ilustram as regras.
Complementando o conteúdo
Grande parte da ortografia, mesmo sendo regida por regras, pode e deve ser compreendida através de exercícios de reflexão! Quando este trabalho é feito em duplas (ou pequenos grupos) ele se torna ainda mais significativo, pois os alunos precisam conversar, trocar ideias e refletir para decidirem qual a letra usar em cada palavra.
- Primeiro, as crianças deverão ser convidadas a lembrar algumas regras aprendidas na sala de aula:
. Uso do M antes de B e P;
. Uso do R e RR;
. Som do S entre vogais;
. Uso do SS;
. Uso do L ou U no final de palavras;
- Depois, propor que joguem “Um sonho de bailarina”! Os integrantes das duplas, ou grupos, deverão participar ativamente sugerindo a letra que completará cada palavra. É importante jogar mais de uma vez, pois as palavras são diferentes a cada rodada.
Como ajudar os alunos de forma eficiente?
Uma sugestão para este trabalho, é o VARAL ORTOGRÁFICO! Veja como ele funciona:
Durante o ano, diante de exercícios e produções de textos feitas pelas crianças, analise os erros mais comuns e vá trabalhando um a um. A partir das descobertas feitas, faça um varal com pequenos cartazes descrevendo cada uma delas. Por exemplo: ao descobrirem que o “S” entre vogais tem o som de “Z”, escreva com a ajuda da turma, a regra no cartaz e exponha no varal.
Diante disso, as crianças serão desafiadas a não errarem mais. O varal sempre cresce, pois as regras novas serão acrescentadas.
Esta proposta só será significativa se houver discussão, análise e elaboração juntamente com os alunos!
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/sonhoDeBailarina/