Paz no Mundo

O jogo Paz no Mundo é muito especial!

Vamos refletir e espalhar mensagens de paz e união para todos. Ajude a pomba branca da paz a dar corações para todas as crianças e deixar todo mundo feliz! Você pode controlar o voo dela e liberar os corações para cada criança que aparecer. Vamos jogar?

Ensino Religioso
Identidades e alteridades

O eu, o outro e o nós

(EF01ER01)

Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.

Ensino Religioso
Identidades e alteridades

O eu, a família e o ambiente de convivência

(EF02ER02)

Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

Muitos falam de paz. No entanto, também é preciso educar para paz. É por meio da educação pela paz que mudaremos o cenário do mundo. Pequenas atitudes plantadas hoje poderão ser colhidas no amanhã. Nesse sentido as crianças exercem um papel muito importante, pois elas serão o futuro da humanidade e é por meio dela que precisar plantar e cultivar a paz.

Desenvolver a coordenação motora;

Entender a importância da paz;

Disseminar a paz;

Identificar a natureza dos focos que geram a violência.

Buscar alternativas de paz, com ações transformadoras da realidade, acerca da situação vivenciada no dia-a-dia escolar, propondo à família, à comunidade escolar, e à sociedade uma nova visão frente à violência

Desenvolver o vocabulário;

Formar frases;

Compreender pequenas frases e textos;

Ouvir e associar o som a escrita das palavras;

Proporcionar ambiente criativo;

Analisar junto ao grupo (alunos, professores, funcionários, pais e comunidade) a construção das relações interpessoais, desenvolvendo em conjunto medidas para a prevenção da violência no cotidiano social.

Oportunizar momentos de busca, análise e reflexão sobre a paz.

Criar estratégias que conduzam à vivência e atitudes cotidianas de paz.

Trabalhar a cultura de paz dentro e fora da escola;

Disseminar a paz;

Desenvolver habilidades motoras e cognitivas;

Trabalhar a leitura e escrita das crianças;

(Sugestão 1) Após o game sentar com os alunos em roda e fazer as seguintes perguntas:

• Todas as crianças mostradas no game eram iguais?

• O que elas tinham em comum e o que elas tinham de diferente?

• O que é etnia?

• Qual a importância de conhecermos as outras culturas?

• Qual mensagem você mais gostou?

(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam um desenho sobre uma das frases apresentadas no game.

(Sugestão 3) Fazer uma pesquisa juntamente com os alunos sobre o porquê a pomba branca representa a paz.

(Sugestão 4) Imprimir folhas com a imagem de uma pomba da paz, solicitar que os alunos coloram e em seguida escrevam uma mensagem para as pessoas que praticam a guerra. Essa mensagem deve ser enrolada e amarrada em forma de pergaminho e colocada em uma garrafa.

(Sugestão 5) Meditação pela paz. Solicitar que os alunos sentem em roda, colocar uma música relaxante e pedir para que eles imaginem um mundo de paz, seguro e feliz. Em seguida, pedir para que eles desenhem o que imaginou.

(Sugestão 6) Copie citações de paz apresentadas no game e peça para as crianças colorirem, em seguida espalhe as mensagens pela sala ou construa um varal com as mensagens e desenhos. Outras frases também podem ser pesquisadas.

(Sugestão 7) Ler com os alunos “O livro da paz” de Todd Parr, promover momentos de reflexão após a leitura do livro.

(Sugestão 8) Flor da bondade. Imprimir a imagem de uma flor de 4 ou 5 pétalas e solicitar que os alunos façam um desenho ou escrevam uma frase de bondade em cada uma das pétalas.

(Sugestão 9) Ensinar para os alunos o que é bullying, explicando as consequências de atitudes desrespeitosas com o colega. O filme “Extraordinário” pode ser trabalhado com os alunos para auxiliar nas discussões.

Com certeza todos as pessoas já participaram ou já presenciara algum confronto na escola, brigas com envolvimento físico, discussões ou desrespeito. Atitudes como essa podem se agravar à medida que as crianças crescem. Essas atitudes presentes nas escolas levam muitos alunos a se sentirem retraídos, sem vontade de estudar e até muitas vezes de frequentar a escola. Portanto, a violência na escola é um problema educacional. Situações de desrespeito devem ser trabalhadas não apenas no ponto de vista de punição, mas precisam ser desenvolvidas atividades de cultura de paz.

A cultura de paz está prevista na BNCC como uma das competências socioemocionais que precisam ser trabalhadas em todos os níveis de ensino, principalmente nas séries iniciais.

Desenvolver projeto sobre a cultura de paz deve ser um trabalho coletivo, envolvendo as diversas áreas do conhecimento e os diversos setores da escola.

Algumas atividades lúdicas podem contribuir com o desenvolvimento da cultura de paz nas escolas, como:

• TEATRO

• SESSÃO DE CINEMA E RODA DE CONVERSA