Ficha para o professor
Separe as palavras em sílabas e acerte todas para brincar no labirinto Escola Games.
No labirinto, você vai encontrar um game super divertido e desafiador. Cuidado para não errar!
JOGARNível de Ensino
Ensino Fundamental I
Componente curricular
Língua Portuguesa
Tema
Alfabetização
Série
1º Ano - 2º Ano - 3º Ano
Idade
06 a 09 anos
Objetivos para o aluno
Objetivos para o professor
Sugestão de abordagem para o professor
(Sugestão 1) Este jogo poderá ser proposto individualmente, em duplas ou pequenos grupos de 3 ou 4 alunos. As crianças deverão se revezar nas jogadas e um colega deverá ajudar o outro, trocar ideias e conhecimentos.
(Sugestão 2) Propor que as crianças, durante todo o jogo, anotem as palavras que aparecerem. Depois, usar este registro para trabalhar com classificação de palavras quanto ao número de sílabas e quanto à tonicidade.
(Sugestão 3) Promover as atividades de montar e desmontar palavras com o alfabeto móvel, com letras feitas de papel, de plástico ou de madeira, permitem ao aprendiz vivenciar, de modo bastante rico, uma série de decisões sobre como escrever.
(Sugestão 4) Uso de ditados.
(Sugestão 5) Trabalhar com caça-palavras.
(Sugestão 6) Trabalhar com cruzadinhas.
(Sugestão 7) Cantar a música ADOLETÁ, em seguida orientar a separação de sílabas da música.
(Sugestão 8) Bingo das sílabas: atividade é desenvolvida como um bingo tradicional, mas onde estariam número estarão letras. Ao sortear e finalizar a cartela oriente os alunos que eles formem palavras com as sílabas de sua cartela. Ao final promova a socialização das atividades.
(Sugestão 9) Nuvem de palavras: escreva várias sílabas no quadro circuladas em formato de nuvem, em seguida oriente que os alunos formem palavras com as sílabas indicadas.
(Sugestão 10) Completar a palavra. Escreva no quadro palavras com sílabas faltantes. Oriente que os alunos as completem-nas e em seguida façam uma ilustração.
(Sugestão 11) Promova brincadeira como jogo da forca.
(Sugestão 12) Neste link são encontradas diversas atividades imprimíveis para trabalhar a separação de sílabas.
https://atividadespedagogicas.net/silabas
Acesso em 14 de Abril de 2021.
(Sugestão 13) Trabalhar com alfabeto móvel na construção de palavras e separação de sílabas.
Complementando o conteúdo
- Para a classificação quanto ao número de sílabas, usamos:
Monossílaba: é quando a palavra não permite a separação de nenhuma sílaba.
Dissílaba: a palavra é formada por duas sílabas.
Trissílaba: formada por três sílabas.
Polissílaba: é quando na palavra há mais de três sílabas.
- Para classificação quanto à sílaba tônica, usamos:
Oxítonas: a sílaba tônica é a última.
Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima.
Proparoxítonas: a sílaba tônica é a antepenúltima.
Todas as proparoxítonas são acentuadas.
Quando trabalhamos sobre este assunto com os alunos, é muito importante conhecer sobre o caso dos monossílabos, que como sabemos, são palavras que possuem uma única sílaba.
Eles são classificados em átonos e tônicos. Os monossílabos átonos são aqueles pronunciados de maneira fraca, pois eles não têm acentuação própria. Os tônicos são pronunciados com mais força e possuem acentuação própria.
Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. Construção do sistema alfabético
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.
(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.
(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.
(EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.
Como acessar o jogo educativo
Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/separeSilabas/