Back to Top icon+icon-facebookicon-fichaicon-fullscreenicon-kukagameslogo-safer icon-mobileicon-nucleoicon-printicon-seta-nexticon-seta-previcon-vire

Ficha para o professor

Paz no Mundo

Paz no Mundo

Em tempos de guerra, vamos espalhar mensagens de paz!

Junte-se a nós na missão de levar o amor para todas as crianças do mundo.

JOGAR

Nível de Ensino

Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Componente curricular

Língua Portuguesa

Tema

Cultura de Paz

Série

2º Estágio - 1º Ano - 2º Ano

Idade

05 a 07 anos

Objetivos para o aluno

  • Desenvolver a coordenação motora;
  • Entender a importância da paz;
  • Disseminar a paz;
  • Identificar a natureza dos focos que geram a violência.
  • Buscar alternativas de paz, com ações transformadoras da realidade, acerca da situação vivenciada no dia-a-dia escolar, propondo à família, à comunidade escolar, e à sociedade uma nova visão frente à violência
  • Desenvolver o vocabulário;
  • Formar frases;
  • Compreender pequenas frases e textos;
  • Ouvir e associar o som a escrita das palavras;

Objetivos para o professor

  • Proporcionar ambiente criativo;
  • Analisar junto ao grupo (alunos, professores, funcionários, pais e comunidade) a construção das relações interpessoais, desenvolvendo em conjunto medidas para a prevenção da violência no cotidiano social.
  • Oportunizar momentos de busca, análise e reflexão sobre a paz.
  • Criar estratégias que conduzam à vivência e atitudes cotidianas de paz.
  • Trabalhar a cultura de paz dentro e fora da escola;
  • Disseminar a paz;
  • Desenvolver habilidades motoras e cognitivas;
  • Trabalhar a leitura e escrita das crianças;

Sugestão de abordagem para o professor

(Sugestão 1) Após o game sentar com os alunos em roda e fazer as seguintes perguntas:

- Todas as crianças mostradas no game eram iguais?

- O que elas tinham em comum e o que elas tinham de diferente?

- O que é etnia?

- Qual a importância de conhecermos as outras culturas?

- Qual mensagem você mais gostou?

(Sugestão 2) Solicitar que os alunos façam um desenho sobre uma das frases apresentadas no game.

(Sugestão 3) Fazer uma pesquisa juntamente com os alunos sobre o porquê a pomba branca representa a paz.

(Sugestão 4) Imprimir folhas com a imagem de uma pomba da paz, solicitar que os alunos coloram e em seguida escrevam uma mensagem para as pessoas que praticam a guerra. Essa mensagem deve ser enrolada e amarrada em forma de pergaminho e colocada em uma garrafa.

(Sugestão 5) Meditação pela paz. Solicitar que os alunos sentem em roda, colocar uma música relaxante e pedir para que eles imaginem um mundo de paz, seguro e feliz. Em seguida, pedir para que eles desenhem o que imaginou.

(Sugestão 6) Copie citações de paz apresentadas no game e peça para as crianças colorirem, em seguida espalhe as mensagens pela sala ou construa um varal com as mensagens e desenhos. Outras frases também podem ser pesquisadas.

(Sugestão 7) Ler com os alunos “O livro da paz” de Todd Parr, promover momentos de reflexão após a leitura do livro.

(Sugestão 8) Flor da bondade. Imprimir a imagem de uma flor de 4 ou 5 pétalas e solicitar que os alunos façam um desenho ou escrevam uma frase de bondade em cada uma das pétalas.

(Sugestão 9) Ensinar para os alunos o que é bullying, explicando as consequências de atitudes desrespeitosas com o colega. O filme “Extraordinário” pode ser trabalhado com os alunos para auxiliar nas discussões.

Complementando o conteúdo

Com certeza todos as pessoas já participaram ou já presenciara algum confronto na escola, brigas com envolvimento físico, discussões ou desrespeito. Atitudes como essa podem se agravar à medida que as crianças crescem. Essas atitudes presentes nas escolas levam muitos alunos a se sentirem retraídos, sem vontade de estudar e até muitas vezes de frequentar a escola. Portanto, a violência na escola é um problema educacional. Situações de desrespeito devem ser trabalhadas não apenas no ponto de vista de punição, mas precisam ser desenvolvidas atividades de cultura de paz.

A cultura de paz está prevista na BNCC como uma das competências socioemocionais que precisam ser trabalhadas em todos os níveis de ensino, principalmente nas séries iniciais.

Desenvolver projeto sobre a cultura de paz deve ser um trabalho coletivo, envolvendo as diversas áreas do conhecimento e os diversos setores da escola.

Algumas atividades lúdicas podem contribuir com o desenvolvimento da cultura de paz nas escolas, como:

- TEATRO

- SESSÃO DE CINEMA E RODA DE CONVERSA

- VISITA GUIADA A MUSEUS

- CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

- DESENHOS

- MEDITAÇÃO

- MÚSICAS

- PALESTRAS

Objetivo de aprendizagem e desenvolvimento segundo a BNCC

Educação Infantil

(EI02EO01) Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.

(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.

(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

(EI03EO07) Usar estratégias pautadas no respeito mútuo para lidar com conflitos nas interações com crianças e adultos.

Ensino Fundamental 1

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.

Competências específicas de ensino religioso para o ensino fundamental

Debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e práticas de intolerância, discriminação e violência de cunho religioso, de modo a assegurar os direitos humanos no constante exercício da cidadania e da cultura de paz.

Como acessar o jogo educativo

Jogue na internet, acessando: https://www.escolagames.com.br/jogos/pazNoMundo/